«Cadeia de Desafio Literário»


«Quando lemos, conseguimos viajar para muitos lugares, encontrar muitas pessoas e conhecer o mundo. Também podemos aprender a lidar com os problemas que tenhamos, instruindo-nos com as lições do passado», Nelson Mandela.


A Ana Ribeiro, do blog EscreViver [Portfólio de Escrita], nomeou-me para mais um desafio. Desta vez, o tema base é a literatura e o objetivo é muito simples. Ora vejam:

«Lista 10 livros que de alguma forma ficaram contigo. Demora apenas alguns minutos, não penses demasiado. Não têm que ser os livros “certos” ou grandes obras literárias, apenas aqueles que te tocaram de algum modo. Em seguida, nomeia alguns amigos que sabes que gostam de ler».

Não vou fazer a última parte, mas deixo o desafio aberto a quem o quiser levar. A lista está numerada não por ordem de preferência, mas conforme me fui lembrando dos mesmos. Sem mais demoras, aqui ficam as minhas escolhas:


1. Contos das Cidades das Pontes, coordenação de José António Gomes (vários autores);
2. Como é linda a puta da vida, Miguel Esteves Cardoso;
3. Não há coincidências, Margarida Rebelo Pinto (li todos os livros dela, com exceção dos infantis, e cada um marcou-me à sua maneira);
4. A vida num sopro, José Rodrigues dos Santos;
5. A Culpa é das Estrelas, John Green;
6. A Desumanização, Valter Hugo Mãe;
7. Não nos roubarão a esperança, Júlio Magalhães;
8. Orgulho e Preconceito, Jane Austen;
9. Os homens que odeiam as mulheres, Stieg Larsson (e os outros dois da trilogia Millennium);
10. A criança que não queria falar, Torey Hayden (além deste, já li mais três dela e marcaram-me de igual forma).


Já leram algum destes? Têm vontade de o fazer? Podem deixar sugestões. Espero que tenham gostado. Se quiserem partilhem também quais aqueles que mais vos marcaram. Fiquei curiosa em descobrir o que se lê por esses lados. 

You Might Also Like

20 comentários

  1. Desses todos só li um (5) mas gostava de ler uns tantos que aí tens, nomeadamente 2, 3 e 10 (principalmente, pois os outros não conheço - conheço o número 9 mas ainda não sei se o quero ler xD). Adoro Margarida Rebelo Pinto, tenho já alguns livros dela, nomeadamente Minha Querida Inês, Vou Contar-te um Segredo, I'm In Love With a Popstar, O Amor é Outra Coisa e Diário da Tua Ausência.

    ResponderEliminar
  2. Já li o 5 e o 10 :) E conheço outros da lista mas ainda não tive oportunidade de lê-los. Vou pesquisar aqueles que não conheço ;)

    ResponderEliminar
  3. a culpa e das estrelas o livro da minha vida :D
    bom fim de semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. r: Realmente a escrita da Margarida Rebelo Pinto é fantástica. Parece mesmo que nos lê a alma... Adoro :) terei então de ler os restantes livros que estão nessa lista ;)

    ResponderEliminar
  5. resp: é mesmo pior, não gosto nem por nada

    ResponderEliminar
  6. Adorei este desafio. Da tua lista só li o Orgulho e preconceito, um livro que adorei, li-o porque estava numa lista que a minha prof de português nos deu no 11º ano para escolhermos um livro e fazermos um resumo para apresentar, na altura não consegui ler esse livro mas gostei tanto do título que o comprei mais tarde. Adorei, fiquei apaixonada pela época e por Jane Austen, estou prestes a concluir a pequena colecção dela.

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva

    Beijos*

    ResponderEliminar
  7. ANDREIA! Eu sei que isto não interessa a ninguém, MAS eu adoro ler e tenho de comentar isto. Ora bem, não li muitos dos que tu escolheste para fazer a lista, mas eu quero MUITO MUITO MUITO ler o The Fault In Our Stars ("A Culpa é Das Estrelas") e um do mesmo escritor, que não consta na tua lista, que se chama Looking For Alaska ("À Procura de Alaska"). Quero também ler The Girl With The Dragon Tattoo ("Os Homens Que Odeiam As Mulheres"). QUERO MUITO MUITO (...) MUITO! Por isso, já sabes! Vou assaltar-te a casa, roubar o livro, ler e voltar a meter no mesmo sítio (prometo que fica direitinho)! E, por fim, acabei de ler, recentemente, "A Criança Que Não Queria Falar". Tinha lido primeiro "A Menina Que Nunca Chorava" e soube, depois de acabar, que havia um anterior a esse. Portanto, adquiri-o, li e depois voltei a ler "A Criança Que Nunca Chorava". Só porque faria mais sentido. Nestes últimos dias li também "A Prisão do Silêncio" da mesma autora, Torey Hayden. Adoro os livros dela. E há uns tempos ouvi dizer que "O Nadador", de Joakim Zander, era um bom livro, mas nunca cheguei a ver. Pelo que me disseram e da maneira que disseram, parece do meu gosto.

    ResponderEliminar
  8. resp: no verão é que sabe mesmo bem :)
    bom fim de semana *

    ResponderEliminar
  9. r: Nem sabes a quantidade de vezes que já me disseram isso a vida toda... Aliás, sempre que digo que sou alérgica muitas vezes as pessoas nem me levam a sério, acham que eu estou a gozar. E quando me levam a sério ficam a olhar para mim como se de repente eu me tivesse transformado num alien xD

    ResponderEliminar
  10. Da tua lista já li 3, também adoro ler!!
    Bj S

    ResponderEliminar
  11. Gostei da ideia...
    Acho que assim que puder vou responder a este desafio no meu blog!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  12. r : aqueles biscoitos são tãooo bons :D

    ResponderEliminar
  13. adorei o desafio vou ''roubar''...dos livros que mencionaste não li nenhum mas estou ansiosa por ler ''A culpa é das estrelas'' vi o filme e fiquei completamente rendida.

    ResponderEliminar
  14. Adoro os livros da Torey :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. R. Bom estudo *
    resto de um bom Domingo :)

    ResponderEliminar
  16. Estão nesta lista vários livros que eu quero ler, A vida num sopro, Como é linda a puta da vida, A culpa é das estrelas ( não gostei tanto do filme como estava à espera, é bonito, mas dizem que o livro é bem melhor, devia ter lido primeiro o Livro eheheh )

    Beijinhos Querida :)

    ResponderEliminar
  17. Só li o a culpa é das estrelas mas conheço todos!

    ResponderEliminar