1+3 | Morais de A a Z

by - abril 16, 2019

Fotografia pessoal


«Eu sou do tamanho daquilo que sinto»


A profunda descoberta de quem somos é o nosso maior desafio. Porque nos implica por inteiro. Porque nos leva a olhar para dentro. E porque requer que nos desembaracemos da sensação de egocentricicidade, com a qual não concordo, uma vez que acredito que só estamos plenos quando nos sabemos de cor. E isso exige compromisso, cedência e dedicação. Mas é dos abraços mais especiais da nossa jornada.

Os 27 chegaram ao colo de um enorme sentido de pertença e de presença. Hoje, sei que me conheço melhor, até porque compreendi a pertinência de me escutar. Ainda procuro descobrir para onde vou. Contudo, já sei o que quero e, sobretudo, o que pretendo afastar da minha história. E vou-me definindo em cada passo que dou, em cada palavra que escrevo e nos valores que faço por priorizar. Só ainda não tinha pensado na possibilidade de me descrever através das letras do alfabeto.

Permaneço convicta de que me espera sempre um novo capítulo, onde encontrarei mais fragmentos capazes de revelarem a minha personalidade. Porém, de A a Z, esta sou eu. Sem filtros. E com um maturo amor por tudo o que me apaixona.

A | As gavetas da minha casa encantada: O meu lar virtual. O meu refúgio. O projeto mais plural e extensivo da minha identidade. Foi quando abri esta gaveta que entendi, seriamente, o quanto sou feliz a criar conteúdo, a dar asas à minha imaginação e a desafiar-me. O blogue é mesmo a minha base de criatividade e um espaço no qual a partilha não é unilateral. Por vezes, há decisões que nos custam, mas mudar-me para esta casa foi um risco calculado. E bastante acertado.

B | Balão de ar quente: Fazer uma viagem de balão é um dos meus sonhos mais antigos. A sensação de observar o cenário envolvente no interior de uma cesta, que nos faz planar no céu, é entusiasmante. Uma das possibilidades seria realizar este passeio no Alentejo.

C | Chá: Seja quente, seja gelado. É a bebida que me acompanha o ano inteiro. Aconchegando-me a alma e as leituras. Bebo sempre sem açúcar. E adoro o sabor a menta. Recentemente, rendi-me à combinação de Romã e Framboesa, da Tetley. Mas não sou esquisita nos sabores.

D | Diogo Piçarra: Um talento sem igual. Uma voz que me emociona. Uma das minhas maiores inspirações, não só pela música, mas pelo sentido de compromisso e pelo profundo respeito que tem por todos aqueles que o ouvem e o ajudam a crescer. É brilhante. Com uma sensibilidade única. E o meu orgulho não podia ser maior.

E | Escrita: Aprendi a escrever ainda antes de ir para a escola primária. E vivi sempre no meio de palavras. Comecei na poesia e transitei para a prosa, com pequenos contos. Independentemente do registo, dar asas à minha imaginação fascina-me. Porque me permite extravasar. Porque, através da escrita, posso ser quem eu quiser; posso partilhar as minhas paixões e as minhas inquietações. Ando sempre com um caderno e uma caneta, porque sou mais eu neste contacto com o papel. Sem qualquer dúvida, é o talento que mais me define.

F | Fortaleza: Sou muito ligada às minhas pessoas-casa. As de sangue mostraram-me como deve ser uma verdadeira família. As de coração provaram-me que há sempre lugar para mais um, desde que chegue por bem. São a fortaleza que não me deixa sem amparo. São as raízes que me permitem ir com a certeza de ter um lugar à minha espera, quando regressar. E são a âncora que fomenta o laço à casa que me acolhe.

G | Gatos: É curioso como me considerava uma pessoa de cães. Mas estes patudos têm conquistado um espaço vitalício no meu coração. O Simba, com toda a sua ternura, abriu uma porta que eu achei não ser possível. Atualmente, o Goji - tão independente - e o Silvestre - tão furacão - continuam o legado e fazem as honras. Já não imagino a minha vida sem estes traquinas - e os que vão aparecendo no jardim.

H | Honestidade: No trato. Na postura. Nos projetos que abraço. A verdade, por mais que magoe, deve prevalecer, porque é este traço genuíno que expõe o quanto somos confiáveis. Além disso, gera empatia, gentileza e bem-estar, porque, ao sermos honestos, a começar connosco, evitamos frustrações, mal-entendidos e tristezas desnecessárias. É um valor do qual não abro mão.

I | Infância: A etapa mais bonita do meu crescimento. E a área que me despertou maior interesse. Formei-me como Educadora de Infância, porque acredito no potencial que as crianças preservam em si e porque é uma fase crucial no nosso desenvolvimento. Em nada me arrependo, mesmo não estando a exercer. A Infância é especial.

