Os meus 7 perfumes indispensáveis

Fotografia de Cheerish


«O perfume é a forma mais intensa da memória»



Os meus rituais antes de sair de casa não apresentam qualquer complexidade, mas não me posso esquecer de dois deles: colocar relógio e pulverizar-me com perfume. Agora que reflito sobre isso, estes hábitos poderiam figurar na publicação 1+3 | Uma Regra. Porque sinto que a sua ausência me provoca uma sensação de vazio, como se fosse desnuda abraçar um novo dia. São como uma segunda camada de pele, que ativa a confiança, por vezes, escondida da minha autoestima.

Um aroma será sempre muito mais do que um mero dado, na medida em que pode proporcionar um verdadeiro sentido de presença. E de pertença. Não tão raras vezes assim, somos transportados para ocasiões específicas quando nos cruzamos com uma essência familiar. E isso é absolutamente mágico. Enigmático. Reconfortante - ainda que também nos faça recuar a recordações menos felizes. Apesar disso, este despertar de sensações encerra um pouco da nossa história - momentânea ou intemporal. E contribui para consolidar experiências e prolongá-las. Porque um cheiro pode simbolizar uma janela aberta para o mundo. Ou, então, ser um baú de memórias, que guardamos com todo o carinho - mais cedo ou mais tarde, ambos voltarão a ser descerrados, para revivermos fragmentos passados. Haverá maneira mais fantasiosa de viajar por aquilo que vivemos e sentimos?

No que concerne, especificamente, aos perfumes - protagonistas deste texto -, não aprecio substâncias, excessivamente, fortes e adocicadas, porque se tornam saturantes. Não sou muito sensível nesta questão, mas prefiro algo mais agradável, sobretudo, quando o dia se avizinha longo. E, claro, gosto que a sua durabilidade me surpreenda pela positiva. Como comecei a usar este artigo cedo, passei por várias fragrâncias, até encontrar aquelas que mais se identificam com a minha personalidade. E percebi que, no meu coração, há um espaço igualitário para perfumes femininos e perfumes masculinos. Aliás, no #25 M de... partilhei esse meu apreço pelos segundos. Um cuidado que tenho é de não ter muitos a uso ao mesmo tempo. Prefiro apostar num e, mais tarde, investir noutro ou manter a minha escolha. É uma maneira de economizar, de não desperdiçar produto e de o valorizar.

Há, portanto, opções que compro e recompro. E tenho recorrido a marcas brancas, sem qualquer problema. Atendendo à minha [curta] experiência, sinto que a Ycone apresenta uma composição muito mais próxima do original - e os preços também são bastante simpáticos. Por isso, é a esta loja que vou sempre que preciso de repor o stock. Pessoas cheirosas têm outro encanto. E há sete perfumes que eu não dispenso - seja para utilizar, seja por adorar, verdadeiramente, a sua essência.


Amor Amor [Cacharel]: «É um amor apaixonado, colorido, jovem, explosivo. Amor Amor é a paixão imediata. Amor Amor é uma cor: o vermelho, o vermelho fogo, o vermelho de um beijo, o vermelho da paixão». Tem notas de toranja rosa, tangerina, laranja cor de sangue, flor de melati, rosa, lírio-do-vale, baunilha, almíscares brancos, cedro e madeira de sândalo.

212 Sexy [Carolina Herrera]: «Complementa e intensifica os 212 Originais com o mesmo espírito cosmopolita, mas com mais um pouco de mistério sensual». Tem notas de tangerina, bergamota, pimenta rosa, pétalas frescas, gardénia, algodão doce, madeira de sândalo, baunilha e almíscar branco.

Light Blue [Dolce & Gabbana]: «Esta essência floral, frutada, fresca e colorida capta os dias de verão soalheiros e as noites deslumbrantes e reflete a sensualidade do estilo de vida mediterrânico». Tem notas de maçã, cedro, bambu, rosa branca e almíscar.

