LISTA DE DESEJOS LIVRÓLICOS

by - dezembro 01, 2020

Fotografia da minha autoria



«Dar livros é, além de uma gentileza, um elogio»


As memórias são vínculos poderosos, transportando-nos para etapas muito distintas da nossa vida. Assim, sinto sempre o fascínio de tentar compreender por que é que certos acontecimentos se mantêm tão nítidos em nós, quase como se o tempo não tivesse avançado. Por esse motivo é que aprecio tanto fazer uma travessia pelo meu baú emocional.

Quando se aproximava o Natal, sentava-me à mesa a estudar o catálogo da Toys R Us, acompanhada por um papel e uma caneta, para escrever a minha carta ao Pai Natal. Conforme fui crescendo, este ritual foi-se perdendo e os brinquedos deram lugar a outros artigos. Em simultâneo, deixei de ter resposta pronta para a pergunta «o que queres receber?», não só porque gosto muito mais de ser surpreendida, mas também porque já não me sinto confortável a mencionar ofertas em concreto, pois parece que estou a impo-las. No entanto, para quem me conhece, há um tipo de embrulho que nunca me importo de ter debaixo da árvore: livros. É impossível falhar com um mimo tão especial como o citado.

A minha lista de desejos da Wook e da Bertrand cresce com tremenda facilidade, uma vez que vários são os títulos que me despertam interesse. Apesar disso, dentro das infinitas possibilidades, agrupei aquelas que são mais prioritárias, ficando bem na estante cá de casa.


CRÓNICA DOS BONS MALANDROS, MÁRIO ZAMBUJAL
Com a escrita simples, divertida e repleta de humor a que já habituou os seus leitores, Mário Zambujal apresenta nesta crónica - em livro - um grupo de ladrões muito particular, ousado e inesquecível.

UMA TERRA PROMETIDA, BARACK OBAMA
Obama narra a história da sua improvável odisseia, do jovem em busca da própria identidade a líder do mundo livre, descrevendo com uma minúcia extraordinariamente pessoal quer a sua educação política quer os marcos do primeiro mandato da sua histórica presidência.

AS ESTRADAS SÃO PARA IR, MÁRCIA
Numa altura em que ficou sem poder cantar, devido a um problema numa corda vocal, Márcia encontrou, no meio do seu silêncio, um outro som precioso: a poesia. Este livro é um encontro íntimo com esta voz interna de Márcia. Um conjunto de poemas, de pensamentos soltos anotados ao longo dos tempos, de trechos de canções.

O MENINO, A TOUPEIRA, A RAPOSA E O CAVALO, 
CHARLIE MACKESY
Um menino curioso, uma toupeira gulosa, uma raposa cautelosa e um sábio cavalo encontram-se num dia de Primavera e estabelecem uma inesperada amizade. Os quatro exploram o mundo. Colocam a si próprios grandes questões. Atravessam tormentas. Aprendem a amar.

SENHORA DA REPÚBLICA, LICÍNIO C. LIMA
A verdade sobre a derrota da I República na Guerra contra os católicos, entre 1910 e 1926. O combate em defesa da identidade da Nação que trouxe Nossa Senhora à Cova da Iria. O que este livro demonstra é que o fenómeno das aparições, em 1917, foi, sim, um golpe político da Igreja contra a I República com o apoio do Vaticano. Fátima é um grito contra políticas humanamente desestruturantes e fraturantes. O sonho republicano sucumbira em 1926 porque a nação recusou ser uma outra coisa diferente de si mesma. Do ventre dessa recusa nasceu Fátima.

AS 100 MELHORES CRÓNICAS, MIGUEL ESTEVES CARDOSO
Miguel Esteves Cardoso publicou mais de 13 mil crónicas. Estas são algumas daquelas que mais vezes foram fotocopiadas e coladas em cadernos ou roupeiros, as que motivaram mais telefonemas, discussões, namoros e até casamentos, as que vezes sem conta foram enviadas por e-mail e partilhadas nas redes sociais, por nos terem feito rir ou chorar - por, ao lê-las, termos sentido, como só MEC nos faz sentir.

