365 Dias, 365 Publicações

by - janeiro 07, 2019

Fotografia da minha autoria


«Gosto de criar frases de madrugada»


A minha estreia enquanto criadora de conteúdo - quando ainda não existia foco neste género de designações - foi feita sem rede. Tinha um propósito, sim, mas nenhum fio condutor. O meu plano editorial avançava consoante a pertinência de um tema e não por uma sequência cronológica inflexível. Portanto, não existia qualquer regularidade na partilha, ainda que procurasse não me ausentar durante um período de tempo longo. E sinto que esta fluidez, própria de quem está a começar, me permitiu perceber qual o registo que mais me desafiava e me deixava confortável para desfrutar desta aventura.

É difícil precisar o momento em que senti vontade de partilhar publicações diárias. No entanto, preservo uma certeza: surgiu com naturalidade e na ocasião certa. Porque não me exigi enveredar por essa rota. Os meus passos foram-se direcionando nesse sentido. E percebi que era exatamente o que precisava para tornar o blogue ainda mais meu. Porém, foi sempre importante para mim voar, mas manter os pés firmes no chão, pois é simples transpormos os limites da liberdade e chegarmos a um estado de automatização - o que, claramente, não me fazia - nem faz - sentido. As gavetas da minha casa encantada [bem como o extinto Parte do que sou] nunca foi uma obrigação, mas encaro este projeto com um enorme sentido de compromisso. Porque sou feita de palavras e é nesta construção de texto e nesta organização de pensamentos e opiniões que me sinto em casa.

Planear em avanço é um mecanismo que não dispenso, uma vez que me possibilita perceber os temas que quero abordar, escrevendo-os com antecedência e aproveitando o momento em que a minha criatividade e a minha disponibilidade - temporal e mental - estão alinhadas. Além disso, tenho uma margem de manobra maior, podendo alterar a semana de publicações que tinha idealizado, sem qualquer sensação de angustia e com a noção de que nada se perde. Em simultâneo, tenho plena consciência de que este ritmo só é possível porque passei a ter um caderno específico para o blogue, onde faço nascer as minhas ideias. E porque aprendi a priorizar melhor a minha rotina. Apesar de tudo, acredito, não existem fórmulas infalíveis e lineares. Existem prioridades e percursos distintos. Existem convicções e metas individuais. E, desde que cada um se entregue de alma e coração, não é a quantidade que interessa. É a mensagem. É a presença genuína. É a sua identidade. E é a conquista pessoal, inerente a cada conteúdo.

Em 2018, alcancei um registo inédito no arquivo deste blogue, abrindo uma nova gaveta todos os dias. Por mais que aprecie esta dinâmica, em anos anteriores, houve sempre um interregno, por compromissos académicos e/ou pessoais. E, para ser honesta, isso nunca me incomodou, porque foi por um bem necessário. Todavia, despedi-me do ano transato de coração cheio. E, embora não tendo sido planeado, sinto que este marco constitui uma superação, ainda para mais porque tive que gerir a avaria do meu computador e a consequente compra de outro. E, também, porque, no final de agosto, comecei a prestar algum apoio num centro de estudos, o que, como seria de esperar, reduziu o meu tempo livre. Pelo meio, optei por utilizar fotografias da minha autoria, o que significava trabalho acrescido. Mas todas estas mudanças valeram a pena. E provaram-me que sou capaz, mesmo que o esforço tenha que ser maior.

2019 é um livro aberto. E com muitas páginas em branco. Não sei se o futuro me permitirá mais 365 dias seguidos de publicações, mas estou serena. Porque há muitos tópicos em espera. Porque a minha vontade é inesgotável. E porque todo o respeito e carinho que nutro pela plataforma, em geral, e pelo meu lar virtual, em particular, levar-me-á a bom porto.

You May Also Like

36 comentários

  1. Espero que venham dai muitas publicações!
    Boa semana!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, não sei como consegues. Ainda que saiba que é possível - porque lá está, tenho o teu exemplo bem claro -, não sinto que conseguisse fazê-lo, porque as ideias não estão sempre do meu lado. A verdade é que desde que terminei o meu anterior relacionamento que o bycarolina lembra-me imenso tudo o que se passou e foi por isso mesmo que o fui abandonando gradualmente, sem que me desse conta (ou então dei, mas enfim). Não me dá quase gozo nenhum ir lá e escrever, como antes. Coisa que não acontecesse com o meu outro projeto (que ainda não o conheces, mas que já se encontra online desde novembro 😊). Tenho sempre ideias, escrevo muito, publicações delineadas e agendadas até 2020 (sim, até 2020 ahah) e várias em rascunho e dá-me um gozo enorme pertencer àquele blog, ainda que use um heterónimo. Se algum dia saberão que verdadeiramente sou eu que escrevo todos os textos que lá estão? Possivelmente, um dia, mas por enquanto estou-me sentindo bem assim. Quanto ao outro blog, já me passou pela cabeça várias vezes tirá-lo do ar. A ele e ao Dezoito que infelizmente não tem tido a minha atenção, nem trabalho por parte dos meus colaboradores. O meu problema é sempre esse: começo muito bem as coisas, mas depois elas vão deixando de me dar tanto entusiasmo, já não fico tão motivada e com a vontade devida e acabo por desistir. É algo que me tira horas de sono, mas ainda não decidi nada por definitivo. Espero verdadeiramente que consigas publicar por mais 365 dias pois, ainda que não leia no próprio dia, sempre leio quando tenho tempo e dá-me um gosto enorme, até porque, ainda que tenha deixado de ir ler os outros blogs (porque a maioria é sobre produtos, beleza e moda e aborrece-me, atualmente) volto sempre ao teu, porque tens sempre temas que me despertam a curiosidade e me prendem na leitura. Beijinho grande e boa semana! 🧡

