Diz-me por onde andas #16

Fotografia da minha autoria

«No fundo de um buraco ou de um poço acontece descobrir-se as estrelas», Aristóteles


Tomar é In. Não só pela sua beleza inegável, pelos seus recantos de encanto e pela sua história fascinante. Mas também pelo In Portugal, um conceito distinto, interessante e muito bem conseguido!

No passado dia 4 de fevereiro, ainda em jeito de celebração do aniversário do meu pai, acabamos por ir almoçar à cidade que foi «a antiga sede da Ordem dos Templários». Quando chegamos à Rua Marquês de Pombal, não fiquei indiferente à bicicleta estacionada em frente a uma das casas. Aquele enquadramento captou-me a atenção, assim como o nome escrito na tabuleta, que ficou na ponta da língua. Há pormenores que nos conquistam de imediato. E que, inconscientemente, permanecem connosco. Após uma pequeníssima paragem para fotografar a Capela de Santa Iria [padroeira lendária deste local] e a vista da Ponte Velha, fizemos o caminho inverso. E entramos na porta nº54.

In Portugal é «uma tasca moderna, onde as origens da gastronomia portuguesa encontram o casamento perfeito com uma sofisticada inovação». O espaço não é muito grande, mas é bastante acolhedor, descontraído e com uma clara atenção aos pormenores, valorizando essa vertente moderna e criativa. Além disso, é dividido em dois pisos: o inferior funciona como bar, enquanto o superior está reservado ao restaurante. E não posso avançar sem destacar alguns detalhes curiosos: todas as mesas têm o nome de uma cidade portuguesa, o lavatório da casa de banho é uma antiga máquina de costura, há uma parede de cortiça com elementos bem característicos do nosso país, molduras com fotografias e a própria conta vem numa lata de conservas. E este cuidado não se limita à decoração, porque o atendimento é excelente, ou não fosse feito por pessoas extremamente simpáticas.

A ementa, apresentada numa tábua de madeira, é bastante intuitiva e com sugestões para todos os gostos. Os meus pais optaram pelo Cabrito. E eu hesitei entre a Francesinha e as Gambas em massa colorida. Porém, acabei por escolher o segundo prato e não me arrependi. A confeção é requintada e o sabor delicioso. Sem dúvida que foi uma decisão acertada. Para a sobremesa, pedi bolo de cenoura e canela com chocolate, enquanto a minha mãe pediu um cheesecake de pistácios, lima e mel. Soberbo! Para dar um toque mais familiar, toda a refeição foi acompanhada ao som de boa música portuguesa [Cuca Roseta e Jorge Palma, no nosso caso]. Relativamente a preços, considero que são bastante acessíveis, atendendo à qualidade evidente.

A disposição do restaurante torna tudo mais harmonioso. E, quem quiser, pode sempre ocupar uma mesa junto às janelas [à noite, acredito, a vista deve ser ainda mais encantadora]. Fiquei rendida, porque nota-se que tudo é pensado com minúcia. E é por isso que, consequentemente, ficamos com a sensação de querermos prolongar a nossa estadia, para saborearmos tudo com delicadeza e justiça. Pelo que pude perceber, têm sempre algumas surpresas reservadas. Música ao vivo. E uma equipa de mentes criativas. Este projeto é uma lufada de ar fresco. E o melhor de tudo é que tem um cunho bem português.

Despedimo-nos com um «até à próxima», que fazemos questão de cumprir. Só tenho pena é que não fique mais perto, para podermos ir até lá com regularidade. Mas se os motivos para voltar a Tomar já eram muitos, acrescentamos mais um à lista. Porque há espaços que merecem regressos. E todos os elogios que lhes possamos atribuir. E o In Portugal pertence, claramente, a esse grupo. Por privilegiar a originalidade, sem esquecer a gastronomia. E pela simples razão de ser fantástico!


Recordações fotográficas desta Tasca Moderna:









Já conheciam o In Portugal - Tasca Moderna?

22 comentários

  1. Até já me senti a viajar um pouquinho por aqui!
    Um ótimo dia de Carnaval!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, linda! ahahah és tão como eu :P

    tão bom quando as viagens nos transportam para outros sítios! :D Já tinha muitas saudades das tuas read trips :D

    NEW CITY BREAKS POST | AZORES: THE MOST INCREDIBLE VIEW <3
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Gostei e deambulei ;))

    Hoje:- "Clausuro-me... por fidelidade."
    .
    Bjos
    Votos de um feliz dia de Carnaval.

    ResponderEliminar
  4. Que rico passeio :)
    Tenho vagas mas boas recordações de Tomar na minha infância :)
    Bjinhos*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  5. Já conheço muitas cidades por esse país fora, mas ainda não conheço a cidade de Tomar e segundo o que me disseram é uma cidade muito bonita, quero muito visitá-la e fico já com um lugar para petiscar! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  6. Nunca fui a Tomar, mas fiquei cheia de vontade.

    Deve ser uma cidade fantástica :)

    Bom Carnaval! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia mas agora fiquei curiosa. Por acaso nunca fui a Tomar, tenho que tratar disso rapidamente. E visitar este lugar maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  8. Ahh parece ser um lugar super agradável! Gostei! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  9. Recomendo o teste! ;D

    Não conhecia o In Portugal. Mas adoraria conhecer de perto!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia, mas parece ser um lugar incrível! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Parece-me ser um cantinho bastante acolhedor :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  12. Adorei o enquadramento da bicicleta logo à porta, porque como dizes é algo que fica na memória e dá um toque muito próprio ao local. Pelas fotografias e pela tua descrição do espaço este parece ser muito acolhedor :)

    ResponderEliminar
  13. Não conhecia mas gostei muito das tuas fotografias. O detalhe da conta na lata de conserva, é só assim uma das coisas mais fofinhas de sempre!

    ResponderEliminar
  14. Fiquei realmente curiosa, só é pena que seja tão longe mas aqui está um bom motivo para conhecer Tomar!
    Aproveitei e segui o blog :D

    Beijinhos, Hellen ❤
    https://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Não conheço o In Portugal love, mas deixaste-me cheia de vontade de conhecer! Que espaço lindo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  16. Não conheço mas fiquei com muitaaaa vontade de conhecer.
    Adoro as fotos, mas a da bicicleta é a minha preferida :p

    ResponderEliminar
  17. Para a próxima quando fores a Tomar avisa, eu moro pertinho de lá ahaha
    Confesso que não conhecia, porque esses espaços por norma não costumam ter prato vegetariano mas achei muito engraçado :D

    Beijinhos,
    DEZASSETE | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  18. Olá estava a procura do teu mail parta te enviar um convite para participar num projecto que estou a trabalhar para o blog , mas não consigo encontrar.

    ResponderEliminar