MOLESKINE 2021 || O MELHOR DE JULHO

Fotografia da minha autoria



«A vida é feita de momentos colecionáveis»


Julho foi um mês de saudades, de algum descanso e, sobretudo, de muito amor, celebrado num compromisso para a vida. Além disso, reservou-me a estreia nos testes rápidos e uma conquista que traz um pouco mais de esperança para este normal que nos virou do avesso. Li mais do que ponderei e alinhei ideias para o Alma Lusitana e para a Portugalid[Arte]. E, claro, concentrei-me em tudo o que estes dias trouxeram de inspirador.


⚓ MOMENTOS
---------------------------


O Casamento do Meu Primo
O grande momento já era para ter acontecido, mas a pandemia obrigou a várias mudanças e reagendamentos - nem quero imaginar o quanto a situação foi desgastante, mas terminou no inigualável final feliz. Assim, no passado dia 18, na Quinta Vale do Corga, reunimo-nos para fazer parte deste marco, que assinala um novo capítulo dos noivos. E foi mesmo de coração a transbordar que vi o meu primo, que é quase um irmão mais velho, a dar este passo. A cerimónia foi descontraída e inesquecível. E nem tenho palavras suficientes para descrever o encanto da sala, da festa, do ambiente. Repetia a experiência, só para os ver tão radiantes.

               

Como um casamento era pouco, na semana seguinte, tive outro. E adorei cada segundo!


Primeira Dose da Vacina
Na minha cabeça, assim que abriu o agendamento para a minha faixa etária, só ouvia a ecoar o mítico discurso do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa: «esperávamos, desejávamos, conseguimos. Vitória!». Porque é um feito de máxima importância. Portanto, foi com entusiasmo que me desloquei, no dia 22, para o local da vacinação. Tomei a Moderna e, felizmente, não tive qualquer sintoma adverso, para além do braço um pouco dorido. Continuo a manter os mesmos cuidados, mas é inegável a sensação de esperança e de segurança.


📚 LEITURAS
---------------------------

Entre o Deserto e a Montanha, Gonçalo Câmara

Um Amante no Porto, Rita Ferro

Corpo Casa, Rupi Kaur

Cito, Longe, Tarde, Francisco Geraldes


Outras Leituras do Mês
Na Memória dos Rouxinóis [Filipa Martins], Contra Mim [Valter Hugo Mãe], 
Rio do Esquecimento [Isabel Rio Novo], Esse Cabelo [Djaimilia Pereira de Almeida], 
Aqui Há Mel [Fabiana Couto] e As Estradas São Para Ir [Márcia]


📺 Filmes & Séries
---------------------------

Quando soube deste episódio especial, rejubilei de felicidade, pois voltaria a cruzar-me com pessoas que, direta ou indiretamente, foram uma fonte de aprendizagem, de catarse e de lucidez. Contudo, demorei a ver a reunião porque há muitas emoções acumuladas. Porque há uma imagem que pretendo preservar. E porque abriria a porta à nostalgia. Por outro lado, implicaria uma nova despedida - para a qual não estaria preparada. Mas como as saudades bateram mais forte, só poderia embarcar nesta aventura. Se compensou? Totalmente!

Morangos Com Açúcar
Esta série fez parte do meu crescimento, por isso, guardo-a com um carinho especial. Naturalmente, houve temporadas que me marcaram mais do que outras, mas ainda paro para ver os episódios, caso estejam a ser transmitidos no Biggs. Apesar disso, nunca tinha visto o filme, mas aproveitei que o AXN Movies o ia transmitir para colmatar essa falha. Não delirei, até porque o encanto já não é o mesmo, porém, foi uma belo reencontro.


✏ PUBLICAÇÕES
---------------------------

O cancro do ovário é muito silencioso. Ao ponto de ser, geralmente, detetado numa fase já avançada. Portanto, é fundamental prestarmos atenção ao corpo e a qualquer sinal estranho que ele possa vir a manifestar. Com o intuito de promover a sensibilização à monitorização de prevenção de cancros ginecológicos, a Vernissavage Club lançou uma t-shirt exclusiva - Estou Careca de Saber. Todos os lucros obtidos através da venda das mesmas serão doados, na totalidade, à MOG - Movimento Oncológico Ginecológico -, que é uma organização sem fins lucrativos. Além disso, é a única em Portugal dedicada a mulheres que sofrem de cancros ginecológicos, sendo este apoio extensível às respetivas famílias e, também, a profissionais de saúde.


A nossa pegada livrólica é sempre distinta: não só pela diversidade de manuscritos e autores, mas também pela predisposição que se manifesta quando selecionamos ou preterimos determinados livros. Por isso, embarcando nesta viagem de descoberta, resolvi recuperar uma publicação inspirada na Sofia Costa Lima e compilar as histórias que me acompanharam durante este primeiro semestre, agrupando-as nos seus projetos.


