SETE // SUGESTÕES PARA ISOLAMENTO [IN]VOLUNTÁRIO

Fotografia da minha autoria


«Quanto mais cedo nos distanciarmos, 
mais cedo nos abraçaremos»


O histerismo da desinformação não nos deixa a salvo. Num país em alvoroço, por uma pandemia que nunca julgamos ter de combater, é perentório acalmar. Ser consciente. E seguir as recomendações partilhadas pela OMS e, consequentemente, pela nossa Direção-Geral de Saúde. Para, assim, evitarmos propagar o pânico e correr riscos desnecessários. Se cada um de nós for responsável, o problema pode não desaparecer de imediato, mas minimizamos o caos. E permitimos que os profissionais e entidades competentes efetuem o seu trabalho em segurança, com uma capacidade de resposta célere e eficaz. Para todos.

É certo que o COVID-19 tem impedido um plano direto. Pelos sintomas e, sobretudo, pelo período de manifestação. E é esta imprevisibilidade que nos amedronta. Portanto, antecipar, como mencionou Bruno Nogueira, parece-me o mantra mais acertado. Infelizmente, a contenção não abrange toda a sociedade, porque há inúmeros serviços em funcionamento presencial. Mas, caso exista a possibilidade de reduzirem o contacto e trabalhar a partir de casa, as rotinas só carecem de um reajustamento. Até porque não é tempo de pensarmos apenas no nosso umbigo. É tempo de cuidarmos. Juntos. De agirmos por um bem maior. E de sermos capazes de compreender que é preferível fazermos um esforço redobrado agora, do que termos que gerir consequências irreversíveis num futuro próximo.

Para esta altura de isolamento, sinto que necessitamos de um colo acrescido. E de abraçar tudo aquilo que nos permita desligar um pouco da realidade. Não ao ponto de a desvalorizarmos, mas na medida certa para que não nos consuma a sanidade e a esperança. Deste modo, como não tenho competências para estar na linha da frente a lutar, auxilio como posso: cumprindo as diretrizes aconselhadas e produzindo conteúdo. Deambulando por áreas que me entusiasmam, aproveitei a magia do número sete para criar várias listas de sugestões, que podem ser autênticas aliadas enquanto estivermos no conforto do nosso lar.


📖 Literatura

Os livros abrem-nos portas inesgotáveis. Por isso, nada como priorizarmos aqueles que permanecem na estante à espera de uma oportunidade. Por tudo o que implicaram no desenvolvimento do meu caráter, não posso deixar de destacar estes títulos.




📺 Séries

É um dos formatos que mais privilegio. Não só pela imensidão de histórias e géneros, mas também pelo desenvolvimento em si e pelos elencos. Seja para descobrir novas, seja para colocar episódios em dia, não descartem a possibilidade de uma maratona seriógrafa.


Crítica completa de: Sul | La Casa de Papel


🎥 Sétima Arte

É, sem qualquer dúvida, a arte que menos priorizo, mas há argumentos memoráveis, que nos enchem as medidas. E esta lista é, igualmente, um lembrete pessoal, para que abra a janela a novos filmes.


Crítica completa de: Black Swan | Bird Box


🎧 Música

Não passo um dia sem ouvir música. E há artistas que são parte da minha identidade. Pelo talento e pelas emoções. Além disso, esta manifestação artística permite-nos viajar sem sair do lugar.




✎ Blogosfera

Acredito que os blogues continuam a ser relevantes, sobretudo, pela paixão inerente aos seus criadores. E, em dez anos de casa, cruzei-me com pessoas inspiradoras, que sempre me incentivaram a seguir o meu caminho, por maiores que fossem as mudanças. Numa sociedade que vive a correr, aprecio quebrar a tendência e perder-me no conteúdo de quem escreve por gosto, encontrando na blogosfera um porto seguro.



🎤 Podcasts

Ouvir os outros aproxima-nos. Relaxa-nos. E é um exercício interessante para quem gosta de parar e descomplicar a azáfama do quotidiano. Além disso, neste período de quarentena em particular, transmite-nos a sensação de estarmos lado a lado, em comunidade, a discutir temas que nos fascinam ou que nos impelem a refletir.


Para fundamentar: Podcasts | As minhas escolhas.


🎲 Desafios

Sair da nossa zona de conforto é uma possibilidade muito válida, até para nos mantermos sãos e ativos. Entre exercícios de escrita criativa, aprendizagens e trabalhos manuais, as opções são infinitas.




🎫 Stand Up / Projetos de Humor

A comédia salva-nos. Ajuda-nos a relativizar. E, enquanto não perdermos a capacidade de rir, a vida afigura-se mais leve.