J | Jukebox: A música é uma constante na minha vida. Não há um dia que passe sem me perder nos seus encantos. E tanto gosto de me rodear com os artistas de sempre, como aprecio descobrir novos nomes e registos. Ouço, maioritariamente, música portuguesa, mas a minha jukebox não se limita a uma só nacionalidade. Porque, no meu coração, há lugar para todos, desde que me façam bem.

K | Kalandraka: É uma editora que me enche as medidas. E as suas coleções infantis são um autêntico mimo. Mergulhar nos seus livros é perdermo-nos na certeza de mundos místicos, cheio de cor e de mensagens fora da caixa.

L | Literatura: Uma paixão que cresceu tarde, mas que me conquistou para o resto da vida. Os livros são um porto de abrigo. E, também, a minha voz. São uma definição de arte e de amor. São uma base de conhecimento e um portal de emoções fortes. Se estiver com um exemplar nas mãos, sei que estou feliz. Plena. E já me redescobri uma infinidade de vezes graças a histórias inspiradoras, que me fizeram olhar o mundo de diferentes perspetivas.

M | Máquina Fotográfica: A par da caneta [ou da lapiseira] é o objeto que mais me permite contar histórias. E preservar memórias. Anda sempre comigo, porque existem inúmeros detalhes dignos de registo. E foi no final de 2018 que realizei o sonho de investir numa Canon. Sinto-me bem atrás de uma objetiva. E isso só pode ser um sinal de paz. E de magia.

N | Natal: A época do ano que mais me deixa os olhos a brilhar. Porque acredito na sua mensagem genuína e porque preservo os seus valores todos os dias. As luzes, a música, os aromas, a decoração... Cada um dos seus elementos faz transbordar o lado esquerdo do peito. Tem uma beleza muito própria e insubstituível.

O | O Principezinho & Orgulho e Preconceito: As duas obras que mais me marcaram até hoje - e às quais adoro regressar. Por tudo o que ensinam sobre amizade, sobre amor, sobre perseverança, sobre humildade, sobre ser-se para além das aparências. São dois clássicos que nos transformam. Que nos acrescentam. E que nos tornam mais predispostos a manter apenas o que vale a pena. Não tenho palavras para descrever o quanto cresci ao ler estas narrativas.

P | Porto: Cidade e Clube. Há tanto de cada um em mim. E tanto de mim neles. São amores antigos, que me correm no sangue. E dos quais nunca me separarei, mesmo que o meu caminho me mude a rota e me faça seguir uma estrada longínqua. Há uma mística indecifrável, que só sente quem a vive. E eu vivo-a com o meu coração todo.

Q | Quaresma: A raça. A mestria. O talento. A dor de cabeça de muitos adversários. O mágico e inigualável número sete. É um dos meus maiores exemplos. E um dos jogadores que mais queria ter de azul e branco ao peito. Ainda hoje não tenho estrutura emocional para descrever essa concretização e o dia em que, num belo acaso, realizei o sonho de estar com ele. É um profissional magnífico, que exalta o futebol ao mais alto nível. Quanta qualidade. Quanto orgulho!

R | Rotas Singulares: O meu projeto mais recente. O que me permitirá palmilhar a minha cidade-raiz com todo o compromisso e coração. Estou mesmo entusiasmada, ainda que possa não o colocar em prática com a máxima regularidade. Independentemente disso, é uma paixão que me move. Portanto, tem tudo para ser especial.

S | Storyteller Dice: As palavras têm um poder inigualável. E eu continuo a acreditar que todos temos histórias para contar. Por isso, e aproveitando um recurso que me fascinou de imediato, fez-me todo o sentido avançar com esta iniciativa. Está, ainda, numa fase muito inicial, mas a partilha tem-me emocionado, porque é incrível quando percebemos que há alguém disposto a aventurar-se connosco. Que rolem os dados, porque a inspiração tem muita estrada para explorar.

T | Tatuagens: Quero fazer, pelo menos, três. E todas elas são minimais, mas com um significado imenso. Porque representam as minhas pessoas e aquilo em que acredito.

U | Utopia: É, muitas vezes, este estado que faz viajar a minha mente. É aquele limbo que, no papel, me permite ser e viver tudo aquilo que quero, sem me preocupar com responsabilidades e consequências. A utopia é sempre uma aliada de peso nas minhas palavras, pois permite-me cenários infinitos.

V | Volkswagen Pão de Forma: Faz parte do meu mundo encantado. Cresci com este modelo clássico no pensamento, porque é diferente e porque sempre o associei a viagens em família. Hoje, longe de ter uma verdadeira [talvez um dia], vou colecionando miniaturas e objetos que o referencie. É uma imagem de marca - pessoal e do blogue.

