Os 7 locais em Portugal onde quero regressar

Fotografia da minha autoria

«Viajar? Me chame que eu vou!», Inês Brasil


Portugal é um mundo. De pessoas. De tradições. De história. De lugares maravilhosos, com uma beleza e singularidade apaixonantes. Fui uma privilegiada, sem ter essa noção na altura, por ter podido visitar tantos sítios do nosso país. Hoje, com um olhar mais reflexivo, arrependo-me de, em criança, não ter dado tanto valor a cada viagem, a cada aventura, a cada detalhe. Porém, acredito que vou sempre a tempo, apesar de não conseguir recuperar todos esses fragmentos.

Há pequenos traços de memória que me fazem voltar a locais onde já estive. E são essas recordações, quase palpáveis, que me transportam para diversas fases da minha vida, que partilhei com pessoas distintas e em contextos diferenciados. Existe qualquer coisa de reconfortante nessas lembranças, que aparecem sem eu pedir e que me aproximam de um dado momento. Simultaneamente, reforçam a minha vontade de regressar e de os revisitar. Como se fosse uma nova oportunidade para refazer todos os meus passos e para me perder, novamente, de amores por esses recantos encantados.

Um dos meus maiores sonhos é percorrer Portugal de Norte a Sul - talvez, inconscientemente, em busca de um tempo que não reaparecerá. No entanto, sei que o quero fazer, sobretudo, pela possibilidade de ser invadida por tanta cultura e tantas experiências novas. Costumam dizer que não devemos voltar onde fomos felizes, mas eu discordo por completo. Há lugares que me definem. E há outros cujas formas quase não lhes reconheço, por a distância física e memorial ter quebrado a ligação criada no passado. Por isso, se pudesse, partia já. E tinha sete locais prioritários onde ir:


Ericeira: Esta «vila voltada para o mar» parece uma tela pintada de tons azuis e brancos. A sua calma e beleza não deixam ninguém indiferentes. Só estive lá um fim-de-semana, mas foi o suficiente para me conquistar para sempre!

Évora: Foi, durante vários anos seguidos, um dos meus destinos de férias. Há tanto para ver. E tanto que acabei por não descobrir. E até as temperaturas acima dos 40ºC tornavam a experiência única. Tenho imensas saudades das noites de conversa na Praça do Giraldo. De chegar à Albergaria Vitória, perto da meia-noite, e ir comer uma tosta de fiambre. E de, na manhã seguinte, acordar cedo, entrar no carro e perder-me naquelas planícies. Verdade seja dita, toda a região alentejana é um regalo. Para a vista. E para o coração.

Serra da Estrela: Vale a pena visitá-la em qualquer altura do ano, porque, para além de nos sentirmos abraçados por toda a sua beleza paisagística, o contacto com a natureza é puro. Contudo, confesso que é no inverno que mais me atrai ir até lá, pois adoro neve. E as recordações que esta zona me trás, principalmente nesta altura. Dentro de uma camioneta do Espírito Santo, reuníamos toda a família para uma verdadeira aventura. Fosse possível regressarmos todos, enchouriçados para nos protegermos do frio, e eu não precisaria de muito mais para me sentir plena.

Guimarães: Berço de Portugal! A minha primeira vez num castelo. E, provavelmente, a razão que impulsionou todo o meu fascínio por este tempo medieval. Naturalmente, esta cidade tem muito mais para oferecer. Porque «é um labirinto de vielas sinuosas ladeadas por casas antigas, decoradas com estátuas que conduzem à bela praça principal, o Largo da Oliveira, e ao antigo Palácio Ducal».

Lisboa: A última vez que estive na capital foi há sete ou oito anos, quando ainda frequentava o secundário [11º/12º ano, não sei precisar], para uma visita de estudo ao Palácio de São Bento [pela segunda vez]. Quero muito regressar. Parar. Explorar. Caminhar. Fotografar. E perder-me nos inúmeros detalhes que merecem um olhar demorado.

Mafra: O «Real Convento de Mafra, mais tarde batizado de Palácio Nacional de Mafra, é uma imponente obra do reinado de D. João V». A sua fachada é fascinante. E o seu interior não deixa ninguém indiferente. Já tive oportunidade de o visitar duas vezes e rendi-me em ambas. No entanto, esta vila não se centra exclusivamente neste monumento. A sua tapada e o restante património são motivos suficientes para querer regressar.

Óbidos: É uma «vila pitoresca e bem preservada». Situada num ponto alto, subir às muralhas e explorar todo o seu espaço e os monumentos/museus disponíveis vale-nos uma experiência única e completamente absorvente. Mal posso esperar para repetir!


Quais os locais onde gostariam de regressar? Conhecem algum(ns) destes?

32 comentários

  1. E Portugal tem tanto para conhecer....

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Costuma dizer-se que devemos regressar aos lugares onde fomos felizes.

    Da tua lista visitei: Lisboa, Guimarães e Serra da Estrela; mas destes locais Lisboa é aquele de que tenho mais saudades. Adoro Lisboa :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Évora, tenho de regressar também , adorei aquilo! É tão simples e pacifico e tradicional!

    Beijinhos*****

    ResponderEliminar
  4. Santarém não é muito grande mas também tem sitios giros, podes sempre vir ao Ribatejo comer uma sopa da pedra ;)

    ResponderEliminar
  5. Dos que queres regressar, gostava de este ano ir a óbidos, adoro!
    Este ano também gostava de ir ao Gerês, nunca fui!

    ResponderEliminar
  6. Portugal tem tantos encantos :)
    GOstava muito de ir a Ericeira e à Serra da Estrela mas agora só sonho com Sintra! :)
    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Gerês não está na lista? :o
    Guimarães é incrível! E Óbidos foi das minhas cidades preferidas de visitar!

    ResponderEliminar
  8. Ahh só conheci Lisboa e fiquei encantada com a cidade! Fiquei com vontade de voltar a Portugal para conhecer todos esses lugares! ;)

    Gostei daqui! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Todos os locais que referes são lindos! Já estive em todos, alguns muito mais que uma vez. De todos Évora é o que me diz mais, passei lá 5 anos da minha vida, e volto sempre que posso! Deste lado desejo regressar a Marvão, a Mértola, Castro Laboreiro, Braga, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Sintra, entre tantos outros! Portugal é maravilhosos, ainda me falta tanto por conhecer! Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Locais que, conheço uns e outros não. Mas sei serem locais fabulosos :))

    Bjos
    Feliz Terça-Feira

    ResponderEliminar
  11. Fui a Óbidos em Dezembro e fiquei de coração derretido!!! É excelente mesmo <3
    Já fui também à Ericeira e a Mafra!!!

    Beijinhos
    Cloud World

    ResponderEliminar
  12. Um país tão pequeno e com tanto para dar :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  13. Óbidos é uma vila linda e Lisboa é encantadora! Espero voltar, um dia, à Ericeira porque tenho poucas lembranças de lá! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Portugal é um país lindíssimo. E acho que não é apenas por ser nosso que o dizemos, mas porque está à vista de todos as maravilhas e os prazeres e as paisagens de sonho que temos por visitar.

    Deste-me uma nostalgia em relação à minha Évora... Não sei se sabes, mas estudei em Évora durante três anos e é tal e qual como descreveste, tudo! Dá vontade de voltar e voltar e voltar, sempre. Das cidades mais lindas do nosso Portugal <3

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  15. Todas elas, boas escolhas.
    Ando com muita vontade de voltar ao Porto e a Guimarães. No Porto estive em 2007 (as passagens a caminho do Minho, não contam) e a Guimarães não vou desde 1988. No verão passado estive na Peneda Gerês e estava previsto tirar um dia para visitar Guimarães, mas perco-me sempre nas alturas e é difícil arrancarem-me da serra para a cidade. No regresso já vinha cansado e Guimarães voltou a ficar adiada.

