Família Morais on the road: Lugo

Igreja de San Froilán

«As Festas de San Froilán são as mais concorridas da Galiza. E duram quase toda a quinzena de outubro»


A segunda grande paragem na viagem de regresso foi sugerida pelo nosso vizinho e amigo de longa data, que ficou encantado com o local, principalmente com o facto de o seu centro histórico se encontrar dentro de uma muralha: «Declarada Património da Humanidade pela Unesco, é a única muralha romana do mundo que se conserva na integra». Onde nos encontramos? Em Lugo!

Situada no norte de Espanha, esta cidade Galega caracteriza-se «pelo contraste das suas paisagens». Além disso, forma parte do Caminho de Santiago e tem «um esplêndido passado romano». Fiquei boquiaberta assim que chegamos, porque aquilo é um mundo. Honestamente, acho que um fim-de-semana seria pouco para descobrir todos os seus recantos maravilhosos. Independentemente da rua por onde se escolha seguir, há sempre um ponto de interesse capaz de prender a nossa atenção por largos minutos. E até o edifício de uma farmácia, por exemplo, é de uma arquitetura estupenda (para ser justa, isto não se verifica só em Lugo). Uma particularidade é que a muralha referida anteriormente é transitável e bastante utilizada pelos habitantes e turistas, tanto por desporto, como por lazer. No total, são 2,3 quilómetros e «é como se fosse mais uma calle da cidade, ou melhor, a calle más alta». Não a percorri na sua totalidade, nem perto disso, mas acredito que seja um passeio bastante agradável. Assim como o é deambularmos pelos inúmeros trajetos pedonais que Lugo tem para oferecer.

O tempo torna-se escasso quando nos encontramos em lugares tão especiais. Apesar de ter ficado muito por ver (o que é sempre uma ótima desculpa para um regresso), tive a oportunidade de passear por algumas ruas e visitar algumas das suas atrações. Vamos a isso?


Praça do Campo: 
É o «autêntico coração da cidade (...) Ao centro, tem uma fonte com vestígios barrocos e, em redor, algumas casas brasonadas e com pórticos». Nesta praça podemos encontrar uma vasta oferta de restaurantes e o Centro de Interpretação da Muralha Medieval.



Museu Provincial de Lugo: Localizado na Praça da Soidade, surgiu «com o propósito de reunir e proteger os bens do património cultural» da cidade. Está dividido em dois andares. No andar de baixo, encontramos o refeitório, a cozinha, o claustro (com uma admirável coleção de relógios de sol), a antiga sala do capítulo, o vestíbulo, salas de arte sacra e a sala dos mosaicos. Por seu lado, no primeiro andar, podemos observar a ourivesaria, exposições de objetos da pré-história e arqueologia, salas dedicadas à numismática  e medalhística e outras tantas para a arte galega. No total, são 28 divisões que nos deixarão sem palavras! Para além da beleza e magnificência inegáveis do museu, não posso deixar de referir a amabilidade do segurança que estava na receção. Mal entramos, recebeu-nos com um sorriso largo e informou-nos imediatamente que a entrada era gratuita, que podia fotografar apenas em três sítios (cozinha, claustro e mosaicos) e que tínhamos à nossa disposição um folheto em português. Na minha opinião, é um espaço de visita obrigatória, para observar ao detalhe, por isso venham sem tempo contado, para desfrutarem com calma.




Igreja de São Pedro & Capela da Soidade: 
Contígua ao Museu Provincial, encontramos a «antiga igreja gótica de São Francisco, hoje em dia de São Pedro». Encostada a esta última está a Capela da Soidade, de planta retangular. À vista desarmada, toda aquela fachada parece pertencer a um único monumento, mas rapidamente verificamos que são espaços distintos, ainda que, de alguma forma, se complementem.


Catedral de Lugo: A Catedral de Santa Maria tem uma «grande mistura de estilo românico, gótico, barroco, renascentista e neoclássico». Apesar de só ter visto o seu exterior, fiquei completamente deslumbrada. Um monumento desta grandiosidade faz-nos sentir autênticas miniaturas quando nos aproximamos. O edifício «tem uma estrutura em cruz latina, com três naves, transepto e deambulatório com cinco capelas absidais. No lado esquerdo da entrada está a Torre Velha». Para além disso, no seu interior está a Capela e Imagem da Virgem dos Olhos Grandes e «o impressionante Coro». A Catedral também «abriga o Museu Diocesano». Precisamente por não ter entrado, acredito que isto seja só uma pequena amostra dos seus pontos de interesse.





Praça Maior: É o espaço central da cidade. Nele destacam-se a Alameda, a Câmara Municipal (barroca), o edifício do Círculo das Artes (de estilo eclético), o Coreto e o Convento dos Franciscanos. É um lugar, por excelência, agradável, bastante movimentado e com espaço verde. Recebe-nos de braços abertos e convida-nos a ficar, seja para conversas longas, seja para descansar de uma caminhada intensa, ou para ambas. O motivo fica ao critério de quem chega! 



Percorrendo os caminhos em passo ligeiro, para absorver o máximo, o meu olhar perdeu-se pelas lojas, pelas casas, pelas igrejas, pelos pormenores. Fica a promessa de cá voltar!



E é assim que termina a aventura da Família Morais on the road! Já conheciam Lugo? O que vos parece?

17 comentários

  1. Acho que nem sequer nunca tinha ouvido falar de Lugo princesa, mas como sempre, as tuas palavras guiaram-me!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar de Lugo, mas parece-me ser um ótimo sítio para visitar :). Muito obrigada pela sugestão :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Como eu adoro as tuas viagens e as tuas fotos, princesa :)
    E goose ainda mais de aprender contigo :)
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  4. Já viajei um pouquinho por aqui hoje.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. A mim parece-me muito bem, acho que tiveste umas férias incríveis, pelo menos eu estou aqui com imensa vontade de conhecer todos esses locais :)

    ResponderEliminar
  6. Nunca visitei mas parece-me interessante.

    ResponderEliminar
  7. Nunca ouvi falar mas fiquei bastante curiosa:)

    ResponderEliminar
  8. Por acaso nunca fui aó mas parece ser muito interessante! Sem dúvida que vai para a minha lista!

    Beijinhos. Faz a tua pergunta no blog para eu responder a um Q&A!
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  9. Já passei por Lugo mas foi mesmo de passagem. É lindo, pelas fotos ainda mais.
    R: Lamento muito que não possas ter ido à praxe, a vida por vezes é tão injusta connosco. Tudo acontece por um motivo e de certeza que és uma grande mulher.

    ResponderEliminar
  10. Esse lugar deve ser maravilhoso amei a postagem,
    Bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  11. é tão bom poder viajar através das tuas palavras :) Adorei as fotos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Por acaso nunca fui a Lugo, mas já tinha ouvido falar! Estou a adorar ver a tua viagem, Andreia! :)

    ResponderEliminar
  13. Não conheço Lugo e confesso que não sou fã de visitas desse género. A minha praia é mesmo praia 😑
    Beijinho Andreia bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. A passar por cá para desejar bom fim de semana!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia este local mas parece-me lindo!

    ResponderEliminar
  16. Eu ainda não conhecia, mas gostei muito :)

    ResponderEliminar