Desafio 1+3

Fotografia de Britandco


«Precisamos de olhar para o nosso umbigo de uma forma mais crítica»



Aprendi a conversar comigo. E a escutar-me na mesma proporção. E faço-o com maior recorrência e consciência. Conjeturo. Contraponho. Dialogo e estabeleço extensos debates. Dentro de mim, por vezes, tenho ideia que existe um verdadeiro campo de batalha, atendendo a todo o alvoroço - quase palpável. Porque elaboro uma infindável lista de argumentos, que apresento para compreender e/ou validar certos pensamentos. E mesmo que esta voz não seja audível, percebi que este exercício é crucial para a minha sanidade e para a forma como observo o mundo.

É um direito - e, talvez, um dever - filtrar os vários tipos de informação que entram na nossa vida, de um modo sistemático e diário. Mas, para tal, precisamos de refletir sobre esse processo, porque só assim conseguiremos assimilar o que é verdadeiramente relevante. Além disso, é o método mais seguro para cimentarmos as nossas opiniões em alicerces fortes, mas flexíveis à mudança. Nesse sentido, foi para pensar, aprofundadamente, em determinadas questões que me inquietam que criei, por exemplo, as Inconfidências. Mesmo sem seguir uma calendarização regular, senti necessidade de construir um caminho que me levasse numa viagem mais introspetiva. Não só com o intuito de me conhecer melhor, mas também com a intenção de prolongar o meu amadurecimento [porque estamos em constante formação], de limitar ou expandir as lutas que travo [interna ou exteriormente], de focar naquilo que me acrescenta e de libertar partes de mim que precisam de levantar voo e pousar noutras realidades. No fundo, quis criar um segmento que me permitisse comunicar de dentro para fora.

Sustentada nesta vontade, não fico indiferente a projetos que privilegiem uma vertente de autoconhecimento. Por isso, quando fiquei a conhecer o Desafio 1+3, criado pela Carolina Nelas [Thirteen], através da Cherry [Life Of Cherry], a minha reação foi automática, porque senti que fazia todo o sentido envolver-me nesta iniciativa. A sua natureza e o seu objetivo são claros: criar um movimento de amor-próprio e de reflexão acerca dos mais variados temas - uns mais simples, outros mais elaborados -, preservando uma premissa intimista, que desperte o nosso interesse, a nossa motivação, o nosso crescimento, por partirmos sempre de uma perspetiva pessoal.

Sem obrigações, regras intermináveis e intransigentes e periodicidade fixa, facilmente percebemos que este projeto valoriza algo extremamente fundamental: o ritmo e a voz de cada um. Temos um tópico que podemos explorar [ou não] no nosso tempo certo e pela ordem que nos for mais confortável. E uma rede de comunicação que espero que se multiplique, para que possamos progredir em conjunto. Aprender. E inspirar-nos mutuamente. Se estiverem interessados em fazer parte deste movimento tão significativo, carregado de boas energias e com uma luz tão poderosa, enviem-me um e-mail para asgavetasdaminhacasaencantada@hotmail.com e eu comprometo-me a responder-vos com toda a informação que lhe diga respeito. Deixem-se contagiar!



Refletimos juntos?

20 comentários

  1. Afinal não estou sozinha nisto de falar com o meu eu :) tenho tantas conversas comigo mesma que a esta hora acho que já bati o record das novelas da tvi Hehe
    Também já estou já tenho os meus primeiros dois posts deste desafio prontos a serem publicados :) excelente ideia da Carolina :)
    Bjinhosss e boa semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Antigamente havia uma expressão que era falar com os meus botões.
    Muitas vezes as respostas a alguns dos nossos problemas está mesmo em nós é só pararmos e escutarmos o que o outro eu tem para dizer.
    Um abraço e boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  3. Este é um projeto muito bonito e tenho adorado ler as publicações.

    ResponderEliminar
  4. Olá!!
    É uma boa ideia, eu até costumo dar a minha opinião sobre vários assuntos no blogue, não sei se isso é só a nível pessoal se é também para falar no geral sobre a nossa vida como portugueses que somos e os desafios e dificuldades que temos de enfrentar. E como não tem regras no sentido de não ter uma data fixa acho bem, talvez te mande o e-mail. Mas ando com tanto pouco tempo. Vou ver se consigo eu também gosto de desafios!!!
    beijinhos
    marisa

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  5. Por acaso ainda estou a pensar se participo ou não. Fico contente por estares a participar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Faço-o frequentemente, durante as minhas caminhadas, ou quando o mundo está a dormir e eu fico no silêncio a pôr as ideias em ordem.

    ResponderEliminar
  7. Já tinha ouvido falar, mas não conhecia assim muito sobre esse desafio, mas adorei a tua partilha e iniciativa
    Beijinhos
    Novo post (Nova Decoração De Unha?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Este desafio foi mesmo muito bem pensado. Refletir sobre nós só nos faz bem, permite-nos conhecer e reconhecermos-nos melhor, permite-nos amadurecer, permite-nos focar em aspetos para os quais não olhamos ou nem damos conta que fazem parte dos nossos dias.
    Estou ansiosa por começar a ler as tuas publicações <3

    ResponderEliminar
  9. Fico muito contente por te juntares a este desafio :)
    E fico muito curiosa para ver que textos nos irás apresentar sobre os temas que escolheres!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Um desafio fantástico do qual faço parte também! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Um belo projecto. Gosto das publicação.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Fiquei muito curiosa com este desafio! Como não tenho conseguido vir ao blogue já vi títulos acerca do mesmo mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Tendo em conta as tuas palavras vou refletir acerca do mesmo, porque tens toda a razão acerca de ser importante refletirmos acerca de quem somos e do amor que direcionamos a nós próprios.
    Beijinhos querida :)
    Fico ansiosa por ler mais!

    ResponderEliminar
  13. Estou muito mas mesmo muito tentada a juntar-me ao projecto. Lá está coração, qualquer coisa que auxilie no auto-conhecimento parece que me chama! És linda <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  14. Muito interessante a sua partilha e iniciativa em participar. Tudo que auxilie o autoconhecimento deve ser explorado
    Beijinhos querida Andreia

    ResponderEliminar
  15. Obrigado, meu bem! Fico mesmo feliz por isso... Aliás, o feedback que tive foi de que, a maior parte das pessoas, não conhecia, de todo, o produto. Isso fez-me crer que as reviews nem sempre são em vão ou "só porque sim".

    Ahahah não fiques :P Tenho a certeza que vais conseguir ver mil e um concertos. :D Assim que tenhas hipótese, não faltes ao da Carolina. É lindo. Mexe muito connosco. Tenho dito que foram os 15€ mais bem gastos até hoje!

    Ora aqui está um desafio ao qual me quero juntar, precisamente por fazer todo o sentido. Aprendi a conhecer-me e isso foi algo que levou muito tempo. Com isso, aprendi a gostar mais de mim e a perceber que, mesmo com tantos erros que possa cometer, serei sempre a melhor pessoa para mim... Aquela me escuta e com quem, tal como tu, dialogo, discuto e contraponho!
    Aguarda o meu e-mail :D

    NEW FASHION POST | SOS CEREMONIES: THESE ARE THE ESSENTIAL ACCESSORIES. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  16. Muito bom, este projecto. Parabéns e segue em frente.:))


    Hoje: -Careço das tuas palavras de conforto .

    Bjos
    Votos de uma óptima Terça-Feira

    ResponderEliminar
  17. Muito feliz por teres aceitado o desafio :). Estou muito curiosa para ver a forma como irás abordar os temas (todos tão a ser abordados de forma tão única!).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar