O que fala ao coração #8


«A minha ideia é que há música no ar, há música à nossa volta, o mundo está cheio de música e cada um tira para si simplesmente aquela de que precisa», Edward Elgar


Não passo um dia sem ouvir música. Esta semana, como não poderia deixar de ser, continuamos em Português. E no masculino. Com a única diferença na quantidade de elementos, porque, desta vez, a escolha recai sobre um grupo que começa a dar os primeiros passos no mundo da música, mas que já é conhecido de outras andanças. Quem os reconhece sabe que o talento é inegável e cada vez maior. Quem ainda não conseguiu identificar vai descobrir um pouco daquilo que eles são. Porque serão sempre muito mais do que aquilo que algum dia serei capaz de definir.
 
David, Eduardo, João e Tiago. Quatro nomes distintos, no talento, na idade, na naturalidade, na personalidade. Ditos em separado talvez não vos digam grande coisa, mas se vos falar em Aurora acredito que a reação seja outra e que compreendam que são tão iguais na vontade, na ambição, no trabalho e no sonho que os move. Concorreram ao Factor X sem se conhecerem (com exceção do Eduardo e do João) e sem preverem que isso iria mudar na fase do Bootcamp. Juntaram-nos. E eles criaram os Bring Us Tomorrow, mas com a passagem às galas mudaram o nome para aquele que, a meu ver, os descreve melhor. A partir desse momento foi vê-los crescer e conquistar pequenas vitórias. 

Há dias em que os ouço e custa-me crer que são tão novos, pela maturidade com que cantam, com que interpretam músicas que todos nós conhecemos, com que se dedicam ao que fazem. Não é a primeira vez que falo sobre eles (aqui), por isso corro o risco de me repetir nos elogios. E tenho a certeza que não será a última, pois acredito mesmo que as surpresas não parem por aqui. O caminho ainda agora começou. E eu estarei aqui para os ver chegar sempre mais longe. 

Nunca escondi que sou fã incondicional de música portuguesa. Ter alguém num programa deste nível com tanta vontade de a defender encheu-me o coração. O carinho foi automático e o orgulho foi aumentando de dia para dia. Confesso, nas semanas iniciais tive algum receio que com o término do Factor X este projeto lhe seguisse os passos, não por falta de talento, mas por falta de oportunidades. Se a esperança era de que acontecesse o contrário, o alivio fez-se sentir mal demonstraram toda a vontade que tinham em continuarem juntos. E ainda mais quando, na gala em que saíram, o mentor Paulo Ventura afirmou que «eu vou agarrar em vocês e vocês vão ser uma banda do arco da velha já!».

O programa acabou há uns meses e desde então têm-se dedicado aos originais. É inevitável criarem-se expectativas sobretudo quando foram gigantes semana após semana. Continuarei a dizer que aquilo que eles fizeram poucos seriam capazes. Foi preciso coragem. Saltaram sem rede e sem medo de caírem. Desafiaram-se. Superaram-se. E conquistaram o seu espaço com um carisma muito próprio. Precisamos de mais pessoas com esta garra. Não foi, de todo, um percurso fácil, não só pela dificuldade em criarem os arranjos e conjugarem quatro vozes, quatro guitarras, quatro personalidades, de forma a que tudo resultasse, mas também por serem todos de cidades diferentes - Santa Maria da Feira, Barcelos e Beja. No fim, tudo compensa, mas é preciso pulso firme para aguentar os nervos, noites mal dormidas e cansaço acumulado. Ser perseverante é uma qualidade que só quem quer vencer tem. Eles têm. E querem. 

A ansiedade em saber como seria o caminho deles depois do Factor X era enorme. E enorme era também a expectativa. Habituamo-nos a ver aquela pessoa ou aquele grupo num determinado registo, interpretando músicas que não são suas. Quando passam para o outro lado queremos que sejam ainda melhores - e, quem sabe, um dia serem as músicas deles a serem interpretadas num outro programa de televisão. Conseguiram superar todas as minhas expectativas e ser ainda mais gigantes do que aquilo que foram ao longo de nove galas. Não que tivesse dúvidas de que seriam capazes, até porque isso era impossível, mas é bom quando alguém que admiramos nos consegue surpreender assim. 

Trabalho de qualidade requer tempo, não se pode acelerar o processo. É preciso paciência, calma e ainda mais dedicação. Foi no Ai Cruzes que mostraram ao público presente dois dos seus originais e digo-vos que valeu cada segundo de espera. Não estive lá para ouvir em primeira mão, mas são duas músicas para ouvir em constante repetição. Pode não parecer, mas já não tenho palavras para descrever o orgulho que é acompanha-los, ainda que à distância. Vê-los conquistar cada vez mais admiradores. Vê-los subir mais um degrau. Sabe-los a crescer, mas reconhecer-lhes a humildade com que começaram. Saber que estes Aurora são o início de algo novo, promissor e com sucesso cravado na sua identidade. Um dia vamos mesmo encontrar-nos num desses palcos espalhados pelo país. Não prometo conseguir estar na primeira fila, mas prometo estar e saber as letras de cor. Já faltou mais. 

Não restam dúvidas quanto à escolha desta semana. O que fala ao coração é dedicado aos Aurora, com a esperança de que sejam repetentes nesta rubrica com outros originais. Nunca me cansarei de dizer isto: são incrivelmente gigantes.




Já conheciam? O que acharam dos originais? Qual gostaram mais?

You Might Also Like

42 comentários

  1. Desta vez, já conhecia a banda, para variar um bocadinho :p
    Eu gosto mais da primeira música, ainda que não oiça muitas vezes.