CONTRA MIM, VALTER HUGO MÃE
Na vida de alguns escritores tudo parece conspirar para a inevitabilidade da escrita. Cada detalhe, por mais errático ou disfarçado de desimportante, já é a construção do fascínio pelo texto, algo que se confunde com a sobrevivência, com toda a dificuldade e alegria. Este livro é uma criança às páginas. Um escritor em menino.

FELICIDADE, JOÃO TORDO
Lisboa, 1973. Nas vésperas da revolução, um rapaz de dezassete anos, filho de um pai conservador e de uma mãe liberal, cai de amores por Felicidade, colega de escola e uma de três gémeas idênticas. As irmãs Kopejka são a grande atracção do liceu: bonitas, seguras, determinadas, são fonte de desejos e fantasias inalcançáveis.

IDIOTAS ÚTEIS E INÚTEIS, RICARDO ARAÚJO PEREIRA
Reúne mais de cem crónicas humorísticas que RAP escreveu originalmente para o jornal brasileiro de maior tiragem, a Folha de S. Paulo.

MULAN, DISNEY
Mulan não obedece aos padrões tradicionais da sua aldeia. Após uma catastrófica visita à casamenteira, a jovem fica preocupada com a possibilidade de nunca poder trazer à sua família a honra que merece.

ENTRE O DESERTO E A MONTANHA, GONÇALO CÂMARA
É mais do que um livro de poesia. É uma viagem. É poesia em viagem e não poesia de viagem. Gonçalo Câmara tem viajado pelo mundo à procura das palavras. Dos desertos da América do Sul às montanhas asiáticas, passando pela beleza desmesurada das cidades da Rota da Seda.

A COR PÚRPURA, ALICE WALKER
Aborda temas como a violência doméstica a que estavam sujeitas as mulheres negras no início do século XX, a relação dos negros com o seu passado de escravatura, e a busca do espiritual num mundo cruel e sem sentido. Um livro extremamente atual e que nos faz refletir sobre as relações de amor, ódio e poder, numa sociedade ainda marcada pelas desigualdades de gêneros, etnias e classes sociais.

UM BOM PARTIDO, CURTIS SITTENFELD
A família Bennet está em dificuldades. Para além dos problemas económicos, a frágil saúde do Sr. Bennet obriga as filhas mais velhas, Jane e Liz, a regressarem a casa. Esta é a oportunidade perfeita para a Sra. Bennet pôr em prática os seus planos de casamenteira. Isto porque o solteiro mais cobiçado dos últimos tempos voltou para Cincinnati. Chip Bingley é o sonho de qualquer sogra: atraente, com uma carreira de sucesso e a estrela do reality show Bons Partidos.

A FORÇA DOS AFETOS, TOREY HAYDEN
A protagonista é a mãe de uma criança, Ladbrook, uma senhora muito bonita, sedutora e elegante, mas com problemas com o álcool. Ela só quer ser mais uma paciente sob a guarda de Hayden que tem a seu cargo, desde o início do ano lectivo crianças com graves distúrbios emocionais. Desta vez o grupo é constituído por três crianças da Irlanda do Norte, profundamente traumatizadas pela guerra.

UMA EDUCAÇÃO, TARA WESTOVER
É a história apaixonante de uma mulher que se reinventa. Mas é também uma história pungente de laços de família e de dor quando esses laços são cortados. Com o engenho dos grandes escritores, Tara Westover dá forma, a partir da sua experiência singular, a uma narrativa que vai ao cerne do que é a educação e do que ela nos pode oferecer: a perspetiva de ver a vida com outros olhos e a vontade de mudarmos.

