Os 7 desenhos animados da minha infância

Fotografia retirada do site Hot 100.5 FM


«Eu ainda assisto desenhos animados e não quero saber a idade que tenho»



As minhas memórias de menina traquina [que sempre fui] não são muitas. Apenas preservo alguns fragmentos soltos, que me fazem recuar no tempo, para recordar uma etapa tão rica em gargalhadas. E uma das imagens que tenho mais presente é o brilho nos olhos enquanto via... desenhos animados.

Nesta fase específica da nossa vida, é tudo tão descomplicado, que a única coisa que nos apoquenta verdadeiramente é perder os episódios das nossas personagens favoritas. Claro que, inocentemente, nos vamos preocupando com outras questões, mas, enquanto crianças, temos uma alma muito pura e prática, que nos faz apreciar estes pequenos prazeres e viver o presente, porque nada é mais fascinante que aquele mundo, que estamos a descobrir no momento. E, naturalmente, eu não fui exceção. Apesar de, paralelamente, adorar jogar à bola, brincar com carrinhos e com algumas bonecas, também me divertia imenso este género de programas. E sou grata por ter nascido numa época em que a oferta, para além de vasta, era diversificada e de qualidade.

Pessoalmente, começo a perceber e a sentir que o meu fascínio em relação aos desenhos animados é idêntico ao que tenho, hoje, pelas séries. O que não deixa de ser curioso. Porque acabamos por transferir muitos dos nossos hábitos de miúdos, adaptando-os a uma realidade mais adulta. Atualmente, já não sou uma fiel espectadora dos primeiros, mas ainda paro para ver se estiver a dar algum episódio - por manterem o mesmo encanto e para matar as saudades. E tenho vários que fazem sobressair esse meu lado mais nostálgico. Porém, há sete desenhos animados que nunca esquecerei, por terem marcado a minha infância.

Navegantes da Lua: «Quantos não foram os que repetiram em frente à televisão: Em nome da Lua, vou castigar-te»? Honestamente, acho que perdi conta à quantidade de vezes que o fiz, sempre de sorriso largo. Ou, então, ao número de vezes em que o genérico me fez cantar/dançar. E o quanto sonhava em ter o poder de me transformar numa heroína, para combater contra o mal.

Inspector Gadget: As aventuras deste inspector engenhocas e desastrado faziam as minhas delícias. Muito provavelmente, fiquei com várias dores de barriga à custa do que me ria a observar as suas infinitas peripécias. 

Oliver e Benji: Tenho a ideia de que era necessário um episódio inteiro para se chegar à baliza adversária, mas todo aquele momento era vivido como se de um verdadeiro jogo de futebol se tratasse. A mestria de Tsubasa não passava despercebida a ninguém, assim como a sua relação com os companheiros de equipa. As emoções estavam sempre à flor da pele.   

Doraemon: Durante muito tempo, levanta-me propositadamente às sete da manhã, só para ver um novo episódio do «gato cósmico». Aquele bolso mágico era um mundo imprevisível e servia para despertar toda a minha imaginação. Além disso, divertia-me imenso a acompanhar todas as traquinices de Nobita, Shizuka, Gigante e Suneo. Juntamente com Doraemon, proporcionaram-me momentos hilariantes.

Digimon: O mundo paralelo em que viviam, pautado por monstro, ficção científica e uma dimensão computacional, envolvia-me de tal maneira na aventura que era impossível ficar indiferente a todo aquele ambiente. Humanos e seres digitais combatiam lado a lado, contra «forças malignas e obscuras», e eu desejava estar lá com eles.

As Três irmãs: «Um, dois, três. Somos três gémeas (...) um, dois, três. Somos as três irmãs». Há, sensivelmente, duas semanas, alguém partilhou uma fotografia a dizer que era do tempo destes desenhos animados. E, automaticamente, dei por mim a cantarolar a música do genérico. Não havia um episódio em que as três não fizessem alguma asneira. Por isso, a bruxa castigava-as, enviando-as para um momento específico, «onde embarcavam em aventuras com figuras históricas». Passei bons momentos nas suas companhias. E acho que, em parte, me revia nas suas travessuras.

