As gavetas abertas por... Andreia Morais



«As estrelas estão iluminadas para que cada pessoa possa encontrar a sua?»
Antoine de Saint-Exupéry



Os 26 chegaram! Hoje, volto a ser pequenina. E ainda mais mimada, em amor e não em feitio. Porque sempre tive a sorte de viver rodeada de afetos, sentimentos e sensações evidentes. E foi este colo constante que me fez querer abraçar o mundo na mesma proporção de bondade, até porque todos os meus exemplos têm essa luz interior de quem chega e fica por bem. Acredito que, para além de «sermos do tecido de que são feitos os sonhos», também somos - e muito - o resultado das nossas decisões. E que carregamos no peito traços das nossas pessoas. E eu não podia estar mais grata. Porque, com todos os «abraços-casa» que me recebem, sei que o meu coração pertence ao sítio certo.

Em dia de festa, aceitei o repto do Miguel Gouveia [Pieces Of Me], que me sugeriu - quando partilhei a ideia d' «As gavetas abertas por...» - escrever uma publicação dedicada à infância, retratando-a através de imagens e com as minhas melhores memórias. Assim que li o comentário, fez-me todo o sentido. Porque tenho partilhado convosco uma fase mais presente, enquanto estes fragmentos do passado só eu e os meus conhecemos. Portanto, vamos recuar no tempo. E fazer uma viagem por algumas fotografias, que contam inúmeras histórias e que me permitem regressar a momentos extremamente felizes. 



Álbum de Recordações



A minha família será sempre a minha fortaleza. E o lado mais bonito e seguro de mim. Porque é, simultaneamente, a rede que me ampara e a seta que me impulsiona, quando a vida me leva a retroceder. Os meu pais devem sentir que acertaram à primeira, razão pela qual sou filha única. No entanto, tenho primos que são como irmãos - e os laços que nos unem [e que se fortalecem com a nossa cumplicidade e estupidez] ninguém quebra. E ainda bem! Apesar de a minha memória não ser a melhor, tenho certas cenas soltas que me aconchegam a alma: que saudades das nossas traquinices. Das viagens à Serra da Estrela. Das férias em Monte Real. Dos dias de praia com direito a barraca montada e do dia em que, por acaso do destino, resolvi atirar-me para uma fonte, em Bragança. Mas também recordo todas as festas de aniversário, a recolha do lixo na praia, os joelhos esfolados, a trotinete que se partiu e os raspanetes inevitáveis. E já perdi conta à quantidade de vezes que, por entre gargalhadas, a minha mãe me falou do momento em que rebolei para debaixo da cama e o meu avô ficou em alvoroço, porque não sabia de mim [perdoa-me, avô]. Há coisas que se perdem com o tempo, mas este amor eu conquisto-o diariamente!




















O grau de parentesco podia não se aplicar, mas desde cedo que percebi que os amigos são uma extensão da família. E eu fiz alguns - na escola, na catequese e no coro. E, curiosamente, se hoje dispenso falar ao telemóvel, na escola primária era eu que atendia as chamadas [porque a minha turma tinha aulas no piso superior, onde estava instalado o telefone]. Se calhar, foi por isso que me cansei. Nunca me poderia era cansar dos sábados de catequeses [das 10h às 11h], porque há uma fé que me move e porque tinha um grupo incrível. Só chegamos quatro ao Crisma, mas passei momentos maravilhosos com aquelas pessoas. E o Colégio do Sardão, que conheço quase como a palma da minha mão, teria muitas peripécias para partilhar, se as suas paredes falassem.





O melhor vem no fim, modéstia à parte. E aqui estou eu, uma mini Andreia cheia de sonhos, com ar de rufia e gargalhada fácil; que adorava a sua moto 4, não se calava um segundo e que contava histórias com toda a pompa e circunstância. Confesso, dei trabalho: desde partir ovos - porque sim - a ter o voador preso, para não voar com ele, energia não me faltava. E ainda dei alguns concertos no pátio cá de casa [o meu vizinho deve ter uma prova dessa tragédia]. Sempre atenta e curiosa, fui pôr, literalmente, o nariz onde não devia: quem é que me mandou ir cheirar garrafas de cerveja às escondidas? Maria-rapaz, só estava bem a jogar à bola, a brincar com carrinhos e, mais tarde, a escrever sem parar. Nesta altura, talvez não percebesse a sorte que tinha. O quanto fui uma criança feliz, que cresceu em liberdade. Fiz muitas asneiras, é certo, mas aproveitei bem esta fase tão mágica das nossas vidas.





