W | Wanderlust: É um conceito que me significa muito, pois adoro viajar, conhecer lugares novos e começar uma caminhada por rotas desconhecidas. Aprecio este contacto direto com a natureza, com a cultura e com as pessoas. Gosto de observar. De partir. E de me perder nos detalhes. Este desejo de ir fez morada em mim no dia em que compreendi o quanto amadurecemos em cada nova exploração. Há poucas coisas na vida que nos ensinam tanto.

X | XXVII & X: 27 anos de vida. Quase dez de blogosfera. E eu sei que não seria a mesma sem este complemento, uma vez que adquiri competências impensáveis e conheci pessoas extraordinárias. Sou muito fã de números ímpares, mas esta combinação deixa-me realizada.

Y | Years & Years: São uma das bandas que mais ambiciono ver ao vivo. Porque a música é contagiante e cheia de energia. E não há um tema que me tenha desiludido, muito pelo contrário, superam-se em cada novidade. Este trio britânico de eletro-pop é genial!

Z | Zelar: Por mim. Pelos meus. Pelos interesses de ambos. Na capa que ainda hoje traço. Tenho um profundo respeito por aquilo que me move e por quem me rodeia. Por isso, cuido de tudo o que nos implica. Só assim me faz sentido, na medida em que dou tudo de mim nos projetos em que me envolvo - diretamente ou apenas como apoiante. É este sentido de compromisso que me alimenta a alma. E é a única coisa que exijo das minhas pessoas, uma vez que este zelo nos transporta para muitas outras componentes da nossa personalidade.


Como se definiriam de A a Z?
[publicação inserida no Desafio 1+3]

You May Also Like

52 comentários

  1. Espero que o Teu dia tenha sido espectacular. Mais uma vez, adorei conhecer-te de A a Z :). Vou guardar este teu desafio para levar para o meu blogue.

    Beijinho grande! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi, minha querida. Muito obrigada ♥
      Todos os temas do desafio 1+3 têm sido fantásticos, mas este foi dos que mais gostei de fazer

      Vou adorar ler!

      Eliminar
  2. Gatos, adoro gatos 🥰 este teu post foi de encontro ao que eu já conheço de ti💙
    E lembras-te-me que tenho de fazer o meu, obrigada!
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito :) fico contente!
      Fico à espera para ler

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Nao ligues ao erro... opsss... e claro, o nosso Porto, cidade e clube :)

      Eliminar
    3. Não te preocupes, minha querida :)

      Eliminar
  3. Adoramos o conceito do A a Z, deu para te conhecer um pouco melhor. E estamos a pensar fazer algo do género no nosso!

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está mesmo original, adorei a ideia do tema :)
      Façam, acho que vão adorar a experiência

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Espero que continues por cá muitos anos! Qualquer dia aparece por aí um livro!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Uma publicação muito curiosa que alguns têm a ver comigo
    :))

    Hoje:-Sigo os trilhos de uma linha infindável.

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça - Feira.

    ResponderEliminar
  6. Diogo Piçarra e Porto :)

    https://joanam-freitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Oh que gostei de te conhecer um pouco mais, é sempre bom estes desafios, mas espero que continues por cá muitos e muitos anos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. que legal essa ideia de poder te conhecer ainda melhor pelas letras do alfabeto, adorei o post!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está uma ideia bem original, sem dúvida :) muito obrigada!

      Eliminar
  9. De chegar com firmeza,
    ninguém para onde vai
    poderá disso ter a certeza,
    porque o futuro é incerto
    quando o presente nos trai
    interrompendo o sucesso
    sem qualquer delicadeza!

    Com esse sorriso que bem lhe fica! Gostei de ler Andreia, essas palavras que escreveu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, o futuro é sempre incerto

      Muito obrigada, Edumanes :)

      Eliminar
  10. Excelente post, um conceito de A a Z bastante interessante que deu para ter uma boa perspectiva sobre a tua pessoa! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :) a ideia deste desafio é mesmo fantástica

      Eliminar
  11. Está muito gira a forma como cumpriste este desafio. Identifiquei-me com muitas das tuas escolhas e em algumas letras vejo que escolhemos a mesma palavras como a "escrita" e a "utopia", por exemplo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que querida, muito obrigada *-* tenho que passar pelo teu blogue, para ler as tuas definições.
      A sério? Que bom!