    ResponderEliminar
  2. Sim, espero que sim :)

    Tem dias não, tu tens sempre razão :p

    sim, eu vou conseguir tem que ser :)

    Ow, que querida! Obrigada :p

    ResponderEliminar
  3. lindos *.*
    resp: obrigada querida ♥

    ResponderEliminar
  4. Como grande fã deste grupo, não podia deixar de dar os parabéns pelo excelente texto.

    Estes rapazes são formidáveis, cantam e tocam cada vez melhor, estão cada vez mais entrosados, cada vez surpreendem mais. E parece que estão cada vez mais giros também, eu nem consigo olhar para essa foto de frente.

    Quanto os originais, adoro ambos mas "Dança a Dois" fica mais na cabeça, tem tudo para ser grande sucesso mesmo, até na pista de dança.

    Eles estão em melhor qualidade por exemplo aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=j70Jkmy-Cr0 (Levou-te de Mim)

    http://www.youtube.com/watch?v=o8bec_wmkFw (Dança a Dois)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Amiga texto maravilhoso amei as musica
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  6. Mas estas com ela no resto do ano, e isso já é muito importante. E sabes que ela vai estar sempre lá para ti *.*

    ResponderEliminar
  7. Assim já estas com ela, são os pequenos momentos que nos fazem mais felizes :)

    ResponderEliminar
  8. Bom dia.

    Que todos tenhamos um dia de domingo bom. Com muito sol, paz e harmonia.
    Que o Criador, não esqueça jamais, das nossas lutas, mesmo aquelas individuais, e nos contemple com a sua piedade divina, e sobre tudo o seu perdão.
    Que a família continue sendo Sempre, o acolhimento de cada um de nós.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Olha que músicas lindass :D eles realmente cantamm muito bemm :))
    r: o tempo passa, realmente! dai estar quase no fim :p
    ahh, já percebi!
    obriigadaa, correu tudo bem :p

    beijinhoo ❤

    ResponderEliminar
  10. Espero bem que cresça mais, eheh
    obrigadaa, beijitoo ❤

    ResponderEliminar
  11. Já tinha ouvido falar da banda, mas sinceramente nunca tinha ouvido nenhuma música deles ( e são giros) ahaha
    R: Muito obrigada querida, espero que ontem te tenhas divertido muito!

    ResponderEliminar
  12. Fiquei muito contente com este post :) Eu adoro os Aurora e estava ansiosa para ouvir os seus originais e gostei muito :) Espero que tenham muito sucesso pois eles merecem.

    http://morningdreamsfree.blogspot.pt/

    Sofia Silva

    Beijos*

    ResponderEliminar
  13. Amiga passando para ti deseja uma semana maravilhosa
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  14. Gostei de os ver no Factor X e acredito que eles vão ter um belo caminho pela frente :)

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito do estilo dos meninos.
    Bjos, amiga!

    chuvadecamelias.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Eles são muito bons mesmo e de certeza que vão dar que falar as vozes deles conjugasse plenamente e têm não sei o termo técnico mas " em termos de dar um toque na letra e nos acordes musicais para se adequar a eles" imensa adrenalina e presença em palco. Adorei a versão deles do homem do leme.
    Beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Também os conheci no Factor X :P espero que eles continuem a crescer!!! :p
    R: sempre mesmo!
    beijinho grande ♥

    http://naervilhadapolly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Aurora, um projecto musical com o qual me identifico e gosto muito.

    Acho que eles estão a fazer tudo bem para terem uma carreira duradoura e de sucesso. Adoro os dois originais e os concertos deles têm tido mesmo imensa gente a ver.

    Espero que eles continuem sempre a crescer e que o grande público lhes saiba dar o devido valor, porque é mais que merecido.

    ResponderEliminar
  19. Obrigada! :) De facto, as mães são as maiores!

    Beijinho enorme, princesa ❤

    ResponderEliminar
  20. Olha que não perdes-te nadinha, ahah xp
    Eu depois delirei com o the voice, isso sim vale a pena :p

    beijinhoo ❤

    ResponderEliminar
  21. aproveitei ao máximo. E o teu dia como foi ? :)

    ResponderEliminar
  22. Gostei de os ver com os originais! Realmente também penso como tu que eles parecem muito mais maturos, para a idade que têm, não só na maneira de interpretar a música mas também quando falam.

    ResponderEliminar
  23. Bonita música!!!
    Buen comienzo de semana, guapa!! Y mi g+ para tu post!!!:)))

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  24. querida não realista apenas ;)
    sim, é tudo o que preciso.. confiança!

    tenho pois fofinha :)

    ResponderEliminar
  25. Love them!

    https://www.facebook.com/pages/Aurora-International-Fan-Club/264039400440924

    ResponderEliminar
  26. Ouvir musica é tão bom, sabe sempre tão bem. Não conhecia nem uma nem outra mas gostei de as ouvir. Um beijinho

    ResponderEliminar
  27. Obrigada pelo comentário :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Hola que guapisima el post es una maravilla.
    Me gustaria te pasaras por mi blog a ver si te gusta besosss.
    https://www.facebook.com/dolcebyvirginiasayago?fref=

    http://dolcevirginia.blogspot.com.es

    Instagram=> Dolce Virginia

    besos

    ResponderEliminar
  29. Além do talento, que é imenso, estes rapazes são mesmo lindos de morrer. Adoro-os.
    Estes singles estão brutais mesmo. Ouço-os muitas vezes. E os covers, novos e mais antigos, também.

    ResponderEliminar
  30. São mesmo fantásticos os nossos Aurora.

    ResponderEliminar
  31. Obrigada a todos os que perderam um pouco do seu tempo para vir aqui comentar. Peço desculpa por não conseguir responder individualmente a quem comentou em Anónimo ou que se identificou, mas não tem link disponível para responder na sua página.
    Sejam sempre bem-vindos ao blog*

    ResponderEliminar