Os meus 7 destinos de sonho

Fotografia retirada do tumblr Freeland-dryad


«Quero viajar, rodar esse mundo e me apaixonar a cada segundo»



Viajar. Levantar voo - literal ou figurativamente. Conhecer o mundo. E crescer! Pessoalmente, sinto que cada nova aventura traz um infindável número de aprendizagens, nem sempre possíveis de traduzir em palavras. Há tanto para ver. Tanto para descobrir. E o horizonte, que se estende diante do meu olhar, é uma porta aberta, à espera que eu dê um passo firme. Em frente.

Há uma imensidão de lugares, culturas, sabores e saberes; patrimónios, paisagens, histórias, pessoas. Que, estando tão longe, quero que, um dia, estejam perto. De mim. Das minhas vivências. Das minhas memórias. O meu sonho sempre foi conhecer Portugal de Norte a Sul, mas com a certeza de que, mais tarde ou mais cedo, teria que alargar este nicho e partir. Porque é esta transição entre aquilo que, no fundo, é nosso e os lugares que nos tiram a rede que nos permite experimentar outras realidades. E eu nunca quis que o mundo se resumisse a um conjunto de fotografias, que incitam a minha curiosidade e aumentam a vontade de fazer a mala e ir. Quero, por isso, tê-lo à minha frente. Desfrutar. E vivê-lo. Mesmo que não possa ser no seu todo, que seja, pelo menos, numa parte que me acrescente.

É provável que não acompanhe o ritmo alucinante de uma boa descoberta. Talvez os meus passos sejam lentos, face a tudo o que me falta percorrer. Porém, nada será em vão. E, da mesma maneira que tenho sete locais em Portugal onde quero regressar, também tenho sete destinos de sonho, para onde iria de imediato.

Barcelona: É a minha viagem de sonho mais antiga, como mencionei aqui. Quero explorar cada paragem obrigatória, descobrir infinitos detalhes, perder-me de encantos enquanto percorro as Ramblas; admirar a arquitetura, deambular ao som do idioma, contemplar a fantástica Palau de la Música Catalana, ir à Sagrada Família, ao Parque Guell e, quem sabe, ver um jogo do Barcelona, no Camp Nou. Não faltam atrações. Que chegue rápido a oportunidade de embarcar nesta aventura!

Amesterdão: A «cidade das bicicletas» sempre me fascinou. Pela sua beleza, pelos canais, pelos edifícios... A verdade é que não faltavam razões, que aumentaram assim que alguns amigos foram até lá e descreveram a experiência com o maior entusiasmo. Visitar a Casa de Anne Frank, os jardins e passear de barco são atividades prioritárias. Porém, há espaço para conhecer muito mais, uma vez que os pontos de interesse e referência são extensos.

Santorini: É uma ilha de tirar o fôlego. E quantas mais fotografias vejo, mais deslumbrada fico. A falésia pintada a azul e branco espelha um cenário romântico, que nos convida a absorver cada pormenor com extrema atenção. Por isso, quero muito perder-me pelas ilhas pitorescas, visitar o farol [como sugere João Cajuda] e contemplar o mar, que mais parece saído de um postal de recordações. Este lugar expressa tranquilidade!

Sintra: Já tinha referido aqui que os seus recantos parecem saídos de um conto de fadas, por toda a magia que transparecem. Quero tanto explorar a Quinta da Regaleira, o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional de Sintra, o Parque e Palácio de Monserrate... Resumidamente, tenho vontade de ver tudo. E mais alguma coisa que fique a faltar. Porque tudo é maravilhoso.

Bali: É, talvez, o meu desejo mais recente. E, admito, se a minha curiosidade sobre esta ilha na Indonésia já era considerável, tornou-se muito mais evidente após a leitura d' O meu Oriente, de Jessica Athayde. Porque descreve o local com tanta harmonia, ternura e paixão, que é impossível ficar-se indiferente. Além disso, a cultura e a paisagem são mesmo surpreendentes e fascinantes. E é interessante perceber como tudo combina e preserva a sua individualidade.

Malta: É um misto de beleza natural e cidades históricas. O que, por si só, é um belíssimo motivo para partir sem pensar duas vezes. Honestamente, quanto mais pesquiso sobre esta zona, mais claro se torna o facto de que seria muito feliz numas férias por lá. Entre, por exemplo, fazer um passeio de barco até à Gruta Azul, visitar o Popeye Village e percorrer Valletta, o tempo poderá parecer pouco para tudo aquilo que Malta oferece, mas o coração ficará, certamente, cheio!