No momento em que soprar as velas, vou pensar em cada um de vocês. Obrigada ❣ 

35 comentários

  1. Antes de mais, muitos parabéns! Espero que tenhas um dia incrível, mereces :). Não te conheço pessoalmente (embora adorasse), mas parece-me que és uma miúda incrível e, pode parecer tonto, mas sinto que és como se fosse uma amiga minha, por estares sempre a visitar o meu blog (és das minhas seguidoras mais fiéis, muito obrigada, a sério), por te acompanhar aqui no blog e por irmos falando no Twitter.
    Que publicação especial, sobretudo em dia de aniversário. Nada melhor do que esta data especial para recordar os bons momentos vividos no passado, sobretudo momentos mais simples e bonitos.
    A forma como falaste da tua família neste post é tão ternurenta e cheia de amor <3. Aliás, o post em si é tão amoroso, nota-se que tiveste uma infância feliz e que estás grata por tudo aquilo que viveste. Gostei imenso de ver as fotos e de conhecer uma Andreia pequenina hehehe.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Bem. Tenho que dizer senão sufoco: Se a Andreia - e acredito que é - for tão bonita como era em bebé/criança, então não é uma simples mulher.É sim um "monumento" feito mulher. E vou-me calar, mas antes

    MUITOS PARABÉNS.
    .
    *Mulher; Flores e Borboletas, em sintonia poética (Poetizando) *
    .
    Bom dia
    Votos de um domingo feliz.

    ResponderEliminar
  3. Wow!! its amazing idea to share our childhood memories. love it and you were so adorable that time of-course now also you are so much loving. Pictures are best way to save your memories...forever.
    My Blog | Instagram | Bloglovin

    ResponderEliminar
  4. Gostei bastante de ver esta bela "foto-biografia"
    MUITO PARABÉNS e um dia cheio de coisas boas.
    Um abraço e bom Domingo.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  5. Que lindas fotos! Antigamente parecia tudo mais simples, mais feliz! Adoro espreitar os meus álbuns!
    E adoro ainda tirar fotos em pinhole
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabens mais uma vez minha querida :) que rico álbum de memórias que aqui tens :) olha o meu Lu vai te seguir os passos como filho único, vamos fazer para que tenha assim um álbum recheado de boas memórias cm tu :)
    Dou por mim a pensar que sou mais tu, tanto falei ao telefone nos meus últimos empregos que é por isso que hoje detesto falar ao telefone... hehe
    Bjinhosss e diverte te muito neste teu dia junto dos que mais amas :)
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  7. "A minha família será sempre a minha fortaleza." que bonito, porra!!!

    r: aiii, pára de estalar os dedos! por favor! :|

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais, e uma vez mais, muitos parabéns! De facto, és uma pessoa incrível Andreia! A ideia do Miguel foi mesmo genial! Foi de encher o coração ver todas essas fotografias. Acho que continuas a ser aquela menina de sorriso fácil. Nem tenho palavras suficientes para te dizer o que achei deste post pois encheu me o coração. Que continues sempre assim! Enchendo-nos de sabedoria e dando um pouquinho de ti todos os dias. Beijinhos minha querida e que a vida te sorria sempre! 💙

    ResponderEliminar
  9. Que lindo texto com palavras cheias de ternura e carinho, acompanhadas de fotografias cheias de amor, afecto e cumplicidade! Que magnífico que é sentirmo-nos amados e amar de volta os nossos, os que fazem parte do nosso coração e que o fazem crescer e bater mais forte! Mais uma vez... muitos parabéns, minha querida! Um abracinho apertado ❤

    ResponderEliminar
  10. Muitos Parabéns minha linda. Adorei a ideia das fotos recordar todos os teus momentos importantes da vida.
    Desejo-te tudo de bom e do melhor. Beijinhos grandes :) :)

    ResponderEliminar
  11. Minha querida, muitos parabéns! Do que conheço de ti, és uma lutadora e uma rapariga cheia de sonhos! Que continues assim, vais longe! Um grande beijinho <3

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns querida Andreia. Adorei ler este teu post e conhecer um pouco do teu passado. Estas fotos transparecem todo o amor que há na tua família e que espero continue sempre a aumentar. Que este seja um dia muito bom e que daqui para a frente a tua vida fique sempre mais feliz :D *

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns Andreia e que alegria foi ao longo da sua fotobiografia ir conhecendo uma menina tão linda, cheia de energia transformando na mulher incrível que você se tornou
    Muitas felicidades neste seu dia. Que seja muito especial
    Beijos e um afetuoso abraço

    ResponderEliminar
  14. Oi, Andreia. Parabéns! Desejo tudo de mais bonito e feliz dessa vida. Ainda mais bonito do que tudo o que viveu na infância. As fotos e as recordações são maravilhosas! Felicidades!

    beijos!!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  15. Parabéns! Adorei este post e as fotos cheias de ternura ❤

    Tudo de bom para ti e para a família! :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Oi!

    I am Mexican. Today I met your blog and I love it ❤
    Esos recuerdos, esas fotografías sí que son hermosas. Déjemos sobrevivir los buenos recuerdos.

    Un beijo do meu blog

    ResponderEliminar
  17. Acabei de te dar os Parabéns pelo instagram (apesar de achar que não sabes que fui eu ahah ) e agora dou-te aqui PARABÉNS, tudo de bom para ti! :)
    Adorei as fotos :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Parabéns mais uma vez minha querida!
    Que fotos tããooo lindas, gostei imenso de conhecer um pouco da tua infância.
    Que engraçado, também tive a ler 'O Principezinho' hoje :P
    A família para mim também é tudo, espero que continues a passar muitos momentos felizes com eles e que essa felicidade se arraste para tudo na tua vida.

