Momento Mundial

Fotografia de Clive Mason


«Como está essa trivela? Sempre pronta!»



É com um certo pesar que acompanho o restante Mundial, porque levo Portugal demasiado a peito para não sofrer como a nossa eliminação. E não deixa de ser irónico perder no jogo em que fomos mais consistentes - ainda que também tenha gostado da atitude frente à Espanha. Aqui fica a prova de que eficiência e eficácia nem sempre se alinham no mesmo sentido. E, desta vez, a sorte não esteve do nosso lado. Apesar de tudo, nem todas as surpresas foram negativas. E guardarei, eternamente, aquele que foi o momento do campeonato do mundo.

Reconheço que a minha admiração talvez não me permita ser totalmente imparcial, embora tenha esse cuidado, até porque num desporto coletivo a equipa será sempre o mais importante. No entanto, quando se fala em talento individual, para mim, ninguém supera a mestria de Ricardo Quaresma. É surreal a forma como consegue desconstruir uma jogada e encontrar espaços, aparentemente, inexistentes. Tem uma presença em campo que impõe respeito, porque nunca desiste. E é esta luta desmedida - por vezes, unilateral - que me faz olhá-lo como um exemplo. Levo quase duas décadas a acompanhá-lo e nunca deixou de me surpreender. Dentro e fora das quatro linhas.

Como entusiasta que sou, tenho visto a competição com particular atenção. Para além de toda a imprevisibilidade que a marca, houve jogos e golos dignos de registo - os quais, dificilmente, esquecerei. Porém - e por muito que eu seja suspeita -, a trivela do meu melhor do mundo figura na lista dos mais geniais. Tudo naquela jogada foi perfeito. E só realçou a raça que o caracteriza. A sua primeira presença num Mundial [e só de pensar que poderá ter sido, simultaneamente, a última até me aperta o coração] ficou assinalada por um traço sublime, que só ele tem o dom de fazer. E, claro, a minha celebração não podia ter sido mais efusiva. Fica o registo, «de trivela é perigoso».


25 comentários

  1. Também gosto especialmente do Quaresma. Há algo nele que me cativa e aquele golo de trivela foi para lá de espetacular. Pena que esse jogo tenha ficado manchado por uma arbitragem completamente aleatória e um Carlos Queiroz completamente descompensado. Ainda assim os portugueses nunca se irão esquecer do esforço dos nossos rapazes. Estiveram bem e saíram de cabeça erguida.

    ResponderEliminar
  2. Cheguei a partilhar esta foto no meu Instagram com o teu nome :) e senti que tinhas de fazer este post :) faço minhas as tuas palavras. <3
    O meu jogador preferido da seleção é mesmo o nosso Quaresma :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  3. foi pena sem nada terem regressado,
    penso, se é que enganado não estou
    mais longe poderíamos ter chegado
    mas, para um próximo ano adiado ficou?

    Tenha um bom dia de Terça-feira, Andreia.

    ResponderEliminar
  4. Eu confesso que não percebo nada de futebol...mas gostava que tivessem seguido em frente!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Foi uma tristeza grande não termos passado.
    Mas apoiamos a nossa equipa até ao fim. :)

    ResponderEliminar
  6. Foi muito triste. Já nem quero ver os outros jogos. Porém a vida segue, e há que apoiar sempre.

    Poema do Gil António, que, por motivos profissionais não pode visitar-vos. Esperamos que entendam...Obrigada.

    Gratidão em Chuva de Amor

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Foi de facto um grande golo. Eu também gosto do Quaresma (e por vezes dou por mim a pensar o que irá fazer quando não for jogador) mas admiro muito mais o Ronaldo, em tudo!!! Foi uma pena, mas nem sempre a sorte está do nosso lado.
    Boa continuação do Mundial, para mim agora já não tem interesse.
    Beijinhos

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  8. Confesso que fui eu que estraguei o ritual (aquele anuncio da cerveja) porque pela primeira vez estava tão entusiasmada com o futebol ahaha por isso peço desculpa por não terem passado xD
    Quando se fala em Portugal fala-se do Ronaldo, mas também que ver que a equipa não é apenas ele. Por exemplo o Quaresma também faz muito e é óptimo!

