ENTRELINHAS || RODOPIO

by - abril 08, 2021

Fotografia da minha autoria



«O erotismo é como o sexo: cada pessoa tem um»

Possível gatilho: erotismo


A vida é imprevisível. E o amor, enquanto impulso que a ampara, pode assumir várias formas e manifestar-se nas ocasiões mais improváveis. Por isso, nenhuma história é idêntica, nem se repete - ainda que existam vínculos semelhantes. Além disso, sendo palco de desfechos tão singulares, aproxima-nos de vozes com tanto para contar. E é nesta pluralidade de emoções que desconstruímos o livro de Mário Zambujal.

«(...) há amores sem palavras»

Rodopio reúne um conjunto de textos que evidenciam «os caminhos pelos quais as relações sentimentais podem evoluir». Com um toque de humor, sarcasmo e irreverência, deambulamos pelos amores desencontrados, pela cobiça e pela inveja, mas também pelo companheirismo e pela amizade, atendendo a que tudo depende dos interesses dos protagonistas, da sua verdade e da sua moral. Assim, partindo de uma temática complexa e inesgotável, como é o caso das relações humanas, acabamos por refletir sobre aquilo que somos e o que demonstramos ser, sobretudo, quando nos apresentamos e movimentamos no meio digital. Porque, como o próprio autor mencionou numa entrevista, cada pessoa é um universo próprio.

«Emoções desencontradas desenham no rosto do outro»

Esta obra - que mistura crónicas, contos, teatro, poesia e um texto de comunicação - incide nas incoerências, na mentira, nos egos, no jogo de sedução e na fugacidade de elos interpessoais, mostrando-nos que, por nos encontrarmos em fases distintas da nossa jornada, podemos ter necessidades divergentes. E como a vida está sempre em marcha, somos envolvidos num Rodopio constante de vontades. E de [auto]descoberta.

«Acontece com as pessoas reconhecidamente mentirosas o mesmo 
que sucede a quem não tem dinheiro: ninguém lhes dá crédito»


Disponibilidade: Wook | Bertrand

Nota: O blogue é afiliado da Wook e da Bertrand. Ao adquirirem o[s] artigo[s] através dos links disponibilizados estão a contribuir para o seu crescimento literário - e não só. Muito obrigada pelo apoio ♥

You May Also Like

8 comentários

  1. Acho que ia gostar deste livro, nunca li nada do autor. Obrigada pela partilha.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Que deve ser um bom livro para conhecer, acho que nunca tinha ouvido falar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa, parece ser interessante :)

    ResponderEliminar
  4. Tema muito interessante :) Quero muito ler Mario Zambujal :) UM jornalista que acompanhei bastante na minha infancia e adolescencia :)

    ResponderEliminar