MARCAS DE CERVEJA QUE
QUERO EXPERIMENTAR

Fotografia da minha autoria



«Criada por quatro amigos fãs desta bebida»


O chá é, de longe, a minha bebida de eleição. No entanto, no que diz respeito a bebidas alcoólicas, é a cerveja que ocupa um lugar de destaque, sobretudo, se for artesanal e/ou preta - e, nas marcas, tenho particular apreço pela Super Bock. Portanto, haver uma data comemorativa para a sua existência parece-me espetacular.

Celebrado na primeira sexta-feira do mês de agosto, o Dia Internacional da Cerveja partiu do fascínio de quatro amigos, sendo, hoje, «festejado em mais de 50 países». Existem inúmeras variedades e, a título de curiosidade, há copos específicos para várias delas. Além disso, apresentam alguns benefícios para a saúde.

Esta bebida é, ao que tudo indica, a mais consumida pelos portugueses. E, enquanto curiosa e apreciadora da mesma, reuni uma lista de marcas de cerveja artesanal portuguesas que pretendo, em breve, experimentar.


SOVINA

«A Sovina foi pioneira no conceito de cerveja artesanal em Portugal. O impulsionador da ideia foi Alberto Abreu, após vários anos a aprofundar o conhecimento cervejeiro. À paixão de Alberto, juntaram-se Arménio Martins e Pedro Sousa, motivados pelo comum entusiasmo pela cerveja e pelo seu fabrico, formando a empresa Os Três Cervejeiros. O projeto começou em 2009 e já se tornou uma referência no setor de cervejas premium».


OPO 74

«A OPO74 Brewing Company nasce da vontade de criar uma gama de cervejas alternativas, de qualidade superior e cujo desígnio não se resuma à palavra premium num rótulo. As nossas cervejas são elaboradas apenas com ingredientes naturais, de qualidade e sem adição de quaisquer produtos químicos, nomeadamente corantes e conservantes. Apenas cereais maltados, lúpulos, leveduras e água. Outros ingredientes poderão ser utilizados, mas serão sempre naturais, de qualidade e para dar características que as tornem únicas».


LETRA

«É ainda em ambiente académico que surge a FermentUM, spin-off da Universidade do Minho, que em 2013 apresenta no mercado a Cerveja LETRA. Com um único objectivo de criar em Portugal um maior conhecimento e cultura cervejeira temos procurado inovar e elevar o valor do produto cerveja em Portugal. Em 2015 criamos o conceito Letraria Brewpub onde nos sentimos realmente bem e mais próximos dos nossos seguidores».


Dois Corvos

«A Dois Corvos é uma cervejeira familiar e independente, em Lisboa. Produzimos cervejas artesanais distintas que são distribuídas por Portugal e além. A nossa cervejeira tem um Tap Room, no bairro de Marvila, onde as nossas cervejas são servidas directamente da fonte. A Dois Corvos tem apostado desde sempre num portfolio variado de cervejas — desde IPAs e cervejas session até stouts complexas, a cervejas envelhecidas...».


OITAVA COLINA

«Nascemos em 2015 para produzir as cervejas que queríamos beber, sempre com o foco na qualidade. Montámos a nossa fábrica no bairro da Graça, em Lisboa, e a partir daí embarcámos na nossa missão de alterar o consumo de cerveja em Portugal. Acreditamos que o temos conseguido e sabemos que o vamos continuar a fazer. Fizemos dezenas de cervejas novas, chegámos a todo o país, exportámos para vários pontos do globo e abrimos os nossos próprios estabelecimentos de venda ao público, em Lisboa».


NORTADA

«A nossa história começa com o sonho de dois amigos em ver nascer um projeto diferente na cidade do Porto e no mercado cervejeiro nacional! O objetivo deles era claro: contribuir para o crescimento do movimento da cerveja artesanal e apresentar ao mercado português uma marca de cerveja artesanal que democratizasse o acesso à cerveja de qualidade [...] do coração da Invicta para o mundo, queremos ser vento da mudança».



São apreciadores de cerveja?

14 comments

  1. Não sou apreciadora de bebidas alcoólicas, mas estas cervejas que trouxeste ao post têm uma garrafa super gira.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Gosto de saber que se têm feito coisas interessantes em Portugal :) As garrafas sao bem bonitas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão surgindo projetos mesmo interessantes! Também acho que sim :)

      Eliminar
  3. Bebo pouco mas adoro cerveja. Não conheço estas marcas.
    .
    Fraternos cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não costumo beber com muita regularidade, mas adoro! Estou mesmo curiosa para experimentar todas estas :)

      Eliminar
  4. Das coisas que não costumo beber, mas as que falas aí ainda não tinha ouvido falar, mas sim acho que é mesmo para quem gosta bastante
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem gosta, é mesmo mais uma forma de diversificar :)

      Eliminar
  5. Andreia não bebo nenhuma bebida, ainda não conheço essas marcas, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar