As minhas 7 manias na hora de ler

Fotografia retirada do tumblr de Raluque


«Ler é a arte da liberdade»



Ler é um ato solitário. É um momento introspetivo. Entramos numa espécie de bolha e esquecemos tudo ao nosso redor. E abrimos portas a um mundo ficcional [ou verídico], que nos permite viajar. Ir sem sair do lugar. E descobrir realidades que, por vezes, nem imaginávamos ser possíveis. E assim se passam horas, que nos atribuem consistência. Conhecimento. Vida.

Estamos tão concentrados a acompanhar o enredo, que nem nos apercebemos de certos detalhes em nós. Quando inicio uma nova obra, e me envolvo por completo com a narrativa, acabo por ter algumas reações. Já são recorrentes, mas demorei até descobrir que as tinhas. Assim que fiquei consciente delas, confesso, teve a sua graça, porque adquirimos determinadas manias muito próprias. E eu tenho sete, que se tornaram mais ou menos evidentes consoante a minha atenção. 

Cheirar o livro: Seja novo ou antigo, é um hábito que me acompanha sistematicamente, até porque acho que o cheiro também faz parte da sua história. E é sempre único.

Corrigir erros mentalmente: Se a leitura for mesmo envolvente, há uns quantos que não deteto. Contudo, se verificar algum, tenho que parar e reler a fase com a correção mental feita. É, talvez, um pouco picuinhas, mas acho que estes erros acabam por ser ruído e quebrar o ritmo.

Tapar os parágrafos seguintes: Principalmente quando o enredo é tão entusiasmante. Como fico com imensa vontade de descobrir rapidamente o que acontece depois, corro o risco de avançar sem ler a parte em que estou com a atenção devida. Deste modo, se tapar, evito este erro terrível.

Fechar os olhos: E imaginar a cena a acontecer. Por isso é que adoro o livro, enquanto objeto, porque nos permite criar o nosso cenário, mesmo que a descrição seja extremamente detalhada; há sempre margem para a nossa imaginação voar.

Só parar no final do capítulo: Independentemente do que possa estar a acontecer, por maior que seja o cansaço/sono, não consigo parar a leitura entre páginas. Não só porque quebra a sequência de descoberta, mas também porque se torna mais intuitivo para retomar a leitura, sobretudo quando a pausa é mais extensa do que, inicialmente, pretendíamos.

Reações por reflexo: «Joana bocejou» e eu bocejo; «Jaime sorri» e eu sorrio; «Paula pisca o olho» e eu pisco o olho. E os exemplos não param, porque há ações/gestos que quase exigem uma reprodução automática.

Comentar em voz alta: Sobretudo quando a narrativa segue um rumo inesperado ou há uma reviravolta surpreendente. Nesses casos, é frequente ficar a falar sozinha. Há quem faça observações mudas, eu tenho necessidade de me expressar de forma audível. Porém, são intervenções curtas, porque a leitura tem que prosseguir.



Quais são as vossas manias a ler?

32 comentários

  1. Hehe e julgava eu que era caso único nas reações por reflexo :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho o hábito de parar, só, no próximo capitulo.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Parece que não sou «esquisita»... há mais pessoas como eu :) e que bom que é <3 Ihihih :)
    Beijinho grande*

    ResponderEliminar
  4. Cheirar os livros é um "vicio" que eu também tenho.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro o cheiro a livros (= embora não os cheire a todos, confesso hehe. E também corrijo os erros! xD

    ResponderEliminar
  6. Cheirar um livro novo é quase ritual, adoro o cheiro das folhas acabadas de imprimir.

    Costumo ir espreitar o final, até posso não perceber nada do que lá está, mas é um vício incontrolável xD.

    E adoro procurar frases que me fiquem na memória, reflexões espalhadas pelo enredo.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Também tenho o hábito de só parar de ler no final do capítulo, a menos que me chamem para alguma coisa e odeio que me interrompam a leitura -.- E também costumo sempre dar pelos erros, não falha ahahaha mas não preciso de fechar os olhos para imaginar o que estou a ler :D Tanto a ler como a escrever, consigo automaticamente imaginar a situação na minha cabeça como se estivesse a ver um filme. Acho que não sou mesmo normal, já suspeitava...:P

    ResponderEliminar
  8. Adoro cheirar as folhas de um livro novo, é tão bom!

    https://acasadabrancadeneve.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Também cheiro o livro e procuro sempre parar no final do capítulo, a não ser que já esteja com um sono desgraçado por ter ficado a noite inteira a ler xD E corrijo mentalmente os erros, até porque me deixam logo desorientada.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Eu (Telma) só não fecho os olhos, mas de resto é tal e quaaaaal!! Não podia concordar mais!

    ResponderEliminar
  11. Se há coisa que eu adoro fazer é estar a ler a imaginar! Acho que tenho uma imaginação muito fértil xD Mas pronto, já vi pelos comentários que não somos as únicas ahaha

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  12. Eu também cheiro o livro e só paro de ler quando o capítulo termina! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Boa leitora :-) Já eu só tenho o habito de cheirar ou então de me esquecer que estou no metro ou na paragem do autocarro, e rir sozinha ( se for para isso ) ou suspirar ...

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. me ha encantado este post, todos tenemos nuestras manias

    ResponderEliminar
  15. muito bem, vícios saudáveis são sempre bons, e a leitura é capaz de ser dos únicos vícios saudáveis que se recomenda em execesso !
    se quiser, passe no meu blog
    https://eumcafe.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Também cheiro sempre os livros e gosto de parar para reflectir sobre o que vou lendo. Também gosto de terminar sempre o capítulo. Colo mil marcadores nas frases que gostei. Digo sempre "só mais um capítulo". Gosto tanto de ler. É viajar sem sair do lugar ♡

    p.s.: Já respondi à TAG do nunca mais ;)

    ResponderEliminar
  17. Cheirar o livro, ahaha, e quando é novo cheira tão bem =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  18. Ler é o ex-libris da sapiência
    . Ler um livro é dar cultura à alma
    Cumps

    ResponderEliminar
  19. Não sei quais são as minhas manias quando leio um livro.
    Mas sei que não tapo os parágrafos seguintes...
    Continuação de boa semana, amiga Andreia.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  20. Cheirar o livro, fechar os olhos e só acabar no fim do capítulo - sou igual. São manias que nos acompanham e só damos conta quando nos focamos nisso :p

    ResponderEliminar
  21. Partilho todas as tuas manias menos "Tapar os parágrafos seguintes" na verdade sou bastante curiosa e vou espreitar, não resisto ahahah

    ResponderEliminar
  22. Meus Deus, leste-me a mente? É que eu faço isso tudo, não estou a exagerar xD. Principalmente a de tapar os parágrafos seguintes, tenho o vício terrível de avançar parágrafos em cenas entusiasmantes.
    Beijinhos,
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  23. Tenho alguns tal como tu. O de cheirar o livro é tapar a parte seguinte é que não tenho (risos). Adorei o post! Beijinhos ❤️

    ResponderEliminar
  24. Ah, quantas vezes visitei este blog e não manifestei o meu carinho! Lamento imenso... Vou compensar, certamente! Eu já me apercebi, de igual modo nesse momento solitário (em absoluta concentração), que tenho alguns tiques! Eu envolvo-me de tal forma que me esqueço de verificar os minutos que passam e cheirar os livros, sejam novos ou velhos, sabe-me sempre bem, hahahaha. Em relação aos restantes tópicos, não manifesto semelhante... contudo, tem um que é o meu pior feitio: corrigir erros. Esse sim, é o meu tique supremo. Eu não aguento determinadas traduções, expressões, etc... Incomoda-me, hahaha. Comentar em voz alta não costumo fazer, mas costumo largar alguns ruídos quando ocorre determinada coisa, hahaha. Faz parte! Adorei o post <3

    Um abraço,
    swacre.com/

    ResponderEliminar
  25. Revejo-me em todas, principalmente na de tapar o parágrafo, quando estou num momento mesmo interessante e não quero spoilers.

    ResponderEliminar
  26. Também tenho algumas destas manias. Muitas vezes dou por mim a sorrir feita parvinha com alguma coisa que estou a ler, ou a abrir a boca com alguma coisa chocante... e agradeço profundamente pelo facto de não estar ninguém a olhar para mim nesses momentos xD quanto à questão dos capítulos, também tento parar apenas no final... ou então, nos livros em que fazem paragens dentro do capítulo, tento parar nessas partes.

    ResponderEliminar
  27. Eu quase sempre, vou ler o final :) pancada, eu sei, mas que queres? leio o livro na mesma, mas tenho que ler sempre o fim lol
    Beijinho linda.

    ResponderEliminar
  28. Também tenho algumas, também corrijo erros e faço isso também a ler blogues faz-me confusão ler e a frase não fazer sentido para mim. Não comento em voz alta mas faço sons do género "pff" e coisas parecidas :p. E a menos que tenha de parar a meio também só pouso o livro no fim do capítulo.

    ResponderEliminar
  29. Eu gosto de sentir o cheiro do livro, faz tão bem, Andreia bjs.

    ResponderEliminar
  30. O cheiro dos livros é fascinante e corrigir os erros também o faço mas o das reações por reflexo não estava à espera :b Ahahah

    ResponderEliminar
  31. Também cheiro sempre o livro. Acho mesmo que é o que sempre me irá afastar dos e-book.
    aquela bosta não cheira a nada. eheh

    ResponderEliminar