ALMA LUSITANA ||
SINTRA: CITO, LONGE, TARDE

Fotografia da minha autoria



Tema: Um livro de poesia

Avisos de Conteúdo: Ansiedade, Depressão, Pressão Social


A cadência de um verso encaminha-nos para a voz tão própria do seu poeta. Porque a sua alma espelha-se naquela sequência de palavras e na mensagem - mais ou menos biográfica - que preservam. Por essa razão, voltei a fazer paragem em Sintra, para o Alma Lusitana, descobrindo a obra de estreia de Francisco Geraldes.

«Um último abraço que é solto com tremenda saudade intrínseca»

Cito, Longe, Tarde - com prefácio de Pilar del Rio - combina dois anos de escrita poética, levando-nos numa viagem bastante intimista, atendendo a que se concentra em questões que inquietam a nossa existência e que procuram descobrir um sentido para a jornada que palmilhamos. Além disso, faz-nos refletir sobre a necessidade de sermos inteiros: não só no que fazemos, mas no que sentimos também. Por outro lado, mostra-nos o impacto que a ansiedade e a pressão assumem no nosso quotidiano e nas nossas decisões.

«O que somos,
se formos privados de ser?»

Sinto que estes poemas merecem ser desfrutados devagar. E que exigem que os revisitemos, porque nos descrevem. Partindo de pensamentos soltos, que potenciam análises ora simples, ora complexas, este livro revelou-se uma excelente surpresa, pois tem uma escrita visual. Cito, Longe, Tarde reacende dúvidas e apazigua a melancolia. Tudo no mesmo compasso. Porque a vida é aquilo que procuramos de dentro para fora.

«Brindemos ao silêncio»


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

14 comments

  1. Não conhecia este livro nem o autor. Obrigada pela sugestão.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia.
    És uma verdadeira enciclopédia literária.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não conhecia mesmo, mas parece ser mais uma boa sugestão para ler e levar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar