Os 7 filmes de animação que vi mais vezes

Fotografia da minha autoria


«A flor que brota na adversidade é a mais rara e bonita de todas»
O Imperador da China [Mulan]



Os filmes dão vida à nossa imaginação. Atribuem-lhes um contexto, uma forma e uma série de peripécias que nos deixam siderados. Esta cultura cinematográfica acompanha-nos quase desde o berço. Com o passar dos anos, pode ser mais ou menos recorrente no nosso quotidiano, mas é sempre difícil resistir a um bom argumento. E é interessante constatar o quanto o nosso gosto e a nossa perceção vão sofrendo pequenas mudanças significativas.

Em criança, um dos meus passatempos favoritos era ver filmes de animação. Passei horas na companhia de Brisby [A Jóia Encantada], do Rei Leão, dos 3 Porquinhos, do Corcunda de Notre Dame, do Dumbo, do Pinóquio, da Bela Adormecida, dos Aristogatos, da Heidi e do Marco, da Anastasia, do Polegarzinho, da Pocahontas, de Gulliver, do Oliver Twist, do Hubie e de muitas outras personagens. Vivi as suas histórias de forma visceral - ou muito perto disso. E, no fundo da minha alma, transportava uma vontade secreta de que fossem verdadeiras. Numa altura bastante propícia a amigos imaginários, aqueles eram os meus. Com a diferença de que existiam dentro de uma cassete.

O termo VHS já é praticamente desconhecido. Porém, ainda tenho grande parte da minha coleção. Com o leitor de vídeo instalado no quarto dos meus pais, esta zona da casa foi, durante bastante tempo, a minha favorita. E sempre que ia ver um filme, ligava imediatamente o aparelho para rebobinar cassetes, até porque não foram assim tão raras as vezes em que mal as terminei me apeteceu vê-las do início. Atualmente, continuo a ter um carinho muito especial pelos filmes de animação, que acabam por figurar no topo das minhas preferências quando quero dedicar-me à sétima arte. Apesar de existirem sugestões recentes de extrema qualidade, há sete mais antigas que ocupam um lugar no meu coração, uma vez que foram as que mais vezes vi na minha infância.


O Príncipe Quebra-Nozes: «Passado no reino dos brinquedos e dos sonhos», é das obras de cinema mais mágicas, desconcertantes e adoráveis. Porque o conto que a sustenta não tem limites, abrindo-nos portas a um mundo em que a fantasia assume total protagonismo. Além disso, a «música encantadora de Tchaikovsky» atribui-lhe ainda mais intensidade. Com Clara [cuja voz quase consigo ouvir], Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos - e não só - vamos viver momentos inesquecíveis!

Mulan: Foi, simultaneamente, o filme e a personagem que mais me inspirou. A «irrequieta jovem» mostra-nos o quanto temos que ser capazes de lutar pelas nossas convicções. Com uma força e perseverança surpreendentes, Mulan quebra barreiras e estereótipos. E «num acto cheio de coragem», desafia as tradições da sociedade em que vive. É absolutamente fascinante acompanhar a sua jornada, porque, apesar das inúmeras adversidades, nunca desistiu. O seu coração guerreiro, aliado aos seus fiéis companheiros, leva-la-à à conquista.

Papuça e Dentuça: A amizade improvável entre um cachorro e uma raposa é deliciosa, mas não é desprovida de contratempos. Numa história cheia de suspense, os dois amigos - que deveriam ser rivais - serão constantemente colocados à prova. Será que a sua ligação é suficientemente forte para aguentar? Com uma «espantosa mistura de cenários», vamos receber uma das lições de amor mais valiosas.

A Dama e o Vagabundo: Quem é que não se lembra da famosa cena com o prato de esparguete? É um autêntico clássico. Contudo, não se limita a esse momento. Aliás, todo o filme está recheado de ocasiões românticas e adoráveis. Paralelamente, leva-nos a refletir sobre o que é verdadeiramente importante. Com um grupo de personagens memorável, este conto transporta-nos para uma aventura irresistível, que «tocará os corações de todos os que partilharem a sua magia».

À Volta do Mundo com Timon & Pumba: Os companheiros do Rei Leão embarcam numa viagem alucinante, cheia de peripécias cómicas. «Desde a América do Norte até aos Mares do Sul», não faltarão episódios hilariantes, que nos farão rir durante todo o filme - e desejar estar ao lado deles, a experienciar tudo.