    ResponderEliminar
  3. De certeza que o 2019 vai ser um ano tão ou mais produtivo que o ano anterior.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  4. Que nunca te falte a coragem e a inspiração

    Hoje:- Embriagada na saudade da distancia.

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira.

    ResponderEliminar
  5. Venham essas publicações que eu tanto gosto de ler :) Julgo que em 2016 ou 2017 quase que fiz publicações diariamente e isso deu-me mais forças para continuar com o blog :)
    Ai conheço também essa inspiração das 3 da matina... terá sido por causa da hora que eu vim ao mundo? Hehe
    Beijinhos e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  6. É preciso mesmo muita organização, empenho e força de vontade para conseguir fazer o que fazes. Olho para o teu blogue e para o de outras pessoas como tu e fico assim com aquela invejazinha da boa, pois adorava ter a organização (e a ausência de procrastinação ahah) que vocês têm. Essa consistência toda tem os seus frutos e as suas coisas boas, e tu sentiste isso, obviamente. Que venham ainda mais publicações em 2019 da tua parte, que nós gostamos tanto :)

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  7. E cá estarei para acompanhar todas as publicações! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  8. Irei estar aqui a acompanhar as páginas todas que vais escrever este ano. Pode não ser em tempo real, mas irei dar uma visita aqui sempre que me seja possível! ;)

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  9. Sim, não é quantidade que interessa, o que importa, na minha opinião, é que aquilo que compartilhamos tenha, de fato, uma mensagem, ou quantas quisermos, contendo, assim, uma identidade, como uma digital, ainda que, no caso da escrita, nem tudo seja assim tão evidente. E eu também gosto de criar na madrugada!

    ResponderEliminar
  10. Que realização maravilhosa Andreia, parabéns! Sei como é difícil manter um calendário de publicações diárias, e que ele exige muita dedicação e amor para acontecer. Que o seu 2019 seja igualmente produtivo ~ e cheio de sucesso, claro! Estarei aqui, como sempre, te acompanhando. :)

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  11. Fogo que organização é essa? Adorava ser como tu, mas nada como esperar pela novas partilhas
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  12. As tuas mensagens são interessantes, mas a tua escrita é absolutamente MARAVILHOSA (aceita Andreia, que eu deteste agradecimentos).

    Acredito na realização de todos os teus projectos em 2109.
    Já me estou a ver no Porto para a apresentação do teu livro.

    Não dispenso as tuas fantásticas fotografias, portanto... dá-te ao trabalho!!!

    ResponderEliminar
  13. adoro seus posts, que venham ainda mais publicações agora em 2019

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  14. Parabéns, Andreia!!! Que trabalho incrível! 365 posts em 365 dias exige muito trabalho e organização e tens feito tudo tão bem que só posso mesmo dar-te os parabéns e desejar que continues sempre a fazer partilhas maravilhosas!


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    Eu gosto muito de aqui vir, ler e refletir com o seu "mundo feito de palavras".

    Gosto do espaço, da escrita, das fotografias, das cores, da inspiração constante, do vagar dos textos, da sedução das palavras. Gosto de tudo!

    A escrever 365 dias, ou menos, não interessa. O que interessa é escrever sempre, porque só escrevendo damos sentido aos dias.

    Cá estarei deste lado.

    Um beijinho,
    Margarida
    https://minhacasadopatio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Quando comecei a escrever gostava de fazê-lo à mão, depois apercebi-me que tinha mais ideias em frente ao ecrã; por isso opto por fazê-lo directamente na plataforma do blogue. No entanto, acho a ideia dos cadernos gira, daqui a uns tempos dá vontade de reler.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  17. É sempre um prazer chegar e ler as tuas publicações.
    Mesmo que passe uma temporada, sem cá vir, sinto-me como se em casa estivesse... Isso é bom!
    Como alguém diz nos comentários, alguns blogs cansam-me e aqui não! Adoro os conteúdos, quem me dera ter essa disponibilidade para fazer o mesmo com o Bluestrass.
    Mas faço sempre que posso e com vontade de fazer sempre mais e melhor!

    Beijinhos.
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Para bem viver com alegria a sorrir,
    não rejeitar a oportunidade surgida
    noutra deve continuar, não desistir
    depois d'uma caminhada bem sucedida!