A lista está extensa, mas tenho espaço para as edições ilustradas de Harry Potter [as duas primeiras já figuram na estante] e para as edições normais da trilogia Millennium [apenas comprei os últimos dois volumes neste formato, preservando os restantes em edição de bolso].

You May Also Like

30 comentários

  1. Também tenho uma lista extensa de livros que gostaria de receber: "Felicidade" do João Tordo; "Marion, 13 anos para sempre", Nora Frasse; "Mariana, meu amor", Margarida Rebelo Pinto; "Só não lhes chames Amor", André Fernandes "Wonder", "Deve ser Primavera Algures", Pedro Rodrigues; "Para onde vou", Gayle Forman.

    Tal como tu também não imponho presentes, ainda que na questão dos livros preferia sugerir para não me oferecerem livros que já tenha. :)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A lista nunca para de aumentar :p
      Também não me importava de receber o Wonder

      Sim, é sempre mais seguro

      Eliminar
  2. Adoro estas listas inspiradoras :) Ainda no domingo quando estavamos a ver o mario Zambujal num 5 pra meia-noite, eu disse que A Cronica do Bons Maus Malandros está na minha lista para de livros para ler :) Ja tenho o audiobook do novo livro do Obama para me acompanhar nas minhas tarefas domesticas e na loja :) E o novo livro do VHM tambem ja esta na minha lista de pedidos ao Pai Natal <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando há imenso tempo a querer ler esse livro! E, nem de propósito, amanhã estreia a série na RTP :)
      Deve estar tão incrível!

      Eliminar
  3. Quero muito ler a obra do Barack Obama! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Destes li «Uma educação» que recomendo muito, é um livro extraordinário e o «Idiotas úteis e inúteis» que gostei mas não tanto como do «Estar vivo aleija».
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só leio críticas ótimas sobre Uma Educação, o que me deixa ainda mais curiosa. Obrigada pelo feedback :)
      Adorei o Estar Vivo Aleija

      Igualmente*

      Eliminar
  5. A Crónica dos bons malandros, está no top dos meus livros preferidos.
    Nunca me ri tanto com nenhum outro livro. Não vou perder a série que estreia amanhã.
    Penso que a frase entre aspas não é tua, não conhecia, muito bonita e verdadeira.
    Vou levar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vou querer acompanhar a série :D
      As frases que coloco entre aspas, logo no início, são sempre de citações que encontro. E achei esta tão verdadeira, que fazia todo o senti-lo incluí-la aqui

      Eliminar
  6. "A Crónica dos bons malandros" é um livro bem disposto.

    Eu é que fico muitíssimo mal disposta, se alguém me oferecer livros pelo Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estamos a precisar de livros assim :D

      Não me importo de receber livros por ti ahahah

      Eliminar
  7. Que todos os desejos sejam realizados.

    ResponderEliminar
  8. Que sim é uma boa lista de livros, mas nem todos conhecia mesmo, uma boa semana
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Espero que o Pai Natal seja generoso contigo eheh

    ResponderEliminar
  10. Gostava de ter o da Mulan e os do Harry Potter heheh os restantes eu não conheço!

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Hello :)
    Confesso que o Kobo me tem ajudado muito a ler. Este mês quero ler o quinto livro de after :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. boa seleção. eu escolhia do catálogo do continente que tinha uma caixinha para colocarmos cruzes no que queríamos :)

    ResponderEliminar
  13. The best post ever, my dear!🤩

    I follow you, would you like to become blogger friends, and follow me back so we can support each other? 👯‍♀‍✨

    Happy December ☃️☃️

    Shades of Silvie

    ResponderEliminar
  14. Por aqui estou numa de ler os últimos livros de John Grisham para começar a ler a série de nove livros de The Witcher. Já vi a série, mas achei que havia lacunas (como é normal), pelo que espero que os livros me cativem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de me aventurar em John Grisham :o
      Fico a torcer para que sim! Boas leituras

      Eliminar