Rita Vian tem sido uma das vozes mais impactantes neste caminho de autoconhecimento, fazendo da sua arte um palco para questões que nos movem e inquietam a todos. Concentrando-se no seu quotidiano e «na crueza de escrever sobre a sua vida», lançou o EP CAOS'A, que é uma evidente demanda «por algo que nos faça sentir que existe um propósito». No mesmo compasso, ainda que privilegie um traço mais intimista, não deixa de explorar, nas suas letras, uma certa portugalidade, levando-nos por uma viagem transversal e identitária.



🍴 À MESA
---------------------------

Considerando que o ingrediente de julho, para o Páginas Salteadas, era o café, pensei logo numa sobremesa. E o livro Contra Mim, de Valter Hugo Mãe, revelou-se o mote perfeito para a confecionar. Porque recordou-me uma das fortalezas da minha vida: a minha avó materna. Entre todos os valores que me incutiu e as aprendizagens que me proporcionou, sem esquecer o aconchego do seu colo, passou-me o gosto por pudim. De aspeto, não ficou espetacular, mas repetirei esta receita, porque o sabor fica absolutamente delicioso.



📌 ENTRE LINHAS
---------------------------

Rowenta Precious Curls
Houve uma fase da minha vida em que desejei ter cabelo liso, talvez por não saber tirar o melhor partido dos meus caracóis. Felizmente, passou e, agora, dispenso esticá-lo. Em resultado disso, já há algum tempo que queria investir num modelador, para conseguir um penteado diferente, sem perder, por completo, a sua forma de base. Depois de ler/ouvir várias opiniões, resolvi adquirir este modelo da Rowenta e não podia estar mais satisfeita. É muito prático e intuitivo. E, principalmente, permite-me chegar ao resultado que pretendia.


Acessórios
Com os saldos a decorrer e tendo em conta que necessitava de acessórios para os casamentos, perdi-me no site da Parfois. Contudo, foram compras bem ponderadas, até porque se adaptam a vários eventos.



📌 JUKEBOX
---------------------------

A Surpresa: Estou Por Tudo [Miguel Araújo & Cláudia Pascoal]
Melhor Duo: (Des)Conversa [Francisco Sequeira & Rita Sanches]
A Diferentona: Changes [Sneakbo & Richie Campbell]
As Favoritas: Oh Meu Amor [Janeiro] e Este Meu Jeito [Elisa]
Artistas Revelação: Bia Maria e Rita Borba


Álbuns: Buraka 4 Ever [Buraka Som Sistema], Agua del Carmen [The Lemon Lovers], 
Home [M.A.F.], Perspective [Left] e Reunion Day [The Miami Flu]


🎥 VÍDEOS & PODCASTS
---------------------------

Prémios Play
Houve duas atuações que me marcaram durante a emissão dos Prémio Play, quer pela mensagem, quer pela harmonia. É por representações destas que a música tem um lugar tão especial na minha vida. Portanto, convido-vos a ouvir a interpretação da Carolina Deslandes e a d' Os Quatro e Meia com a Bárbara Tinoco.


✨ GRATIDÃO
---------------------------

«É isto o amor: uma predisposição natural para se favorecer 
alguém. Ser, sem sequer se pensar, por outra pessoa»

Este mês estou bastante grata por ter estado presente em duas cerimónias tão cheias de amor e, também, por ter sido vacinada com a primeira dose. Só encontro motivos para transbordar de felicidade e eternizar.

               


Como foi o vosso mês?

10 comments

  1. Foi um mês também marcado pela primeira dose da vacina, tomei no mesmo dia que tu. Não tive efeitos secundários, apenas dor no braço. Comprei bilhete para ver os OneRepublic em outubro na Alfândega do Porto, no North Music Festival. Estou muito entusiasmada, é o primeiro concerto ainda em pandemia. Tenho a certeza que me vou divertir imenso.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom *-*
      Acredito que venha a ser um momento extraordinário! Sinto mesmo falta de ir a concertos.

      Eliminar
  2. Que mes tao intenso <3 O melhor de tudo foi mesmo a vacina :) O meu coracao fica cheio por ti e pelo meu irmao que tambem tomou no mesmo dia <3 O mundo precisa de mais pessoas como voces <3

    ResponderEliminar
  3. Como foi bastante bom ver o que se passou no teu mês, parece que sim foi um mês cheio de coisas bastante boas, espero que o novo te traga só coisas bem boas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, reservou-me momentos muito bonitos *-*
      Obrigada e igualmente, Sofia

      Eliminar
  4. Adorei ver os bocadinhos do teu mês, foi em cheio de boas recordações :)
    Também levei a vacina, dia 26 :)
    Que agosto seja ainda melhor ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo *-*
      Yeeeah, que bom! Agora, que venha a segunda dose
      Obrigada e igualmente <3

      Eliminar
  5. Que belo mês de Julho! *.* Que Agosto seja ainda melhor.
    Beijinhos minha querida!

    ResponderEliminar