    Boa noite Andreia, que os seus sonhos sejam realizados!

    ResponderEliminar
  19. Tens o don da escrita isso sim, o que escreves é com sentido e as tuas histórias prendem-nos ao ecran :) continua linda, um dia irás publicar um livro.
    Beijinho.

    r: podes comprar todos, queu nao me importa nadinha ahahahah

    ResponderEliminar
  20. Também tenho um caderno onde escrevo e aponto todas as ideias para o blog. Tu escreves tão bem minha querida
    Rêtro Vintage Maggie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  21. No meu caso não tenho um roteiro ou rubricas fixas. Isso tira-me liberdade e o blog no meu caso faz sentido se houver essa liberdade de tema e de pensamentos.
    Posts diários não consigo fazer. Como é um hobbie nem sempre condigo ter tempo para vir ao PC escrever ou até mesmo tema de escrita :)

    Desejo-te muita escrita boa e vir cá visitar as tuas gavetas ;)

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pela conquista! Eu nunca consegui esse feito mesmo nos meus blogs antigos, me falta tempo e ideias, mas te admiro muito por ter conseguido.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderEliminar
  23. ;)

    E todo o dia que passo por aqui volto com algo positivo! Gosto muito do seu cantinho.

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  24. Sim, isso sem dúvida meu bem. E na maquilhagem tenho preferido apostar em produtos mais caros - que a à priori sei que são bons -, precisamente por terem uma qualidade melhor!

    Quando a blogosfera e o mundo dos conteúdos digitais é encarada desta forma: natural e com acalmia suficiente, tudo acaba por se conseguir. As minhas publicações são diárias (até às sextas), mas é tudo muito orgânico porque, como referes, vão surgindo naturalmente. Já me recusei a escrever "só porque tinha que ser"... porque não fazia sentido!
    E o teu blog dá um gosto enorme ser lido diariamente. De verdade :D

    NEW DECOR POST | (RE)DECORATING YOUR HOME FOR SPRING WITHOUT SPENDING MONEY.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  25. És linda, sabes?
    E inspiras-me cada vez mais!
    Uma das minhas metas para 2019 no Bem-Me-Quer é utilizar fotografias apenas de minha autoria, do meu irmão ou de algum amigo/conhecido. É uma forma de também valorizar o trabalho deles e partilhar o seu talento :)
    Um beijinho, minha querida*

    ResponderEliminar
  26. Tenho a dizer-te que és um exemplo para mim enquanto criadora de conteúdos, blogger. A tua força, a tua determinação, a tua escrita apaixonam-me e quem me dera ter a tua criatividade. Mas é como dizes, é uma questão de prioridades e penso que nesse campo ainda estou a aprender! Continua minha querida. Acompanhar-te-ei sempre!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: http://www.margheritablog.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  27. Escreves tão mas tão bem.
    Adoro ler as tuas publicações.
    Quero mesmo organizar melhor as publicações do blog e as ideias e a tua foto deu-me inspiração.
    Que 2019 seja incrivel!

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Ao ler percebemos porque consegues, porque adoras o escrever, criar, partilhar, até ensinar, pelos menos é isso que sinto, é por isso que sigo, e se não foram 365 post, aposto que os que forem valem pelo dobro!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Parabéns! Acho fantástico conseguir fazer uma publicação por dia, só quem andas nestas andanças sabe o trabalho que dá: tirar fotos, editar, escrever, rever, publicar, eu gosto muito de todas as etapas mas o ano passado foi o meu ano em que menos coisas publiquei no blog, por razões várias, este ano quero ser bastante mais assídua. Bjs

    ResponderEliminar
  30. Estava tanto a precisar de ler um texto assim, juro!! Conheci o teu blogue recentemente, por causa do The Bibliophile Club, e só agora é que me sentei para o ler. Estou deveras enamorada, e só ainda li 3 posts. Se isso não é talento, não sei oo qu mais seria!!! 💝
    365 publicações em 365 dias é para os fortes e isso é bastante inspirador, fica sabendo! Tenho a certeza de que, não obstante o ano novo, sairás novamente vencedora, independentemente das tuas metas! 💪🏾

    Beijinhos,
    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar
  31. Parabéns, Andreia! A tua dedicação e esforço por este cantinho não é novidade e sente-se isso em cada publicação que nos trazes. Há quem tenha a vontade de escrever e há quem tenha o talento de partilhar e de nos fazer sentir um intenso e um misto de coisas e tu tens tudo isso. A vontade e o talento, os dois juntos fazem-te imparável e esta meta é totalmente tua, totalmente merecida e fico imensamente feliz e orgulhosa de ti. Já te disse, mas repito, admiro-te, admiro-te muito.
    Gostava muito de ser mais como tu sabes? Mas o tempo este ano letivo tem sido muito reduzido e, quando o tenho, aproveito muito para a vida offline.
    Para 2019 espero mais umas quantas, muitas, imensas publicações. E eu cá estarei para as ler, ainda que atrasada muitas vezes :p

    ResponderEliminar