    ResponderEliminar
  16. Conheço de passagem todos, menos Guimarães :( mas Portugal é lindo sim, eu quero voltar ao Gerês que adorei e já não vou há muitos anos.
    Beijinho minha linda.

    ResponderEliminar
  17. Há em Portugal muitos lugares bonitos,
    haja disponibilidade para os visitar
    também e porque em todos esses sítios
    há sempre um restaurante para se petiscar!

    Boa noite e bons sonhos Andreia.

    ResponderEliminar
  18. Escreves tão bem! :D Portugal é sem dúvida um país lindo e cheio de história.
    Nunca fui a Évora nem a Guimarães e adorava! A Ericeira costumo ir com alguma regularidade porque me traz a tranquilidade do mar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. De todos esses sítios, só não fui a Ericeira. Além de querer ir a esse, gostava de regressar a todos ( apesar de ter estado em Lisboa há relativamente pouco tempo xD, mas é a capital e tem tantos sítios que ainda não explorei).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  20. Mafra e Ericeira, mesmo minjas vizinhas :) ainda bem que gostaste desta nossa zona! Tem sempre um ar marinho maravilhoso que adoro!

    ResponderEliminar
  21. Ai, agora fiquei com saudades de Évora, da Ericeira e da Serra da Estrela :c Em Óbidos fui há pouco tempo e é maravilhoso❤

    ResponderEliminar
  22. Portugal têm encanto só é preciso querer vê-lo! Dos sete locais só conheço Guimarães e a Serra da Estrela que trazem-me tão boas recordações, já Lisboa só fica do outro lado do rio para mim mas que todos os dias me apaixona!

    Beijinhos, Hellen ❤
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Moro perto da Ericeira, Mafra e Óbidos são fantásticas para se visitar
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Um dia que possas, vai! É incrível e certamente te dará aso a trazeres de lá mil e uma histórias escritas. O cenário é idílico :D

    Quero muito visitar mais a Zona de Lisboa: Mafra, Ericeira e afins :P A Óbidos adorava ir no Natal pela magia subjacente :D
    Tens de voltar a Lamego, também ehehe :D

    NEW TIPS POST | VALENTINE’S DAY GIF GUIDE: EASY VERSION <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  25. Um dos meus sonhos é também percorrer portugal de uma ponta a outra. Posso dizer que óbidos para mim acabou por ser uma desilusão, criei uma expectativa tão grande que foi por água abaixo. Serra da estrela e Guimarães estão marcados para este ano :D

    beijinhos,
    Beijinhos,
    DEZASSETEINSTAGRAM

    ResponderEliminar
  26. Portugal tem tantos lugares maravilhosos, uma pessoa perde-se facilmente por estes encantos.
    "Esta «vila voltada para o mar» parece uma tela pintada de tons azuis e brancos. A sua calma e beleza não deixam ninguém indiferentes." - é dos meus lugares favoritos de sempre, vou lá desde pequenina todos os anos e este ano vou levar a Jane comigo, é um encanto.
    Nunca estive dentro do Convento de Mafra, mas já tive no exterior e é uma maravilha aos nossos olhos :)
    Óbidos, quero tanto tanto conhecer.

    ResponderEliminar
  27. Boas escolhas ^^ Conheço todos os locais que mencionaste. Realmente tenho imensas saudades da Ericeira e Mafra e moro relativamente perto. Tenho de voltar lá num destes fins de semana ^^

    ResponderEliminar
  28. tudo locais maravilhosos :D já visitei todos eles! e também espero voltar a visita-los em breve :))

    ResponderEliminar
  29. Portugal é um encanto! Tem muito para visitar,todas estas cidades e vilas conheço bem gosto muito.
    Em Novembro passado fui a um concerto no convento de Mafra. Espetacular!!
    Bjs

    ResponderEliminar