ALMA LUSITANA EDIÇÃO 2.0

Fotografia da minha autoria



«Em bom português»


A literatura portuguesa assume uma expressão cada vez maior nas minhas leituras, porque há muitos talentos escondidos, capazes de nos embalar nas suas palavras e histórias inebriantes. Por isso, as prateleiras cá de casa já começam a ter pouco espaço para os nomes que procuro acolher. Mas tudo se soluciona, até porque quero estar sempre bem acompanhada. E os nossos são uma prioridade que não pretendo largar.


ALMA LUSITANA

Em maio, com o intuito de assinalar o Dia do Autor Português, estruturei uma iniciativa simples e fiz nascer o Alma Lusitana. Composto por 12 categorias, a finalidade consistia em criar uma lista de sugestões livrólicas, apenas com nomes nacionais. No entanto, não queria que esta dinâmica se limitasse a um dia e fui acalentando o propósito de a desenvolver com outro pormenor. Sustentando-se numa base de clube de leitura, mas com uma orientação mais livre e adaptada a cada participante, o desafio transitará para 2021, ciente que tornará a minha relação com os livros mais diversificada e especial.


A EDIÇÃO PARA 2021

O conceito em si permaneceu inalterável, porém, senti necessidade de rever duas das categorias, para se tornarem mais intuitivas. Portanto:

📖 Cada mês terá um tema [identificado por uma zona do nosso país];
📖 Podem só ler meses específicos ou seguir a lista de janeiro a dezembro, interpretando cada tema como vos for mais confortável;
📖 Só devem selecionar autores portugueses [é o único requisito].

O objetivo é lermos os nossos, mas sem obrigações, até porque defendo que a leitura é demasiado entusiasmante para lhe incutirmos pressões.


Caso tenham alguma dúvida, podem deixar nos comentários ou enviar um e-mail para asgavetasdaminhacasaencantada@hotmail.com. Sei que ainda falta um pouco para recebermos 2021, mas queria dar-vos a possibilidade de se [re]familiarizarem com os temas e, se assim o entenderem, irem organizando as vossas possíveis leituras mensais.

Aceitam embarcar nesta aventura comigo?

20 comments

  1. Estou prontíssima para embarcar nesta aventura. Mal posso esperar.

    Vai ser bom ler todos os meses os nossos.

    Beijinho grande, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Tem que se dar atenção ao que se faz por cá.

    ResponderEliminar
  3. Não é mesmo que sim é uma boa iniciativa
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Se bem percebi, não há obrigatoriedade de o fazer todos os meses.
    Se assim for, participarei nalguns meses.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certíssimo! O único requisito obrigatório é selecionar autores portugueses, de resto, giram a vossa participação como vos for mais confortável e fizer sentido :D
      És muito bem-vinda, Magui!

      Eliminar
  5. O tempo passa a correr. Para no tempo, tempo não se perder. Não deixes para amanhã o que podes fazer, ainda, hoje.

    Muito bem visto Andreia. Tenha uma boa noite e bons sonhos.

    ResponderEliminar
  6. Vou abrir uma excepção e tentar participar! Talvez não participe em todos, ou altere a ordem, mas acho que consigo encaixar nas minhas leituras!


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz por tentares participar 💙 como te der mais jeito, minha querida

      Eliminar
  7. O único desafio que me comprometi, visto que não tenho assim tantos livros, foi o Goodreads, mas quero muito entrar neste! Principalmente, porque me fará ler autores portugueses, que são poucos na minha estante. Vou pensar bem em todos os temas e escolher os livros! 🤭

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz - e grata - por saber isso, minha querida <3
      És muito bem-vinda nesta aventura!

      Eliminar