Os nossos arquipélagos: Faltam-me as palavras para descrever o quanto desejo ir até à Madeira e aos Açores. Porque também é um dos meus sonhos mais antigos. Porque a história e a beleza de ambos é indescritível. Porque sou uma privilegiada por saber que são bem portugueses e conquistam o mundo. Talvez sejam dos únicos sítios em que não tenha estipulado uma lista específica do que quero visitar, por uma simples razão: quero ver tudo! O contacto com a natureza é tão próximo que, só de me imaginar por lá, já me sinto em paz.


Quais são os vossos destinos de sonho?

33 comentários

  1. Dos sítios da tua lista visitei: Sintra, Os nossos arquipélagos e Barcelona.

    Quanto aos meus destinos de sonho: Paris, NY, Itália e a Praia da Princesa em Oeiras.

    Boa semana, minha querida!

    ResponderEliminar
  2. Vais te passar com Amesterdao, por mim vivia lá :) e uma cidade mágica e com muitas histórias para contar :) mal posso esperar para conhecer os nossos queridos Açores :)
    Viajar é tão bom, liberta a alma :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Obrigada minha linda por acompanhares sempre o meu blog :) e obrigada pelas tuas palavras !
    Partilho contigo o mesmo sentido de viajar, é das coisas que mais me inspira e me faz crescer. A tua seleção de destinos é sem dúvida uma seleção que eu também faria.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. Lugares maravilhoso, tenha uma semana maravilhosa, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  5. Conheço, e bem, Sintra. Para mim só um locam me excita a mente...VENEZA.
    Será que um dia não visitarei Veneza? Esse o meu sonho de viagem.
    .
    * Teus olhos negros ... Dor da minha fantasia *
    .
    Deixando cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  6. Somos duas, já sabes que partilho dessa mesma vontade de conhecer o mundo. E mal tenha oportunidade parto em descoberta a novos lugares, novos sabores e novas aventuras.
    Se precisares de companhia vou contigo a Amesterdão, Santorini, Sintra, Madeira, Açores, Bali e mesmo não estando no meu topo de viagens iria para Malta também :p
    A esta lista acrescentaria Istambul, Florença e Veneza.
    Barcelona não me chama tanto, mas se surgisse a oportunidade não hesitaria :)

    ResponderEliminar
  7. De todos os que referes, Sintra é mágico, adoro e vale mesmo a pena conhecer, especialmente os jardins da quinta da Regaleira. A Madeira foi uma viagem única e que eu recomendo!
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu moro mesmo ao lado de Sintra e sempre que lá vou há sempre algo novo que não tinha descoberto antes, é lindíssima!
    Santorini visitei no ano passado e é mesmo uma ilha que vale muito a pena ser visitada, é de sonho!
    Malta e Barcelona irei visita-las este ano, estou super entusiasmadaaaaa!!
    Bali tenciono ir no próximo ano!! :O
    Os Açores visitei apenas S.Miguel, mas quero ver as outras ilhas todas.
    Neste momento gostava de conhecer: o sul de Itália, Cambodja, Vietnam, Laos, Peru, Argentina, Croácia, China, Mongólia, Costa Rica, Sri Lanka, etc, etc...

    ResponderEliminar
  9. Partilho dos teus desejos, ihihih :) mas para mim Santorini e qualquer ponto da Grécia me fascina :)

    ResponderEliminar
  10. Partilho dos teus primeiros quatro destinos :)

    XO, https://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Temos que combinar uma ida a Sintra. Também é um dos destinos de "sonho" e que pretendo conhecer este ano.
    Viajar, dar uma voltinha faz tão bem, mesmo que seja à cidade mais próxima :b

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  12. Olá! Tenho um post em modo de rascunho sobre isto... mas tenho tanta coisa para dizer que o post está enormeeeee...
    Sintra conheço bastante bem!
    Santorini estive lá um dia e fiquei deslumbrada...
    Todos os outros locais não conheço, mas eu é mais Veneza, Escócia, Açores, Amesterdão e mais alguns locais. E um lugar que por mim voltava lá pelo menos uma vez por ano Londres! Sou apaixonada por Londres!

    Beijinhos
    Sandra C.
    https://bluestrass.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. ;)

    Gostei de saber dos seus destinos de sonho. Eu queria conhecer Portugal! E também Inglaterra e França.

    Ótima segunda!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  14. Concordo plenamente com a frase "Viajar é a única coisa que compras e te deixa mais rico", porque ganhamos tanto com toda a experiência que crescemos com a mesma.
    Desses destinos de sonho que tens já fui várias vezes a Sintra e aconselho vivamente, porque parece mesmo saída de um conto de fadas.
    Todos os destinos que mencionaste são de sonho, e sobretudo Bali, Amesterdão e Santorini estão no meu "top 10". Também gostava muito de visitar Itália de uma ponta a outra e de visitar a Escócia!

