Os 7 filmes que quero ver até ao final do ano

Fotografia retirada do site 1966 Magazine


«O cinema é um modo divino de contar a vida», Federico Fellini



A sétima arte é - e continuará a ser - uma fonte inesgotável de inspiração. E um meio poderoso para colocar em evidência certas realidades e quebrar estereótipos, direta ou indiretamente relacionados com as mesmas. Ainda assim, admito, a minha dedicação negligente permanece abismal, como mencionei aqui. Por essa razão, a lista de filmes aumenta mais do que aquilo que diminui - quase como a dos livros, mas por motivos completamente distintos.

Sempre apreciei uma boa comédia, um romance arrebatador [ou, simplesmente, lamechas], um caso policial que nos inquiete, uma divertida e comovente história de animação e, inclusive, um drama bem construído. Só me afasto de tudo o que seja terror, apesar de a minha última ida ao cinema ter sido feita com o intuito de ver The Conjuring 2, que, surpreendentemente, conseguiu prender-me ao ecrã e arrancar-me rasgados elogios. No entanto, os motivos que me fazem escolher uma obra cinematográfica são transversais a todos os géneros: a mensagem que pretende transmitir. Os temas relevantes que a sustentam. A forma como expõe as preocupações, as ideias, o seu humor. E, em última instância, o elenco. Pessoalmente, sinto que é a gestão inteligente entre todas estas componentes que valoriza ou descredibiliza o produto final. Mas, claro, isso só poderemos descobrir após visualizarmos as cenas, preferencialmente desprovidos de qualquer bagagem que influencie a nossa análise prévia e posterior. Seja como for, acredito que ganhamos sempre um pouco mais de conteúdo quando vemos cinema de qualidade.

Com o intuito de minimizar os danos - e de impedir que alguns filmes caiam no esquecimento -, desafiei-me a ver uns quantos até ao final deste ano. Porque sinto que valem bem a pena. Apesar de ter vários em espera, há sete que são prioritários.


Coco: «Desde que se conhece como gente que Miguel, de 12 anos, sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos. Lá, encontra muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhes vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar».




As Cinquenta Sombras Livre: «Após uma demorada lua-de-mel na Europa, Anastasia e Christian regressam a Seattle, EUA. Apesar do idílio que se tornou a sua relação, ambos sabem que, a partir de agora, a vida em comum lhes trará desafios ainda maiores»




Call Me By Your Name: «Elio, de 17 anos, vive com a família em Itália, numa bela mansão do século XVII. O pai, um professor de arqueologia de renome, convida Oliver, um norte-americano de 24 anos, a passar alguns meses em sua casa, para o ajudar num projecto. Extraordinariamente inteligente, culto e educado, Elio é também um rapaz tímido e pouco preparado para a vida, que pouco tem em comum com a personalidade exuberante de Oliver. Apesar disso, à medida que o tempo vai passando e se vão conhecendo mais profundamente, uma atracção difícil de ignorar surge entre os dois»




Wonder: «Auggie Pullman, de dez anos, sofre de síndrome de Treacher Collins, uma malformação congénita rara que se manifesta em deformações no crânio e na face. Foi operado diversas vezes ao longo da sua curta existência. Agora que está a iniciar o quinto ano de escolaridade, os pais entendem que é o momento ideal de ele deixar de estudar em casa e de se aventurar numa escola normal. Apesar de consciente do grande desafio que tinha pela frente, Auggie não esperava que o seu aspecto físico fosse causar tanta aversão aos colegas. Contudo, à medida que os dias vão passando, acaba por compreender que tudo leva o seu tempo, até mesmo a aceitação da diferença»




I, Tonya: «Desde muito cedo que Tonya Harding revelou um extraordinário talento para a patinagem (...) A um mês das Olimpíadas de Inverno de 1994, Tonya vê-se envolvida num escândalo com a sua compatriota e rival Nancy Kerrigan. Esse terrível incidente, que fez manchetes nos jornais de todo o mundo, marcou o princípio do fim da sua carreira»




Um Crime no Expresso do Oriente: «Um grupo de pessoas de várias nacionalidades encontra-se a bordo do luxuoso Expresso do Oriente. A viagem é perturbada quando um financeiro norte-americano, que viajava de Istambul para Paris, é encontrado brutalmente assassinado. Por coincidência, o detective Hercule Poirot, cujos feitos lhe valeram fama internacional, encontra-se entre os passageiros. Apanhados no meio de uma tempestade de neve que obriga a uma paragem forçada do comboio, pedem a Poirot que use as suas excepcionais capacidades de dedução para encontrar o verdadeiro culpado. De uma coisa ninguém duvida: o assassino ainda está no Expresso do Oriente»




Três Cartazes à Beira da Estrada: «Passaram-se sete meses sobre o brutal assassinato de Angela, a filha adolescente de Mildred Hayes. Inconformada com a actuação das autoridades, que parecem pouco empenhadas em encontrar o culpado, Mildred resolve chamar a atenção para o caso alugando três cartazes à entrada da cidade de Ebbing, no estado norte-americano do Missuri. As frases que publica em cada um questionam directamente a competência de William Willoughby, o chefe de polícia. Essa atitude vai desencadear uma espiral de violência na cidade, com a polícia a querer demonstrar a falsidades das acusações e Mildred a tentar a todo o custo que seja feita justiça»






Quais são os filmes que querem ver até ao final do ano?

27 comentários

  1. Não vi nenhum e também gostava muito de os ver =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Como sabes ja fiz reviews de 3 desta tua lista: Wonder, Crime no expresso do Oriente e 3 Billboards Outside Missouri e recomendo :) tens mesmo muito com te entreter :)
    Bjinhosss minha querida*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Vou ver se vejo alguns desses!
    =)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Já vi quatro filmes dos que mencionaste e digo-te, apesar de todos serem fantásticos, o "Coco" é o melhor! Vais adorar, de certeza! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. R.: Muito obrigada, princesa! Também sinto falta deste mundo da blogosfera. Término de curso, procura de carro e de trabalho, muda de casa e uns sustos de saúde pelo meio resultaram numas semanas ausente, mas nada que o Bem-Me-quer não consiga recuperar! Regressarei com publicações novas e frescas brevemente :) Beijo grande <3

    ResponderEliminar
  6. Confesso que não ligo muito a cinema. Futebol sim...
    .
    * Coração em labaredas vulcânicas. *
    .
    Deixando um abraço poético

    ResponderEliminar
  7. Boas escolhas! De todos só não vi 3 (mas também quero muito ver!). O Coco é magnífico e o Wonder uma história de vida fantástica. O Call me by your name vi há pouco tempo, e até escrevi sobre ele https://naoseiandardebicicleta2018.blogspot.com/2018/05/a-beleza-do-primeiro-amor.html

    Não sei andar de bicicleta ��

    ResponderEliminar
  8. Não vi nenhum e agora fiquei angustiada ... ahaha

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. O Mário Augusto que se cuide, ou ainda lhe ficas com o lugar. :)

    http://media.rtp.pt/praca/artigos/mario-augusto-celebra-30-anos-de-carreira/

    ResponderEliminar
  10. Ai, que são tantos os filmes que quero ver! Sou como tu, deixo sempre os filmes para depois e foco-me em séries, no entanto, este ano desafiei-me a ver 50 até ao fim do ano e já vi 23 - o que não está nada mau, já que estamos a meio do ano e vem aí o verão e, com ele, mais tempo.

    Em relação a estes que aqui colocaste só não vi "I Tonya", mas está na minha lista.
    São todos incríveis, mas "Coco", "Call Me By Your Name" e o "Wonder" são fenomenais, ensinam-nos muita coisa e fazem-nos refletir :)
    Gostei de ver que tens aqui algumas das minhas sugestões, valem todos a pena, não poderias escolher melhor lista :p

    ResponderEliminar
  11. "As 50 sombras livre", "Montanhas entre nós", O poder da música" e Beleza Colateral.

    Beijinhos! ;)

    ResponderEliminar
  12. Quero ver muito Call me by your name ehehe essa imagem está fantástica, numa me canso de elogiar as tuas imagens.

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  13. Olá!! Já vi dois da tua lista o Conjuring 2 e o crime do expresso oriente (Agatha Christie no seu melhor) ehe
    Segui o teu blog, quero convidar-te a visitar e a seguir de voltar o meu blog. Espero que gostes <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Amei as dicas todos bons, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  15. Hi! lovely blog:D If you want to follow each other blogs please come to my blog and tell me, ill follow you instantly!
    https://leerenlaluna.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  16. Adorei ver o Call Me By Your Name , gostava de ver Um Crime no Expresso do Oriente mas como infelizmente tem o Johnny Depp nao sei se vou suportar ver o filme.

    ResponderEliminar
  17. Ainda não vi nenhum mas este, Wonder chamou-me a atenção. Gosto do genero :)
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  18. A coincidência é tanta que até assusta xD Muitos destes filmes também são os que eu quero muito ver, até porque quase todos foram-me recomendados por amigos e familiares!

    ResponderEliminar
  19. Fica como que uma segunda pele, meu bem!
    Ohhhn, e eu tenho o maior orgulho nisso, sabes bem :D

    Sabes que eu e os filmes temos assim uma relação de amor-ódio. Ainda assim estou muito tentado em ver o Call Me By Your Name :p Já ouvi falar imensa coisa sobre ele!

    NEW OUTFIT POST | DO YOU THINK YOU HAVE ATTITUDE? :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  20. Dessa lista, ainda só vi as 50 Sombras :)
    Mas quero muito ver o Wonder e Call me by your name :)

    ResponderEliminar
  21. Só vi as Cinquenta Sombras Livre e gostei imenso. Quanto aos restantes não conhecia. Pretendo ver "Se eu ficar" (ainda não vi ahah) e "A Escolha" - desde que o meu amigo me falou dele que quero muito ver. Espero conseguir ver muitos filmes este ano e aventurar-me nas séries. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  22. De todos esses só vi o Coco e definitivamente tens de ver! Está espetacular, desde a animação à banda sonora...
    Quero muito ver o Wonder, lembrei-me graças ao teu post por isso obrigada! eheh Talvez veja ainda hoje!
    Beijooo

    Espreita o meu blog em joanalino.com

    ResponderEliminar
  23. Já vi o Coco e é um filme maravilhoso. Arrebatou-me completamente. Dos outros ainda não vi nenhum mas tenho curiosidade em relação a alguns.

    ResponderEliminar