Crítica completa de: EGO | Voz da Razão


📌 Extras

As sugestões são intermináveis, atendendo a que não nos podemos esquecer dos gostos de cada pessoa. Portanto, só temos que ser criativos. Apelar ao nosso bom senso. E gerir o nosso tempo com consciência. Porque as ferramentas estão todas à nossa disposição.


O presente está confuso. Inquietante. Mas retirem o melhor desta condição atual e provisória. Recorrendo, novamente, às palavras de Bruno Nogueira, «vamos escrever o melhor final que esta história pode e merece ter». Salvaguardem-se. E protejam os vossos. Amar é isso ❤

54 comments

  1. Belas sugestões nestas listagens minha amiga, vou aproveitar algumas.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Excelentes dicas!

    Estou a oferecer o ebook do meu último livro "Ao Teu Lado" que a Andreia ja resenhou aqui no blogue. Se alguém quiser ler pode contactar-me para anaribeiroautora@gmail.com. O envio é gratuito. Que corra tudo bem com todos. Cuidem-se.

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  3. É por isto (e não só) que não consigo deixar de ler-te. Trazes sempre coisas frescas e bonitas para partilhar com o mundo! E tão necessário que é nesta altura em que o medo e o desespero reinam. Vou, certamente, dedicar-me a algumas das tuas sugestões. A outras delas já me tenho dedicado ultimamente :)
    Um beijinho grande até Gaia <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim fico sem palavras! Muito, muito obrigada, de coração <3
      Numa altura tão delicada como esta, sinto que precisamos de toda a empatia possível. E tendo em conta que não posso fazer mais, pelo menos, tento dar dicas para que o coração sossegue e se concentre noutras áreas.

      Um grande beijinho, minha querida

      Eliminar
    2. Beijinho também para ti! E acredita, faz mesmo a diferença!

      Eliminar
  4. Bom dia:- O momento que atravessamos é muito difícil. Em casa, como estou, vejo um filme ou outro mas, entretenho-me mais a vaguear - o que adoro fazer - pelos blogues.

    Espero com fé e esperança que cheguem rapidamente melhores dias...o que não se adivinha fácil.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    ^^^ Transparência em Faiscante Olhar Devasso ^^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sabe tão bem vaguear pelos blogues :)

      Venham eles! Torço por isso

      Eliminar
  5. Olá Andreia,

    Adorei suas dicas para essa quarentena!! Estou fazendo isso mesmo, :)
    Tenho esperanças que tudo melhore daqui pra frente..

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  6. O essencial é evitar o pânico. O boato fere mais do que uma lâmina. Fecharam-se as fronteiras. Sem se acautelar o transporte das pessoas que querem regressar aos seus países, de e para Portugal. Isso não são medidas tranquilizadoras, são pelo contrário medidas do salve-se quem puder. O coronavirus declarou-nos guerra, todos temos que a enfrentar, uns vencem outros são vencidos, como em todas as guerras. Todavia, não devemos ignorar as regras de prevenção!

    Tenha um bom dia de Terça-feira Andreia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Edumanes. O pânico não nos leva a bom porto. Por isso, é necessário respirar fundo, filtrar a quantidade de informações que nos invadem diariamente e cumprir as recomendações dadas.
      Há-de tudo melhorar!

      Eliminar
  7. Gostei das sugestões. Felizmente tenho ainda 10 livros por ler e é isso que tenho feito. Vendo de vez em quando um vídeo ou outro. Mas, sobretudo, porque estou doente (no dia do meu aniversário 🙄), estou a aproveitar para descansar, a ver se a infeção de garganta passa. Há muito caos na rua e infelizmente entristece-me o facto de não podermos sair, de não ter a liberdade de gozar o meu descanso merecido ao fim de 14 meses de trabalho contínuo. É desmotivante, mas lá seguimos, fazendo o resguardo. A ver se a coisa não piora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carolina! Oww, que bom, os livros salvam-nos sempre *-*
      As melhoras, minha querida. E, apesar disso, que espero que tenhas um dia de aniversário luminoso.
      Sei que custa, mas há-de tudo ficar bem. E, depois, poderemos aproveitar como deve ser

      Eliminar
    2. Felizmente salvam-nos e ainda bem!
      Muito obrigada! 🙏🏼 Não está a ser tão luminoso quanto queria, mas para o ano há de ser melhor.
      Rezo para que isso aconteça! Muito em breve. 🤞🏼

