Sorrisos Partilhados | O que esperar de um amigo

Fotografia retirada do site Unsplash


«Bons amigos são como estrelas»



A amizade é, para mim, a extensão mais bonita do amor. Porque acredito que nenhuma relação resiste sem ter esta base sólida de confiança. E é através dela que podemos - ou não - elevar as nossas ligações para outro patamar, dependendo sempre da sua natureza e do que cada uma das partes envolvidas ambiciona. Todavia, se nos falta esta afeição reciproca, dificilmente teremos um caminho tão pleno, uma vez que, para além de amor-próprio, necessitamos de um elo de afinidade; precisamos de um amigo que esteja ao nosso lado «a vida toda». Aquela velha máxima de que «sozinho vou mais rápido, mas acompanhado vou mais longe» faz todo o sentido. E só uma amizade com A grande é capaz de assumir este compromisso com tanta verdade.

Neste sentido, há uma questão que sobressai: o que esperar de um amigo? E foi, precisamente, este o segundo tema da rubrica Sorrisos Partilhados, desenvolvida pela Cláudia e pela Tatiana [Sorrir e Sonhar por Mais]. O objetivo da mesma passa por, através de diferentes perspetivas, escrever uma publicação que as interligue, criando um momento de interação e de partilha, porque cada blogger convidado terá espaço para refletir sobre o tópico em questão. Escusado será dizer que fiquei muito feliz por se terem lembrado de mim, ainda para mais sendo sobre um assunto tão especial e ao qual atribuo um grande valor. Agradeço, desde já, a oportunidade. E aproveito para vos convidar a lerem o texto e, talvez, a revelarem o que esperam dos vossos amigos. Para tal, basta irem aqui.

25 comentários

  1. Dos amigos espera-se apoio, carinho, amizade, compreensão, ajuda....

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Bom dia:- Sem dúvida que a amizade é um bem que jamais se deve perder.
    .
    * Amor distante em fios de saudade *
    .
    Desejando um Sábado feliz.

    ResponderEliminar
  3. Hoje em dia as pessoas não querem muito saber das outras, eu costumo dizer que, conhecidos tenho muitos, amigos, poucos. Porque amigos, com esse significado que dizes, há poucos infelizmente. Mas que são precisos isso são.
    Bom sábado linda.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já te disse muitas vezes que estou ctg neste assunto querida Mena*
      Bjinho grande*

      Eliminar
  4. Assino por baixo minha querida, na amizade tem de haver muita reciprocidade mesmo.
    Bjinhosss e bom fim de semana*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  5. Temos a certeza que não podíamos ter escolhido melhor pessoa para nos falar sobre este sentimento tão especial que é a amizade! Obrigada por nos falares de forma tão genuína sobre a importância de uma amigo na nossa vida :) És um querida e tens uma luz muito especial*
    Beijinho enorme, Cláudia e Tatiana

    ResponderEliminar
  6. Dos amigos espera - se tudo e nada acho que quem ė verdadeiro esta sempre lá são poucos o importante aqui ė que sejam bons

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olha que também não conhecia, mas adorei a tua partilha
    como sempre digo há amigos que ficam para o resto da vida, mas há outros que só estão com nós por interesse
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, a partilha é perfeita e faz pensar, na verdade amizade não se compra nem se cria, assim, sem mais nem menos, amizade nasce naturalmente e cresce fortemente, é um belo sentimento que contribui para a união.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  9. Temos que pensar que nascemos sós, seguimos na estrada sozinhos e morremos sós. Nesse viagem da vidas muitos parceiros achamos, uns mais outros menos generosos. O importante é nós nos darmos. "E dando que se recebe...."Gostei do texto! Parabéns! Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  10. Este tema levou-me automaticamente para a história do meu livro, onde a amizade é tema central. Concordo plenamente com o teu conceito de amigo, porque é exactamente isso. Estar presente nos momentos certos, com as palavras oportunas e haver uma troca recíproca de apoio incondicional, de companheirismo e de partilha. Se isso não existir, então não é amizade verdadeira.

    Na amizade o mais importante é aquilo que sentimos pelas pessoas e a forma como estás nos fazem sentir.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  11. Na amizade tem que haver confiança e reciprocidade! Para além disso, deve também haver partilha e apoio condicional! Creio que só assim é que faz sentido falar de amizade verdadeira! :p

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Gostei do texto minha amiga e li algures alguém que disse "O amigo é um outro eu".
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
  13. Ah que maravilha! Quem tem amigos, tem tudo! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Amigo é todo aquele que está sempre com o amigo. Nos bons momentos e momentos de aflição. Mesmo estando ausente!
    Gostei do texto, porque, nele estão mencionadas palavras verdadeiras.

    Tenha um bem ao seu gosto fim de semana Andreia.

    ResponderEliminar
  15. É que a gente acaba caindo naquela rotina da profissão, sabe?! E esquecemos de olhar ao redor para enxergar as outras áreas. Mas sinto que já estou melhorando nesse aspecto! ;D

    O tópico em questão é bem interessante. Adorei o texto! Pra mim uma amizade também precisa ter reciprocidade. E dentro disso se engloba coisas mais detalhadas, como a sinceridade e cumplicidade!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  16. Friend ship and friends are best things in world. this is the only relation which which we make by our choice after we born.
    My New Post | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  17. Tens toda a razão. Nenhuma relação seja ela qual for resulta sem essa base que é a amizade. A amizade é realmente a base de tudo.

    ResponderEliminar
  18. Falam muito no amor mas a amizade é a fundação mais sólida de todas. Sem amizade nada vale a pena.

    ResponderEliminar
  19. A amizade é das coisas mais bonitas que temos na nossa vida. É tão bom termos amigos :)

    O último parágrafo da tua participação diz muito daquilo que eu penso: "(...) verdade, cumplicidade, reciprocidade, companheirismo e a partilha de sorrisos e sonhos, (...) Pois, quando se quer, o longe faz-se perto e não existem impedimentos para manter e fortalecer a amizade que nos uniu."

    ResponderEliminar
  20. Não quero um amigo em cada esquina, quero sim, amigos para toda a vida.

    Gostei muito do texto ☺☺☺

    ResponderEliminar
  21. Como se costuma dizer colegas tenho muitos, amigos conto pelos dedos.
    Gostei muito da tua definição e concordo.
    Tenho pena que a maior parte das pessoas se esqueçam do conceito de amizade, por vezes nós não conseguimos ajudar quem nos afasta e muito menos quem demonstra pouco.
    Eu tenho poucos amigos, mas os que tenho chegam-me.
    Para mim amizade, é estar connosco nos bons e maus momentos, é dizer sim e não, é confiança, verdade, é querer ir a algum lado e lembrar do amigo e convidar, é estar mal/bem e ter alguém com quem contar. :)
    Agora há pessoas que não demonstram como estão, afastam-se e pouco falam e querem que nós adivinhamos e que estejamos sempre a "rastejar" atrás delas, isso magoa-me bastante e comigo não funciona, e depois fico sempre a pensar "Meu Deus será que estou a tornar-me numa pessoa má?"
    Amizade é a base de tudo. :)

    ResponderEliminar
  22. É verdade, numa amizade temos de caminhar lado a lado, nunca atrás nem à frente.

    ResponderEliminar
  23. Os amigos são tesouros inestimáveis. Parabéns pelo blog <3

    ResponderEliminar