    ResponderEliminar
  15. Ora bolas, ando sempre a queixar-me que as cidades do Norte ficam muito longe para visitar em dois dias e esqueço-me que é tão longe daqui ao Norte, como do Norte aqui. Sintra fica-me tão perto (25 Km) que nem me lembro que há muitos portugueses que ainda não tiveram oportunidade de a visitar.
    Se vieres a Sintra, tens de subir a pé da vila ao palácio, por um caminho fantástico. A subida cansa, a descida deixa-nos com os joelhos a precisarem de aperto. eheheh
    Com a minha idade, a única utilidade que dava ao Euromilhões, era viajar até me cansar. Adorava poder sair de casa sem data para regressar. Vinha quando me apetecesse. :)

    ResponderEliminar
  16. Partilho contigo a vontade de conhecer Barcelona, Amesterdão e os arquipélagos!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  17. Quando marcares viagens levas-me contigo?
    Adoro viajar mas só sai de Portugal uma vez :( Tenho o "objetivo" de conhecer bem Portugal primeiro também...

    ResponderEliminar
  18. Andreia Morais irá viajar?
    À sua espera está o avião
    leve e traga quando voltar
    felicidade e amor no coração!

    Tenha uma boa noite Andreia!

    ResponderEliminar
  19. Belos destinos de sonho :) Bali, Malta e os nossos arquipélagos fazem sem dúvida parte dos meus.

    ResponderEliminar
  20. Partilhamos Bali como destino de sonho minha linda! E vem aqui aos Açores que serás muito bem recebida <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  21. Gostei bastante dos teus destinos e partilho de alguns deles, espero conhecer todos os arquipélagos, quero ir a Bali e a Santorini.
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Obrigado, meu amor :) Também acho que, hoje em dia, há uma maior consciencialização. E que bom que isso é!

    Bom, agora que leio o teu post, já me sinto uma pessoa minimamente viajada (ou não!). Visitei Barcelona em Dezembro de 2014 e quero muito, muito lá voltar no verão. É uma cidade incrível. Também já fui aos Açores que, embora seja fã de cidades, me deixou totalmente agarrado e mais ligado à natureza!
    Bali, sem dúvida. Pela cultura e pela parte mais paradisíaca, assim como Santorini. E Amesterdão, também, pela parte mais cultural! :D Acrescentaria Cabo Verde, numa vibe mais ligada ao voluntariado. E Nova Iorque. Nova Iorque gostava de visitar no inverno, por me recordar os tão célebres filmes do Sozinho em Casa :D A América também grita por mim por causa da moda!
    Vamos conhecer o mundo? *.*

    NEW TREND ALERT POST | T-SHIRTS THAT SPEAK FOR YOU. :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  23. Não me importava nada de dar umas voltinhas por esses lados!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  24. Também gostava... Apenas sonho :))

    Hoje:- Âmago em transparências
    .
    Bjos
    Votos de uma boa Terça - Feira.

    ResponderEliminar
  25. Destinos bonitos, quase podia dizer que são os meus :)

    Já fui ao Palácio da Pena e adorei, só acho um pouco injusto os preços, e tudo que se queira visitar paga-se, acho que nós portugueses devíamos ter um desconto :D.

    Madeira é linda, eu adorei, criticaram-me do género "lua de mel na madeira, não era melhor ir para republica dominicana, ou etc", mas a madeira é linda, e não me arrependi :)
    Na agência disseram que 5 dias era suficiente para conhecer madeira, mas estão muito enganados há tanta coisa para ver :)

    ResponderEliminar
  26. Já vivo nos Açores e não é por ser de São Miguel, mas a minha ilha é a mais linda! Adorava ir a Bali e a Amesterdão! Ando meio que a tentar que um amigo meu vá comigo visto que ele sabe todos os pontos turísticos, restaurantes a não perder e tudo mais. Adorei o post! Como sempre fazes de maneira a que nos tirem o fôlego! Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  27. Aaaah viajar ♥

    Sonho em conhecer vários lugares também!!!

    Amei o Blog, seguindo!!


    beijos ♥
    Dona de Casa Moderna
    @donadecasamoderna

    ResponderEliminar
  28. Ainda só visitámos Sintra e podemos dizer-te que é mesmo como tu esperas. É mesmo um lugar mágico!
    Gostávamos de visitar também todos os outros locais. Levas-nos contigo? ahahah

    ResponderEliminar
  29. Amava do fundo do meu coração ir a Bali, um dia sei que vai acontecer!
    Já fui à Madeira e adorei aquela ilha, fiquei completamente apaixonada! Quero muito ir aos Açores agora :)
    Em Maio vou a Barcelona, alguma sugestão de sítios visto que estou a ver que és uma xpert no assunto ;)
    bjs!

    ResponderEliminar