      Eliminar
    3. Sem dúvida!
      Acredito. Mas vai melhorar, tenho fé nisso ⭐

      Eliminar
  8. Tenho aproveitado a quarentena para fazer (mais) coisas, muitas das quais sugeres aqui!
    Só nos faz bem, e é da maneira que todos podemos retirar algo de tudo o que está a acontecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso! Temos que jogar com o que está à nossa disposição. E, embora seja uma situação péssima, há sempre algo de bom retirar

      Eliminar
  9. Excelentes ideias! Muitas delas já as estou a fazer! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  10. Obrigada eu pela tua presença na blogosfera.Uma coisa que notei nos ultimos dias foi que os blogues estão mais activos. Tudo a correr bem contigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão querida *-*
      Mais do que nunca, acho que este tempo também vem mostrar o impacto que os blogues têm na nossa rotina

      Obrigada, para aí desejo o mesmo <3

      Eliminar
  11. Adorei as sugestões, vão dar imenso jeito!! Obrigada <3

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. São umas excelentes dicas, acho que em casa há sempre algo que podemos fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Excelentes dicas :) Não vou conseguir aproveitar as tuas sugestões porque vou estar a trabalhar mas certamente que vai ser útil a muita gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que consigas, mesmo assim, aproveitar outras :)
      Que corra tudo bem no trabalho

      Eliminar
  14. Excelentes sugestões :) Concordo e assino por baixo, quanto mais nos prevenirmos mais depressa isto vai acabar, é tudo uma questão de bom senso :)
    Muito obrigada mais uma vez pela divulgação minha querida🧡
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, minha querida! Não há necessidade de corrermos riscos. Mais vale prevenirmo-nos e salvaguardarmos, também, os nossos *-*
      Mereces <3

      Eliminar
  15. Tenho aproveitado os dias para trabalhar no blog e ver alguns filmes, antes de adormecer! Boas dicas :)

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Excelentes dicas
    Estou em casa em teletrabalho, mas a concentração é pouca.
    Fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Magui.
      Pois, acredito, mas tu consegues <3

      Tu também!

      Eliminar
  17. Cheia de energia comecei com a limpeza da PRIMAVERA 🌻 no terraço e no jardim 🌺🌺🌺

    ResponderEliminar
  18. Que post tão bom, adoro as sugestões :)

    ResponderEliminar
  19. Excelentes sugestões!
    Obrigada pela inclusão do blog e do The Bibliophile Club! Fico muito agradecida e feliz! 💙


    A Sofia World

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada 💙
      É totalmente merecido e justo essa referência dupla, porque tanto o teu blogue, como o clube de leitura têm feito parte do meu caminho

      Eliminar
  20. Que boas sugestões! e que grande realidade aquela que descreves quando dizes "sinto que necessitamos de um colo acrescido. E de abraçar tudo aquilo que nos permita desligar um pouco da realidade."
    obrigada pelas sugestões :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Catarina :)
      Nesta altura, precisamos mesmo de algo que nos permita respirar

      Eliminar
  21. Excelentes sugestões para seguir Andreia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Uau tanta coisa, adorei! Há sugestões para todos :D
    Quando terminar as minhas coisas tenho de passar por aqui e escolher umas quantas coisas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentei criar uma coisa abrangente :)
      Espero que te seja mesmo útil!

      Eliminar
  23. Muito verdade o que diz. Muito obrigada pela partilha com a qual tanto me identifico. Apesar de estar em teletrabalho, criei um blog para descarregar a minha ansiedade camuflada. Depois de acabar a leitura presente terei as suas sugestões em conta. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo retorno :)
      Os blogues conseguem ser mesmo um porto de abrigo fantástico. Espero que tenha uma bela estadia por cá.

      Eliminar
  24. Muito obrigada por me teres sugerido, sinto-me mesmo privilegiada por estar ao lado de tão boas referências <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  25. E que sugestões fantásticas, querida. Obrigada <3
    Temos mesmo de nos manter ocupados para não entrarmos em pânico e para não darmos em loucos, por isso, fazer coisas que nos preencham e nos façam bem é uma mais valia para lutar e aguentar esta fase difícil que vivemos. Vamos acreditar!
    Espero que estejas bem meu anjo, tu e os teus <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço pelo retorno <3
      É importante compreendermos que também não necessitamos de nos entupir de atividades, como se não fosse aceitável haver momentos mais parados ou de perfeitos nadas. Ainda assim, para o bem da nossa saúde mental, nada como nos mantermos ativos. Há-de passar!
      Por aqui está tudo bem, minha querida, obrigada. Espero que contigo e com os teus também <3

      Eliminar