Sakura: A caçadora mais incrível - e também um pouco desastrada - que alguma vez vi. Quando, por acidente, libertou um conjunto de cartas mágicas, não teve noção das consequências que isso desencadearia. A sua missão era, portanto, conseguir reuni-las a todas antes que os estragos fossem irreversíveis. E que maravilha foi ver todo o desenrolar dos acontecimentos. Não só em relação a este assunto, mas também ao que dizia respeito à sua vida.



Quais são os vossos desenhos animados de infância?

29 comentários

  1. Hehe adorei poder contribuir com esta sugestão :) sou um cadinho mais crescida mas adorava o Inspector Gadget :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah e descreveste na perfeição o que eu sentia ao ver os desenhos animados e hoje olho para o meu filho e vejo essa magia no olhar dele também :)

      Eliminar
  2. Pelo preço é um ótimo investimento mesmo eheh
    Obrigado, meu bem <3

    De todos não via Sakura :P
    Ai que saudades! Só me apetece voltar atrás no tempo, por favor :D

    NEW TIPS POST | LAST MINUTE GIFT GUIDE FOR FATHER'S DAY :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me tão bem de acordar antes das 8h para ver as Navegantes da Lua, adorava. Também vi o Inspector Gadget, o ursinho Kissifur, o carteiro Paulo, Oliver e Benji e a rua sésamo. Tempos em que os desenhos-animados eram bem mais educativos do que são hoje.

    Boas memórias! :)

    Bom sábado, minha querida!

    ResponderEliminar
  4. r: ter assim alguém é muito bom mesmo já tendo tido uma relação de vários anos que correu mal

    ResponderEliminar
  5. Confesso que vi muito poucos.
    O Inspector Gadjet :))

    Hoje:- A Chuva lava-me a alma.

    Bjos
    Votos de um Sábado Feliz.

    ResponderEliminar
  6. A estes sete só acrescentava dois: Samurai X e Dragon Ball. Como eu me perdia com estas séries animadas. Ainda hoje se estiverem a dar sou capaz de sentar-me a vê-las. Adoro-as!

    ResponderEliminar
  7. Os meus desenhos animados são muito mais antigos e a preto e branco e fascinava-me ver como conseguiam pôr o movimento dos bonecos em sintonia com a música.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  8. Eu adorava as Navegantes da Lua e as Três Irmãs! Que saudades! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Via todos, mas adorava e adoro o Doraemon! :D

    ResponderEliminar
  10. Amiga, boas recordações. Alguns desses minhas filhar amavam!
    Tenha um fim de semana abençoado e feliz. Abraços

    ResponderEliminar
  11. Desses que referiste só não gostava do Oiver en Benji, e o ultimo não conheço, mas de resto via tudo. E sim, ainda hoje adoro ver desenhos animados.

    ResponderEliminar
  12. Vi quase todos, menos a Sakura. Esse não conheço.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  13. Via alguns desses, mas não todos. Lembro-me que adorava o Dartacão, os Moto Ratos de Marte e do Dragonball... O Dragonball era quase uma doença, houve um ano em que até de férias, no Algarve, deixava a minha família na praia e ia sozinha (não era muito longe) para casa para ver o episódio do dia xD

    ResponderEliminar
  14. Ainda hoje tive a ver filmagens quando tinha seis anos e acredita que eu também era tão traquina ahaha. Era "devoradora" de desenhados animados e ainda adoro ver ahaha
    Saudades desses tempos :b

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  15. Acordar e ir para a frente da televisão ver desenhos animados; fazer os trabalhos à pressa para ir ver os desenhos animados... A vida era muito mais fácil quando éramos crianças :)
    Inspetor Gadget, Digimon, As Três Irmãs, Doraemon e Navegantes da Lua também fizeram parte da minha infância. E até me cheguei a mascarar de Navegante da Lua (ainda tenho o vestido xD).

    ResponderEliminar
  16. Eu adorava As Navegantes da Lua e As Três Irmãs. Que nostalgia *-*

    ResponderEliminar
  17. Também gosto muito de ver desenhoa animados. Divertem-me
    .
    * Mãos de amor que seguram um livro fechado ( Poetizando ) *
    .
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
  18. Não vi nenhum desses...a minha infância é mais longínqua!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  19. Bom dia, dos que vi, inspector Gadget é o que mais gostava, os outros nem por isso, julgo que desenhos animados mais antigos eram melhores, é uma questão de gosto.
    Feliz domingo e semana,
    AG

    ResponderEliminar
  20. "Pessoalmente, começo a perceber e a sentir que o meu fascínio em relação aos desenhos animados é idêntico ao que tenho, hoje, pelas séries. O que não deixa de ser curioso. Porque acabamos por transferir muitos dos nossos hábitos de miúdos, adaptando-os a uma realidade mais adulta. " Nunca tinha pensado nisso, mas é mesmo verdade! Acho que nós, quando nos tornamos adultos, procuramos hábitos que sejam ditos adultos, mas que ao mesmo tempo nos forneçam algum conforto e nos recordem os nossos tempos de crianças.
    Desses só via o Digimon. Os que eu mais via era o Stich, o Recreio, a Kim Possible e o Tom & Jerry :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  21. Doraemon e Navegantes da Lua fizeram parte da minha infância também e seguia religiosamente cada episódio destas duas séries. Que saudades reler este texto ;) Ninja Hatori também tinha bastante piada. E sim, por vezes, também vejo desenhos animados e tenho 30 anos. Qual é o problema? ;)

    Beijinhos,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  22. Adoro todas as tuas opções eu era espectadora de todas xD
    Amava as navegantes da lua e o Doraemon, venerava com aquilo!

    ResponderEliminar
  23. Ai desenhos animados. Adorava tanto, no entanto, desta tua lista apenas via oliver e benji - conheço os outros mas não eram tanto o meu vício. Eu via teletubies, recreio, kim possible também, a avó detetive e o tom & jerry :p
    Ainda hoje paro a ver alguns desenhos, mas infelizmente acho que há alguns tão mas tão estúpidos e violentos agora. De vez em quando lá se apanham alguns bem engraçadinhos :)

    ResponderEliminar
  24. Eu adoro animação. Não só fez parte da minha infancia como ainda faz e influencia em muito na pessoa que sou.
    Adoro todas as series que tens na lista. Em especial as navegantes. Eu vi muito essas e Dragon Ball. Hoje ainda vejo animação. Steven universe, Star vs forces of evil, são duas das que mais gosto. É uma abordagem diferente de Magic Girl alem de falar de temas muito importantes como Racismo, igualdade d genero, Girl power. 👊

    ResponderEliminar
  25. Estes já são um bocadinho à frente do meu tempo, mas o Inspector Gadget, é intemporalmente divertido!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Via imenso o Doremon e o Oliver Benji. Adorava de facto. Agora com os 18 começo a entender que a nostalgia começa a apertar um pouco mais. Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
  27. Olá linda!
    Adorei o blog, inclusivo já o estou a seguir ;D
    Gostei muito do post, pois fez-me relembrar muito da minha infância de quando eu ia para casa da minha avó e ficava ansiosa para ver o Inspetor Gadget, Oliver Benji, Dragon Ball, entre outros desenhos animados.
    Deixo aqui o meu blog https://franciscafernandes18.blogspot.pt/ caso queiras dar uma vista de olhos, comentar e quem sabe caso gostes seguir ❤❤❤❤

    Beijinhos

    ResponderEliminar