O Anãozinho Mágico: Stanley é um duende bastante especial. Para além do seu polegar verde, não consegue fazer maldades - o que, neste contexto, lhe traz algumas consequências menos felizes. Num misto de adrenalina, diversão e emoção, esta «história vai ensinar às crianças a magia de acreditar nos seus sonhos».

Espectáculo Tom & Jerry: O gato e o rato mais famosos dispensam apresentações. «Nesta mega colecção que reúne os mais loucos e hilariantes episódios» do duo dinâmico e habilidoso, são mais de duas horas de diversão pura. É extraordinário como esta perseguição alienada parece não ter fim. E, melhor, como assume as formas mais surreais. É o verdadeiro jogo «do gato e do rato». E nunca passa de moda.



Quais são os filmes de animação [ou não] que viram mais vezes?

19 comentários

  1. Eish o vhs :) saudades da coleção do meu pai, era eu q gravava os filmes mas a coleção era dele :) o Timon e o pumba fazem lembrar o meu maninho mais novo que é do teu ano :) Tom& Herry e intemporal :) até da minha geração faz parte :) e até o Lu adora hehe
    Bjinhosss e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  2. Saudades das minhas cassetes e dos meus filmes de pequenina. Continuo a ter as cassetes todas, mas o meu leitor estragou-se. Perdia-me com a Ariel e com o Hércules, os meus dois filmes da Disney preferidos, mas adorava os filmes todos da Barbie 😂🙈 e também das Três Irmãs. ♥️

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  3. Entre os que mais vi contam-se: "A teia de Carlota", "Mulan", "Bela adormecida", "Pequena Sereia" e a "Cinderela".
    beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  4. Não sendo fã de filmes, vi o Quebra Nozes :))

    Hoje:- Nem sempre as palavras são deixadas ao vento.

    Bjos
    Votos de uma boa Sexta - Feira

    ResponderEliminar
  5. Adoro a a Mulan e tinha a cassete do Papuça e Dentuça❤ Acho que o filme de animação que mais vi foi o da Pequena Sereia :)
    Beijinho e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  6. Eu vi muito Tom e Jerry, bom demais :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Os velhinhos VHS vieram revolucionar o modo de ver cinema. Ainda tenho algumas cassetes com "desanimados", como a minha filha chamava aos desenhos animados, mas infelizmente deixei estragar o último gravador e quando tentei comprar outro, só encontrei com DVD incorporado e eram muito caros. Ela também não fez muita pressão e as cassetes que, durante anos, gravei no início das noites de cinema da RTP (com "desanimados" lol), acabaram no fundo de um armário que serve, basicamente, para guardar relíquias, pois hoje em dia, até os CD's e DVD's já fazem parte do passado.

    ResponderEliminar
  8. Velhos tempos 😍
    Ver, rebobinar e voltar a ver, típico 🙈
    As que via mais vezes era o Rei leão, a branca de neve, o capuchinho, a dama e o vagabundo, mas a que via tantas vezes que bate o record era as VHS da Heidi. 🙊

    ResponderEliminar
  9. Xi VHS ainda tenho os meus guardados e acho que vi quase todos que tens ai!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Opah o Tom and Jerry tão bom... já tentei com o filhote mas ainda não acha graça... fiquei eu a ver ahahah

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro o Tom and Jerry e a Dama e o Vagabundo! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Gosto imenso de filmes de animação. E já vi estes todos :D

    ResponderEliminar
  13. Se tivesse que escolher um filme para a infância, eu (Pedro) escolheria o Papuça e o Dentuça. Foi definitivamente o que vi mais vezes. Eu (Telma) escolheria o Tom & Jerry porque era mesmo o que mais via. Mas ambos temos a Dama e o Vagabundo no coração. Um espaço gigante para ele!

    ResponderEliminar
  14. Que saudades dos tempos de criança ♥♥♥ Nós também adoramos esses filmes ♥

    ResponderEliminar
  15. Eu era mais do tempo do Tom & Jerry e do 101 dálmatas :b ai lembro-me tão bem :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  16. Sim. Mas tudo bem! ;)

    Apesar de gostar de animações, dessas 7 eu acho que só vi "Mulan"! hehehe!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  17. Oh meu deus, que saudades dos meus tempos de criança. Confesso que não vi alguns dos que estão aqui, porque não se proporcionou, mas os que já vi demasiadas vezes e nunca me canso são "A Dama e o Vagabundo" e o "Tom e Jerry". No entanto, gosto muito de filmes de animação e confesso ter muitos destes clássicos na minha lista :p

    ResponderEliminar