O que fala ao coração #26

by - junho 12, 2018

Fotografia de Mufaro Kambamari


«A minha ideia é que há música no ar, há música à nossa volta, o mundo está cheio de música e cada um tira para si simplesmente aquela de que precisa», Edward Elgar



É extremamente complicado - para não dizer impossível - estar um dia sem ouvir música. Porque me relaxa. E porque é um complemento da minha imaginação, dando-lhe asas para se expandir. Por isso, neste processo musical indireto, cruzo-me com novos artistas com alguma frequência. E, num acaso tão bonito, fiquei a conhecer uma das vozes mais aconchegantes e serenas, que nos convida a escutar as suas canções sem pressa.

Mariana Secca - mais conhecida por MARO - é lisboeta, mas tem «ascendência italiana, irlandesa e cabo-verdiana». Rumou até Boston para se licenciar em Música, pela Berklee College of Music, mas o seu contacto com esta arte começou cedo, ao integrar o Conservatório de Piano com quatro anos. «Aos 11 compunha, aos 13 aprendeu sozinha a tocar guitarra, aos 14 dava aulas de piano, guitarra e formação musical». Surpreendentemente, tinha outros planos para o seu futuro, porque «preferia jogar futebol ou ténis - e tinha decidido seguir Medicina Veterinária». Porém, «no ano em que parou para fazer melhorias de nota», comprovou que não «conseguia viver sem música». E ainda bem. Caso contrário, não teríamos a oportunidade de admirar um talento como o seu.

Rui Veloso «aposta nela como revelação musical de 2018» e, sinceramente, percebo que não deve estar longe da verdade. Porque - fazendo minhas as suas palavras - compõe, toca e canta bem em várias línguas. Além disso, tem uma voz rara, que nos cativa pelo timbre quente, mas leve. Descobri-a graças à sua participação no álbum Casa, de Carolina Deslandes, no tema Não Me Deixes. E rendi-me assim que fiz uma pesquisa mais direcionada ao seu trabalho. Quando a ouço, sinto-me a levitar para uma dimensão paralela. Há uma paz que se instala no meu coração. Fecho os olhos e divago - para longe e para dentro de mim. E é este o poder maravilhoso da música. É esta a força de artistas tão genuínos e arrebatadores como a MARO.

O seu álbum de estreia será lançado em quatro partes, como se representassem quatro fases da vida, permitindo-nos reconhecer toda a sua evolução. Até agora, partilhou as duas primeiras e eu não me canso de as ouvir. E não podia estar mais curiosa com as restantes. Com uma sonoridade bastante característica, as letras, a sua interpretação autêntica e a sua simplicidade encaminham-nos para o mais importante: a emoção e a alma de cada tema. Há pessoas com uma energia tão inspiradora, que isso se torna percetível nas suas composições. Todos estes traços de genialidade fazem-me ter a certeza que o mundo será o seu palco constante, recebendo-a de braços abertos. E perdendo-se de encantos pela sua música. Merece!









Já conheciam? O que acharam? Se tiverem oportunidade, ouçam os dois volumes na integra.

You May Also Like

19 comentários

  1. A primeira coisa que faço quando chego ao trabalho é ligar o computador e depois acionar a M80 ou a Smooth.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas fiquei a conhecer obrigada!!

    Gostei muito e especialmente da viola!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Só a conhecia da música da Carolina e a música é lindíssima. Tenho que investigar bem o trabalho da Maro!

    ResponderEliminar
  4. Vou ouvir porque não conheço!
    Uso imenso o spotify no trabalho mas confesso que estou muito ligada à música da adolescência ainda :)

    ResponderEliminar
  5. Também não me vejo sem música principalmente no momento em que preciso de inspiração :) sou da velha guarda :) na minha playlist do spotify predominam os 80s :)
    Nao conhecia mas vou adicionar ao meu spotify ;)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de musica, mas tem dias. Adorei a publicação:))

    Hoje: -Careço das tuas palavras de conforto .

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, obrigada pela partilhar. É sempre bom ficar a conhecer novos artistas.

    ResponderEliminar
  8. Foram complicadas aquelas situações, mas hoje vejo mais com ar cômico! hehehe! Vou ver se preparo uma segunda parte! ;)

    Não conhecia a MARO. As músicas são bem calminhas! Uma delícia pra ouvir em momentos de estresse.

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia, mas adorei a partilha! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia mas amei conhecer :O <3
    http://omundodajesse.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia e de facto adorei, gosto muito de rock mas aprecio vários estilos de música, como dizes a musica d´para todos***
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Apetece-me dizer: é uma grande "Secca". ahahahahah
    Estava a gozar. Por acaso não conhecia, porque em termos musicais estou a ficar parado no tempo e ouço muito os estilos (alguuuuns) que passam na M80.
    É um género de música para ouvir em fundo, com o volume perto do mínimo, como faço muitas vezes enquanto relaxo ao serão. Nessas alturas prefiro a Smooth. A M80 é mais para "bombar" com o Rock mais da pesada.
    É curioso que estou a começar a gostar de música de fundo, desde que não seja pesada. Aí ouço 5 minutos de AC/DC e desligo. lol

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia, mas gostei muito da sonoridade.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Sinceramente não conhecia mas adorei ouvir o que aqui partilhas-te :)

    ResponderEliminar
  15. E é exatamente assim que se faz :D

    Tal como as séries e os filmes, sou muito desatento com a música. Ouço todos os dias, sim, por me relaxar tal como a ti, mas não faço aquela pesquisa por autores novos. Deixo-me levar pelas rádios ou pela playlist viciada do meu telemóvel :P
    Costumo dizer que sou o tipo de pessoa que ouve "qualquer coisa" e, de facto, não tenho qualquer tipo de problema nisso. Gostei muito de conhecer a Mariana (Maro, no caso) e confesso que adoro a vibe :D

    NEW PERSONAL POST | TODAY IS MY BIRTHDAY. THE PARTY IS HERE! :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  16. Eu cruzo-me com novas artistas com frequência graças ao teu blog e às músicas que partilhas :). Não conhecia, mas vou ouvir.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia, mas obrigada pela partilha. Parece-me que esta senhora tem muito talento para dar a conhecer. Com uma voz diferente, mas que sabe bem ouvir :)
    Gostei muito!

    ResponderEliminar
  18. Também não consigo passar sem música, parece que o dia não corre da mesma forma! É tão indispensável como o ar que respiramos!
    Não conhecia nem a artista nem o seu percurso, foi muito bom conhecer mais talento português!

    R. Ainda bem que gostaste da ideia! Espero conseguir trazer-te um bocadinho de Barcelona todos os sábados :)

    ResponderEliminar