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  9. Foi de mestre, digno dele. Pena que tenha chegado ao fim a nossa caminhada mas faz parte e são estas derrotas que nos fazem valorizar mais as vitórias :)

    ResponderEliminar
  10. Fiquei furiosa com a eliminação da Alemanha, mas a eliminação portuguesa teve uma outra dimensão.
    Quando comprei o bilhete para o teatro, ainda não sabia do jogo, mas foi melhor assim.
    A malta reuniu-se em casa de uma familiar alemã, que adora o nosso Ronaldo (o marido menos).
    Não era agradável eu chorar com público.

    Beijos da amiga de longe, que te agradece este texto, com o qual concordo plenamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de dar um viva de agradecimento aos nossos rapazes, que têm para sempre um lugar no meu coração 💓

      Eliminar
  11. até eu gostaria que Portugal continuasse mais na competição, estou curtindo muito assistir os jogos da copa e eles são um bom time!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  12. Confesso que não é mesmo uma coisa que goste muito de ver, mas posso dizer que até hoje neste mundial só assisti a um, mas não é uma coisa que perceba muito
    Beijinhos
    Novo post (Tag Nova?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. Confesso que me partiu o coração também, até porque achei mesmo que não devíamos ter perdido o último jogo. Mas sim coração, aquela trivela foi linda ahah!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  14. Esta eliminação deixou-me mesmo triste, pois, também achei que este foi o nosso melhor jogo. Mas, lá está, "eficiência e eficácia nem sempre se alinham no mesmo sentido. E, desta vez, a sorte não esteve do nosso lado.". É que tentativas não faltaram, tivemos tão perto, que é isso que nos deixa tão desiludidos. No entanto, eles têm todo o mérito e, como disse, na minha última publicação, continuo muito orgulhosa e acho que deram tudo que podiam dar :)

    Em relação ao Quaresma, embora, não tenha a minha admiração por ele do que tu, confesso que é uma pessoa que me transmite boa onda e consigo ver muita genuinidade e humildade. Vi o Alta Definição no sábado e adorei ouvi-lo e conhecer melhor a sua história. Nota-se que não teve facilidades e que a vida nem sempre lhe sorriu, mas conseguiu lutar pelos seus objetivos, criar uma família e chegar bem longe.
    Aquela trivela foi genial e linda, linda, linda!

    ResponderEliminar
  15. O Quaresma é grande jogador, com uma forte experiência. E já deu imenso à selecção, esteve presente em momentos cruciais. Aquela tribulações foi brutal. Injusto nao termos passado, ainda assim e como disse Marcelo: "estas 3 semanas foram feitas de alegrias e sonhos". Uniram Portugal e isso é bonito.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. É um pontapé indefensável. É que enquanto os outros chutam com o interior do pé, ele chuta com o exterior, o que imprime um efeito e direção à bola, completamente ao contrário do que é esperado.
    Até na maneira de chutar é cigano. Engana todo o mundo. eheheheheheheheheeheh

    ResponderEliminar
  17. Ca ganda golaço :) só mesmo o nosso Quaresma, também gosto dele e só o queria ver no nosso FCP, como já te disse :)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  18. Não tenho clube apenas gosto de ver jogar a equipa de Portugal :) Gosto imenso de ver o quaresma a jogar
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. obrigado meu anjo. Sem dúvida :D

    Bom, eu não sou de acompanhar futebol nem nada do género. No entanto, quando toca a Portugal, fervilho imenso. Tive imensa pena de não terem continuado mas fico feliz por, ainda assim, terem saído de cabeça erguida. É muito bom ver que Portugal não se une só nas vitórias mas, de igual modo, nas derrotas!
    Em relação ao Quaresma... Gosto muito! :)

    NEW FASHION POST | CALL THE VOGUE: MY FIRST ARTISTIC EDITORIAL
    Instagram // Facebook Official Page // Miguel Gouveia - Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  20. O orgulho português fica sempre! São os maiores para nós!!

    ResponderEliminar

  21. Hi, Im a new follower on your blog from gfc ...
    I hope you will be back ...
    www.dlkgzr.com

    ResponderEliminar
  22. Fiquei desfeita com esta eliminação, achei que jogamos melhor durante o jogo todo apesar de na segunda parte achar que tivemos uma prestação ainda melhor! Para mim este mundial tem 3 grandes momentos, a trivela do Quaresma é um sem sombra de dúvidas, a capacidade de abstração do Rui Patrício e o golo do Pepe no último jogo!

    ResponderEliminar