    Beijoca enorme <3
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  19. Obrigada por esta partilha, gostei imenso das nemórias. Espero que tenhas tido um dia estupendo recheado de tudo o que mais gostes e mereces.

    Boa semana e beijinho grande de parabéns!

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns querida!!
    Espero que a vida te sorria sempre e sejas imensamente feliz todos os dias. Tens uma energia e uma bondsdr contagiantes e escreves de um modo que nos faz levantar vôo e sonhar bem alto!
    Adorei sobretudo a frase "Porque é, simultaneamente, a rede que me ampara e a seta que me impulsiona, quando a vida me leva a retroceder.", pois espelha o amor que sentes pela tua família e a tua família por ti, como transparecem e bem as fotografias.
    Que tenhas um dia com tudo de bom e do melhor.
    Muitos beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns minha querida! Que criança linda que foste! E hoje posso dizer que és linda por dentro e por fora!
    Muitos parabéns, que sejas sempre feliz!

    ResponderEliminar
  22. Que sejas sempre mais e mais feliz!! Gostámos muito desta partilha!

    ResponderEliminar
  23. Li todo o teu texto e no fim, só te tenho a dizer, nota-se que foste criada com muito amor, carinho e sem faltas, mesmo assim, ( não te conheço pessoalmente), és uma miúda fantástica, não te tornaste numa pessoa fútil e sem princípios. Falo isto porque infelizmente hoje os jovens que assim são criados, são mimados e sem respeito algum pelo próximo, há excepções lógico, mas quase todos, tu tens a cabeça bem assente e é isso que me faz gostar muito de ti. Continua assim Andreia, terás um bom futuro pela frente.
    Que o teu dia tenha sido especial, não só o de hoje, mas todos eles.
    Beijinhos linda.

    ResponderEliminar
  24. Olá minha querida espero que tenhas tido um excelente dia juntos dos teus, muitos parabéns :)
    Que bonito texto só demonstra a pessoa maravilhosa que és
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Andreia parabéns pelo seu dia, que bacana você compartilhar momentos da sua infância, desejo muitas felicidades pra você, que Deus derrame sobre você muitas bençãos em sua vida, bjs.

    ResponderEliminar
  26. Obrigado, meu bem!

    Este teu post fez-me tão mas tão feliz. Juro! Primeiramente por teres escolhido fazê-lo no dia dos teus anos e, em seguida, por agora constatar que temos mais coisas em comum do que aquilo que eu pensava. Desde sermos filhos únicos ao termos a mesma moto 4. Desde termos feito parte da catequese e do coro. Desde as memórias dos joelhos esfolados que tanto partilhei com os meus. Reconforta-me muito que alguém dê valor ao passado e que se orgulhe tanto dele. Fiquei com o coração apertadinho. Muito!
    Guardar memórias de infância é tão mas tão bom! Ainda para mais a dada altura da vida, que nos permite olhar para trás e sorrir!

    Que contes mais 26. E 26! Que sejas sempre feliz. Com essa tua essência, tal como te disse ontem <3

    NEW OUTFIT POST | BREAK DOWN: It was a week too complicated!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  27. Que bochechas mais fofinhas!!! *.* Adorei as fotos!
    Mais uma vez, Parabéns :D

    ResponderEliminar
  28. Espero que o dia tenha sido fantástico :)
    Mais uma vez Parabéns :D
    Fotografias lindas :) (também tive e tenho uma moto 4 igual à tua xD)

    ResponderEliminar
  29. Um abraço apertado minha linda de feliz aniversário. Somos feitos de memorias de historias de fotografias e de fé, seja ela qual for. Somos gotas do orvalho aquecidas pelo sol. Somos bolas de sabao ao vento. Desejo tudo de bom. Muita luz. Muito amor 💖

    ResponderEliminar
  30. Óhhh muitos muitos parabéns!!! Que post lindo, a tua família deve se sentir muito orgulhosa!!

    Só vejo sorrisos e pessoas felizes, é tão bom... que seja sempre assim todos os dias e sempre porque isso ninguém nos tira...

    Beijinhos
    https://titicadeia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Este post é maravilhoso!!! Adorei tanto ver este álbum e fico tão feliz que tenhas tido uma infância tão bonita e feliz. Que os 26 sejam tão felizes como me parecem que foram estes últimos anos, que continues a partilhar connosco o que de melhor o mundo te oferece e que leves a vida com a simplicidade que levas, sorriso na cara e aproveita os bons momentos <3

    ResponderEliminar
  32. Parabéns Andreia, mesmo que atrasados! Espero que tenhas tido um dia maravilhoso e repleto de sorrisos! Um bjinho e tudo de bom! :)

    ResponderEliminar
  33. Parabéns muito atrasados Andreia! Mas de coração! :)

    ResponderEliminar