Voz da Razão

Fotografia retira do facebook do artista


«Queres sumo? Vou fazer sumo, queres sumo?»



Luís Franco-Bastos dispensa apresentações. E é, para mim, um dos humoristas portugueses mais brilhantes e carismáticos, cujo talento singular e inteligente deixou uma marca difícil de alcançar. À semelhança do que referi aqui, um dos seus traços mais distintivos é a capacidade sublime para imitar vocalmente personalidades conhecidas do grande público. Mas não se limita, de todo, a essa característica, até porque é extremamente versátil. E, agora, imaginem um espetáculo de Stand-up [que será sempre a sua identidade] onde se conjuga humor e imitação com tanta genialidade. Claro que só podia ter cunho do «homem das mil e uma vozes».

Durante um ano e meio, salvo erro, andou em digressão com o seu solo Voz da Razão, que se baseia «numa nova perspetiva sobre o mundo e numa nova fase da sua vida», espelhando uma maior «maturidade pessoal e artística». Tal como a descrição de apresentação deixa perceber, «passou por novas experiências, chegou a novas conclusões e a sua visão da política, do futebol, da sociedade, da música e das relações entre homens e mulheres é mais complexa e crítica». Além disso, «a esquizofrenia vocal e as personagens que os caracterizam continuam presentes», servindo-lhe como uma rampa de lançamento para, através das vozes dos outros, «exprimir a sua». Porém, de todas as que «vivem na sua cabeça, passou a dar ouvidos principalmente a uma»: à que dá nome ao espetáculo.

Quem teve a oportunidade de marcar presença em, pelo menos, uma das datas da tour, já tinha comprovado a veracidade destas afirmações. No entanto, este «exercício» passou a estar acessível a qualquer um. E porquê? Porque no passado dia 16 de abril - naquilo que considero ser um ato de extrema generosidade -, Luís Franco-Bastos e a Bridgetown Media - a sua agência - disponibilizaram o especial de Stand-up, filmado ao vivo no Coliseu dos Recreios. Não esquecendo o lado profissional e o seu percurso, um dos aspetos que mais admiro em Luís Franco-Bastos é o respeito que tem pelo público. E esta atitude só demonstra isso mesmo. É tão fácil admirar pessoas com esta grandeza. Sinto-me uma privilegiada.

Pessoalmente, acho que tudo neste espetáculo está incrível. E fiquei com ainda mais pena de não ter conseguido vê-lo ao vivo. Mas agora tenho a possibilidade de o rever sempre que me apetecer. Por isso, aconselho, tirem uma hora da vossa vida e deixem-se contagiar por esta obra de arte. Que abuso de talento!





Alguém já viu?

16 comentários

  1. Não conheço, vou ver depois :)
    Beijinho e boa sexta querida.

    ResponderEliminar
  2. Nao o digo com frequência mas adorei a prestação dele nos globos de ouro da sic de há dois ou três anos atras :) e gosto do Erro Crasso que conheci através de ti;)
    Rir é mesmo o melhor remédio:D
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto bastante de ver Erro Crasso, deves conhecer :b No outro dia estava a falar com o bu sobre os humoristas e para mim o Luís é dos melhores :b

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  4. Este artista é isso mesmo: um artista. Infelizmente, o seu imenso talento é desvalorizado por muita gente, e algumas dessas pessoas "grandes". Lembro-me de na última edição dos Globos de Ouro, ele ter "dado baile" ao João Manzarra e ter feito um melhor papel do que o próprio apresentador. Espero que isso tenha sido um "abre-olhos" para muitas pessoas. Não tive oportunidade de ver o seu espectáculo, mas irei ver o vídeo mal tenha disponibilidade.

    Beijinhos,
    Ricardo, www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  5. Vou procurar! ;D

    Não conhecia esse humorista. Pela sua descrição me parece ser um cara muito talentoso!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  6. Então palmas para ele,
    gente.

    silvioafonso



    .

    ResponderEliminar
  7. Quanta delicadeza da sua parte,
    garota. Largar suas coisas e os
    amigos para saber se estou bem...
    -É claro que estou, mas agora,
    com certeza, eu vou muito muito
    melhor.
    Obrigado e um beijo desse tama-
    nho, oh!

    silvioafonso



    .

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente nunca fui a nenhum espectáculo dele mas assim que tiver um tempinho vou ver o vídeo :)

    ResponderEliminar
  9. Amei a dica ele é de mais, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  10. também gosto bastante dele
    http://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Confesso que não o acompanho muito, mas já guardei este vídeo nos favoritos para não me esquecer de ver, assim que tiver um tempinho vejo :)

    ResponderEliminar
  12. Não costumo gostar muito de stand-up, mas vou dar-lhe uma oportunidade (;

    ResponderEliminar