Good Girl [Carolina Herrera]: «Desperta a Bad Girl que há em si (...) É uma criação moderna e inovadora, onde a luminosidade floral ultra feminina da tuberosa e do jasmim contrasta com a sensualidade intensa e misteriosa das sementes torradas da fava-tonca». Tem, ainda, notas de amêndoa, café e cacau.

MEU [Cristina Ferreira]: Captura «uma essência muito pessoal, com um aroma cativante e irresistível, feito à imagem da apresentadora». Tem notas de benjoim, ládano, bergamota, rosa, jasmim, flor de laranjeira, patchouli, baunilha e âmbar seco.

Only The Brave [Diesel]: «Para te tornares no teu próprio herói. Procura em ti a energia necessária para o teu sucesso e a prova da tua assertividade. Um cocktail voluptuoso e explosivo, para um homem cuja identidade é forte e sempre presente, quase magnética». Tem notas de limão, tangerina, folhas de coentro, folhas de violeta, alecrim, âmbar, acorde de couro e cedro.

Invictus [Paco Rabanne]: «É o perfume da vitória, revelando a fantasia de um novo herói, o campeão, e de um novo território olfativo, a frescura sensual no masculino. O invicto, o invencível, é o herói a quem nada, nem ninguém, pode resistir». Tem notas de frescura marinha e ingredientes amadeirados, que «dão poder à sua essência».



Quais são os vossos perfumes indispensáveis?

27 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  2. E tens o meu preferido aqui na lista, já falei mt dele lá no meu cantinho :) consegues adivinhar? É o light blue de D&G, claro :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Por isso adorei ler " O Perfume " apesar de tudo violentamente bruto revela a diferença que faz um odor!!

    Adoro o Light Blue!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito do Amor Amor para o Inverno e do Light Blue para o Verão!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de perfumes suaves, ainda que nunca tenha sido habituada a usar perfume porque a minha mami é alérgica. Quando uso, tem mesmo que ser muito suave, mas sinceramente na maior parte das vezes não utilizo, ainda assim adoro perfumes ahaha
    Quando for a uma perfumaria, vou espreitar as tuas escolhas ;)

    Beijoca <3
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post :D
    O 212 Sexy , é dos meus eleitos :)
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Perfumes, um tema que faz bater o meu coração.

    O meu perfume de eleição:

    Chanel Nº 5 — um perfume de aroma inimitável, "um perfume com cheiro de mulher".


    Durante os meses de Verão:

    ESCADA Turquoise Summer
    SUNFLOWERS de Elizabeth Arden.


    Adoro JAMES BOND 007 para homens.

    ResponderEliminar
  8. De todos que falas-te só tenho o 212 Sexy [Carolina Herrera] e adoro bastante, mas os restantes já ouvi falar mas nunca usei
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Adoro o Good Girl e quero muito adquiri-lo. Tem um cheiro magnífico e perdura na pele imenso tempo. Não sou boa a definir cheiros por isso acho que arrasaste nessa parte ahah. beijinhos <3

    ResponderEliminar
  10. Da tua lista apenas conheço o Invictus. Mas acrescentaria o Escada Rock in Rio, edição de 2004. Tommy Hielfiger da Beyoncé e o charro. É um perfume muito antigo, a minha mãe usava-o na minha infância e tinha um aroma delicioso.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. O "amor, amor" será sempre o meu preferido! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Dos que mencionaste só experimentei o da Cristina :)
    Eu tenho alguns mas adoro Eau Nude da Next, é o preferido de momento!

