ENTRELINHAS ◾ O CAÇA-CIDADES

Fotografia da minha autoria



«Uma cidade silenciosa, um segredo terrível»

Avisos de Conteúdo: Morte, Relações Familiares Tóxicas, Suicídio


Os traços da capa de um livro podem ter um impacto extraordinário na sua escolha para uma leitura futura. Embora tenha o cuidado de procurar conhecer a sinopse, a verdade é que não fico indiferente a este fator singular, ainda para mais, quando é a minha cidade Invicta que sobressai. Aliado ao facto de querer arriscar em novos autores portugueses, estavam reunidas todas as condições para descobrir a obra da Ana C. Reis.


SENTIMENTO DE CLAUSTROFOBIA

O Caça-Cidades é de uma sensibilidade desarmante. Atendendo a que tem a dor como protagonista, para além de duas irmãs com uma relação bastante conturbada, percebemos o quanto o silêncio pode magoar e que há ligações, por mais fortes que sejam, que sofrem sempre contratempos, que sucumbem a ausências e que, por isso mesmo, precisam de ser cuidadas - mesmo quando o sofrimento dilacera e parece maior do que nós.

«Mas eu já não sabia se era esta casa que não me pertencia ou se 
o desconforto apenas confirmava que eu nunca lhe tinha pertencido»

Esta história é, portanto, sobre mágoas, sobre sombras do passado, sobre segredos e sobre regressos. Com uma escrita cuidada e intimista, sentimos uma permanente sensação de claustrofobia; sentimos os receios e a luta interior para libertar traumas e fantasmas. Quando deixamos de reconhecer aqueles que nos são tanto, existe um desgaste emocional palpável, que piora quando também começamos a duvidar de quem somos.

«- Por vezes, são aqueles que mais amamos que menos entendem as nossas escolhas»

O Caça-Cidades tem um toque misterioso, que nos permite acompanhar ciclos que se encerram e portas que se [re]abrem. Quem me dera que não ficasse pelo conto, porque acredito que esta narrativa ainda tinha muito por onde crescer. Apesar disso, apresenta uma intimidade que nos cativa e que nos transmite esperança.

12 comments

  1. A capa é realmente lindíssima, muito bem escolhida. Não conhecia este livro.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está um livro que eu gostava de ler. Parece-me ser muito interessante
    .
    Cumprimentos. Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê-se mesmo muito bem e deixa-nos a refletir sobre várias questões

      Boa sexta-feira

      Eliminar
  3. Que capa tao bonita *.* Muito obrigada pela partilha desta sugestao :)

    ResponderEliminar
  4. Parece ser uma excelente opção para conhecer, mas vou acabar por dar a tua sugestão a quem acaba por ler muito mais que eu.
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar