12 ANOS: 12 PALAVRAS PARA DESCREVER ESTA CAMINHADA

Fotografia da minha autoria



«Lar é onde as nossas histórias são escritas»


A blogosfera é casa. É o refúgio que me desliga do mundo, permitindo-me dar voz à minha criatividade ou expiar anseios, mesmo quando não existe qualquer traço biográfico nas palavras que partilho em rede. No entanto, esse é, para mim, um dos encantos da escrita, pois nem sempre é percetível onde termina a imaginação e onde começa a realidade.

Impulsividade não é um traço da minha personalidade. Ainda assim, existem aspetos sobre os quais pondero pouco, sobretudo, se não tiverem implicações para terceiros. Por isso, aventurei-me na criação de um blogue, num dia quase banal [véspera de S. João], sem ter expectativas para aquele projeto. E sinto que essa dinâmica, num ponto prévio, foi fundamental para marcar o tom daquilo que procurava: um espaço isento de pressões, onde poderia alimentar os meus devaneios.

Doze anos volvidos, o Parte do Que Sou foi o trampolim que validou a viagem e As Gavetas da Minha Casa Encantada o lar que, inconscientemente, procurei construir. E é surreal perceber que já passou tanto tempo desde que, a 23 de junho de 2009, acreditei que tinha de dar este passo por ser apaixonada pelas palavras escritas. E pensar em tudo o que aconteceu aconchega-me, porque me descreve. Como gosto de destacar estes pequenos marcos, desenhei uma lista de 12 termos que resumem, no meu ponto de vista, esta jornada blogosférica.


ARRISCAR
Saltando sem rede para um projeto que podia ter sido curto, porque não teve ponderação, mas que se revelou um autêntico ponto de abrigo.


COMPROMISSO
Acredito que o sucesso e a duração das nossas iniciativas dependem bastante do compromisso com que as abraçamos, atendendo a que implica reconhecer esforço, ao mesmo tempo que implica uma certa dose de dedicação, independentemente de ter um objetivo mais ou menos sério. Portanto, aprendi o quanto é valioso este pacto a longo prazo.


APRENDIZAGEM
Constante. Quer em relação ao que procuro, quer em relação ao que funciona melhor comigo. E, sobretudo, em relação à minha identidade, pois creio que o blogue estabelece várias pontes com a vida offline.


METAMORFOSE
Porque mudar faz parte do processo e não tem de ser um drama, quando já não nos identificamos com as bases com que começamos. Muito pelo contrário, é sinal que crescemos e que nos vamos conhecendo melhor.


LIMITES
Do que considero relevante partilhar e do que já ultrapassa o espaço de terceiros. E isso não implica deixarmos de ser verdadeiros ou que apenas mostramos um lado da moeda, como se procurassemos transmitir que a vida é um mar de rosas. Implica, isso sim, uma gestão consciente do que queremos que os outros saibam e do que queremos manter privado. Além disso, fui eu que escolhi ter esta plataforma, não as minhas pessoas, portanto, preservo-as. E essa barreira é intransponível.


PARTILHA
De ideias, de opiniões, de experiências. É esta interação que também me motiva e que torna a convivência ainda mais especial e com sentido.


COLO
Por mais que eu afirme que continuo a escrever para mim, isto porque só me centro em temas que me fascinam, independentemente do retorno que possa vir ou não a acontecer, a verdade é que o colo e o mimo que vou recebendo transformam esta experiência em algo que não sei qualificar, mas que não esqueço. Por isso é que invisto tanto na interação: porque são as pessoas que também potenciam esta vontade de continuar e que me dão alento para arriscar, uma vez que sei que tenho sempre alguém disposto a dar-me a mão. E sou muito grata por tudo.


ORGANIZAÇÃO
Eu entendo-me bem na minha desorganização, mas estar há tanto tempo na blogosfera mostrou-me que é imprescindível saber organizar o meu foco, para não descurar este projeto que tanto me preenche as medidas.


VOZ
Aprendi que as minhas plataformas podem ser o palco de causas em que acredito. Portanto, faço por usar este espaço com consciência, sabendo que, mesmo que chegue a poucas pessoas, a mensagem pode ter impacto.


GERIR
Expectativas, principalmente. Porque nem sempre o retorno é o esperado, porque nem sempre nos apetece avançar com as nossas ideias, porque nem sempre estamos com a predisposição mais indicada. E está tudo bem. Só precisamos de aceitar estas questões, porque fazem parte.


PROPÓSITO
Por mais simples que aparente ser determinada publicação, há sempre um propósito que a sustenta. Porque nunca me entusiasmou a dinâmica de publicar só para corresponder a um número e apresentar conteúdo. E como esta é a minha verdade, não pretendo funcionar de outra maneira.


AMOR
Às palavras e ao projeto em si. Porque não há impulso mais bonito do que este. Porque é o dialeto que acolhe tudo o resto. Porque é o que me faz sentir aquele nervoso miudinho do primeiro dia e respeitar todas as memórias bonitas que vivenciei nesta caminhada. Seriamos muito pouco sem amor. E eu sinto-o, diariamente, ao entrar nesta casa.


Encontrei o meu lugar.
Aliás, ando há 12 anos a fazê-lo ♥

24 comments

  1. Parabéns Parabéns minha querida, por estes belíssimos 12 anos de um dos blogues que mais gosto. Adoro ler-te, adoro conhecer as tuas leituras, os teus gostos musicais, os teus poemas, as tuas viagens de metro, os teus passeios. Entrar aqui às 9h da manhã já faz parte da rotina e que feliz que tenho sido.

    Um grande beijinho e que este projeto nunca acabe *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida ♥
      Fico mesmo de coração cheio por receber esse retorno tão bom. E agradeço por estares sempre desse lado

      Eliminar
  2. Muitos Parabéns e Muitas Felicidades <3 O teu Cantinho deixam-me de coracão cheio e ja nao passo sem o visitar :) Muito obrigada por partilhares connosco a tua inspiracao e criatividade <3 Espero que continuemos por aqui ate sermos velhinhas <3
    Beijinhos e um xi-coracao apertadinho do Louis <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sem palavras para este mimo ♥
      Muito obrigada, minha querida! Espero bem que sim

      Outro para ele 😍

      Eliminar
  3. Muitos parabéns minha amiga e venham outros tantos e interessantes anos de vida do blog.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Francisco!
      Continuação de boa semana

      Eliminar
  4. Parabéns por essa consistência e diria até, uma certa disciplina!

    Parabéns por 12 anos de muitas palavras e muitos textos bonitos, assim como desafios audazes :D

    Beijinho Andreia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço, de coração, por estas palavras, querida Alice 😍

      Eliminar
  5. Muitos parabéns para um dos blogues mais bonitos da blogosfera. Que muitos outros 12 anos venham com o mesmo gosto e elogiável dedicação.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Ricardo! Fico de coração cheio com esse retorno

      Eliminar
  6. Oh minha linda, muitos parabéns por esses 12 anos por cá e que continues com esse trabalho bastante fantastico que tens até hoje
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns.
    É sempre um prazer passar aqui
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns! Admiro muito a regularidade com que fazes publicações por aqui e a dedicação que tens a este espaço vê-se em cada novo post. Que continue por muitos anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Inês 😍
      Significa imenso ler isso, de coração

      Eliminar
  9. Parabéns e que este lugar se mantenha por muitos mais anos!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  10. Um bocadinho atrasada, mas com muita vontade de te deixar um beijinho de Parabéns.
    É sempre bom vir ler as tuas palavras.
    Que a vontade de escrever e partilhar nunca esmoreça.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vens sempre a tempo, minha querida :)
      Muito, muito obrigada! Fico mesmo de coração cheio com esse retorno

      Eliminar
  11. Muitos parabéns. Este é um dos meus cantinhos preferidos da blogosfera, já há muitos anos. E espero que continues por cá durante muitos mais. Que eu vou estar deste lado *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu coração não aguenta semelhante mimo! Muito, muito obrigada, minha querida <3
      Espero que sim!

      Eliminar
  12. Feliz blogversário, querida Andreia! 💙
    É um gosto e um privilégio acompanhar-te por aqui, numa casa tão encantada que está cheia de amor às palavras. Que este espaço se mantenha sempre tão bonito! 🙏


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, de coração, por cada palavra e por estares sempre desse lado 💙

      Eliminar