    ResponderEliminar
  13. Ta aí uma coisa que eu nunca me liguei muito! Acho que o cheiro natural - não fedor, claro - é sempre agradavel.

    https://roomofasickboy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. R: removi o teu comentário sem querer 😔
    Isto de mexer no blog através de telemóvel não resulta 😡
    Também adoro o cheiro desde miúda 😀

    ResponderEliminar
  15. O meu preferido é o Angel:) ao contrario de ti, adoro perfumes intencos, como costumo dizer, perfumes que eu esteja a 3klm e me cheirem lol
    Tambem gosto do Amor Amor. E também não saio sem.
    Beijinho linda.
    Boa quarta.

    ResponderEliminar
  16. Detalhes podem fazer a diferença na hora das compras. Adorei a experiência! ;)

    Amo perfumes. Se não passo algum antes de sair de casa me sinto incompleta! hahaha! Desses que falou eu conheço a maioria de nome. Acho que já cheguei a sentir o aroma de alguns deles, mas não me recordo muito bem! O meu favorito da vida é o "Daisy Dream" de Marc Jacobs.

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  17. Uma lista de peso Heim?
    Gosto de vários mas o meu preferido é Amor Amor
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Nunca usei nenhum desses. A DKNY tem vários aromas quer gosto. Ultimamente tenho usado O Sexy Ruby De Michal Kors e o Nectar Love da DKNY. Adoro estes dois aromas. Um dos que, também, usei durante muito tempo foi o Beautiful da Estéé Lauder.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  19. Exatamente, meu bem :D Muuuuito obrigado :D

    awww, tens aí perfumes que me lembram imenso várias pessoas da minha vida, literalmente. O Amor Amor, lembra-me a minha prima de Elvas que tenho como uma irmã; o Light Blue, uma das minhas melhores amigas; o Good Girl a minha tia (adoro o cheiro forte do perfume); e o Meu, que me remete, de imediato, à minha mãe!
    sou muito adepto de perfumes e prefiro os cheiros mais frescos de verão e os adocicados de inverno. Adoro os Calvin Klein como primeiras opções :D

    Ótima lista, meu bem <3

    NEW GET THE LOOK POST | 2 COMPLETE CEREMONY LOOKS UNDER €60 :O
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  20. Também adoro um cheirinho!
    Meu perfume número 1 é o Nina, de Nina Ricci, há muitos anos. Mas na Itália, quando fui à Veneza eu encontrei meu perfume número 2: Poison. Alguns o acham muito forte e doce, mas é só usar bem pouquinho, e ele fica perfeito, delicioso.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  21. Devo ser a única pessoa que não tem um perfume favorito! Nem nunca comprei um. São sempre oferecidos e não têm nenhuma marca específica. Além disso são mais os dias em que me esqueço dele do que aqueles em que uso!

    ResponderEliminar
  22. Adoro andar bem cheirosa e quando, por algum acaso, me esqueço de pôr, sinto-me momentaneamente tristinha :p
    No entanto, sou uma nódoa no que toca a decorar nomes ahah, já andei imenso tempo à procura de um perfume que é um super conhecido XD

    Sou como tu, não tenho muitos e quando um acaba, aí sim compro um :p Neste momento, tenho três. Um é para eventos e saídas mais especiais e os outros para andar diariamente ou ir até ao café :)
    Também aposto em marcas brancas e até não tenho muita razão de queixa, vendo o preço. Gosto de cheiros suaves, nada de muito forte.

    ResponderEliminar
  23. És uma mulher de perfumes doces? Parece-me :)
    Gosto mais do cítricos. Apesar disso o meu perfume de eleição aquele que me assenta melhor, aquele que qualquer pessoa que me conhece sente e diz "este perfume és tu"
    é o Mademoiselle da coco chanel.
    Tenho um exemplar que uso com muita moderação em eventos realmente especiais!
    Para usar no dia-a-dia encontrei 3 réplicas muito fieis ao original.
    São elas: MOSS, Ballet (boticário) e o Suddenly que podes encontrar no lidl. :)

    ResponderEliminar
  24. Só conheço o 212 e adoro! Usei-o durante cerca de um ano! Diz muito ao meu coração!

    ResponderEliminar