      Eliminar
  12. Adorei o conceito do post e adorei esta oportunidade de te conhecer melhor! Por acaso acho que nunca li nada dessa editora!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está bastante original :)
      Fiquei a conhecê-la quando entrei para a faculdade, porque dei várias obras desta editora

      Eliminar
  13. Gostei imenso de ler este desafio e de conhecer mais de ti. Confesso que era uma dog person, mas desde que uma gata entrou na minha vida que virei sem dúvida alguma uma cat person. Também já não me imagino sem o blog e sem ler e escrever. E sem dúvida alguma associo as pão de forma a ti e ao teu blog 😊

    Um beijinho,
    Arrblogs.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, minha querida *-*
      Continuo a adorar cães, mas a verdade é que aprendi a ter um amor muito semelhante aos gatos, desde que o Simba entrou na minha vida.
      Fico de coração cheio ao ler isso, muito obrigada!

      Eliminar
  14. Såo tantos os temas aos quis gostava de responder, mas digo apenas: Volkswagen só nos têm causado sarilhos grandes. Amo gatos e a cidade invicta.

    WANDER significa caminhar e não viajar.
    WANDERLUST é o prazer de caminhar.
    WANDERSCHUHE são os sapatos próprio para as caminhadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo apaixonada pelas carrinhas, que são o único modelo Volkswagen que me fascina. Como não amar a cidade invicta?

      Eliminar
  15. Espero que os 27 tenham vindo com muita alegria e festa 😊
    Gostei de conhecer mais um bocadinho de ti.

    ResponderEliminar
  16. Que estes 27 anos venham carregados de coisas boas! Temos tantos pontos em comum :p

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  17. A escrita é realmente um dos teus melhores talentos ;)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  18. Tu e eu!!! Preciso mesmo de mudar isso :D

    Que eras uma pessoa mega completa, já eu sabia... :o acho que não era capaz de fazer isto com a tua mestria!

    NEW REVIEW POST | THE BEST PRODUCT FOR SPLIT ENDS!!!!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá quebrar a tendência :)

      Deixas-me sempre sem palavras, meu bem. Muito obrigada ♥
      Tenho a certeza que conseguirias!

      Eliminar
  19. Adorei esta publicação <3
    É tão tu!!!
    É engraçado o Porto e Quaresma terem ficado seguidamente *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração saber isso ♥
      Há sequências muito bonitas, sem qualquer dúvida

      Eliminar
  20. Que bom é conhecer-te um pouco melhor, Andreia! És uma pessoa lindíssima <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que amor! Muito, muito obrigada, Patrícia. Esse retorno deixa-me sem palavras ♥

      Eliminar
  21. Adorei a tua publicação! Ler as tuas publicações acalma-me a mente e inspira-me, obrigada!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enche-me o coração ler isso, minha querida. Muito, muito obrigada *-*

      Eliminar
  22. 27 anos, aproximando-se da fase do tal retorno de Saturno, sabes? Vai além de misticismos, a existência dos planetas e o modo como o Universo inteiro nos influencia não são apenas suposições, afinal, somos partes (ínfimas, em comparação, mas somos) desse Universo.Tens vontade de viajar de balão, que interessante! Aqui na minha cidade, Torres, que fica bem ao Sul do Brasil, todo ano acontece um festival de balões, acho que eu já havia te dito isso uma vez, e aí por alguns dias vários balões enchem o céu de cores, é bonito de ver, mas sempre penso em uma hora estar vendo lá de cima mesmo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sempre a saber coisas novas :)
      Sim, acho que já conversamos sobre isso. Acho esse festival um mimo. Aliás, deve proporcionar uma experiência inesquecível!
      Um dia, será a hora

      Eliminar
  23. Um post espectacular!!!
    Adorei ficar a conhecer-te um pouco mais... de A a Z...
    Gosto imenso da forma como escreves... com tanta autenticidade!...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Carolina teve uma ideia incrível! Este tema está mesmo um mimo *-*
      Muito obrigada

      Eliminar
  24. Quando recebi o e-mail com este tema, fiquei mesmo entusiasmada, acho que este é mesmo um dos mais especiais. Infelizmente, ainda não tive tempo de o publicar, mas já pensei em algumas palavras (que tu também usaste).
    Quanto à tua publicação, como sempre, usaste o teu dom da escrita para, mesmo ao definires-te, nos conseguires inspirar. O jeito com que defines cada pedaço de ti só me faz concluir (mais uma vez) que tens os valores no lugar certo, que lutas verdadeiramente por ti e pelos teus.
    Adorei ler, és genuína e isso nota-se tanto numa publicação tão "simples" como esta <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia deste tema está genial! Foi, sem dúvida, um dos que mais gostei. Porque nos desafia a olhar para dentro de nós - e a há letras bem complicadas - e a descobrir mais um pedacinho de quem somos *-*
      Vou adorar ler o teu ♥
      Fico sem palavras para agradecer todo esse carinho. Muito, muito obrigada, coração!

      Eliminar