#Segundo


«Ninguém sai de onde tem paz»


Eles prometeram. E, como o prometido é devido, lançaram o segundo EP com mais quatro versões de quatro músicas portuguesas extraordinárias. Sétima Legião, The Gift, B Fachada e Pedro Abrunhosa foram os artistas escolhidos. O resultado? Ainda mais surpreendente do que aquilo que poderíamos estar à espera. Já devia saber de cor que os Aurora superam constantemente as nossas expectativas, mas é maravilhoso carregar no play e perceber que há sempre algo novo. Nunca percam este lado criativo que é tão vosso. E que vos distingue de todos os outros!

A Sete Mares carregará eternamente um misto de emoções. Se, por um lado, correspondeu à melhor prestação dos Aurora no Factor X, por outro, foi a canção com que se despediram do programa. Há um sentimento agridoce que se torna inevitável, mas que em nada compromete a dignidade com que a interpretaram. A pureza de cada palavra. A mensagem subliminar. É, para mim, uma das canções mais brilhantes do repertório nacional, por isso não escondo a felicidade que é ouvi-la nas suas vozes. Ter a oportunidade de a escutar ao vivo é ainda mais especial - e não sei contabilizar as lágrimas que não consigo controlar, porque há momentos que nos tocam de verdade. O cenário escolhido para o vídeo pode ser, aparentemente, óbvio, mas é de uma beleza deslumbrante. E a simplicidade e familiaridade com que o preenchem atribui-lhe ainda mais significado. Há uma fusão plena. E um crescimento notório desde a nona gala até aqui.

A Primavera tem uma letra maravilhosa. E é, também ela, uma das músicas que mais gosto de ouvir, por tudo aquilo que transmite. A versão que criaram para este EP será, incontornavelmente, a minha favorita. Uma sala tão cheia de vida de uma casa anónima, o som do piano, a ligação que se estreita sem haver necessidade de os olhares se cruzarem; o vídeo a preto e branco, cheio de um brilho tão próprio quanto fascinante; o contacto com a câmara que nos parece falar diretamente. Afiguram-se elementos distantes, que valem por si, mas que se complementam. E a magia que imana traduz a doçura de uma melodia que já sabemos de cor. E a janela aberta para o mundo espelha um conjunto de oportunidades que vão conquistando a pulso.

Não conhecia O Desamor, mas conquistou-me ao primeiro acorde. Uma escolha imprevisível, que corrobora o caráter inovador deste grupo cujo talento está à vista de todos. A história que esta letra nos conta tem direito a personagens fictícias e recria uma constante falsa esperança do ir sem partir. De nós. E a introspeção sistemática que nos obriga a fazer embalá-nos, ajusta-nos as expectativas, questiona-nos. O local escolhido para as filmagens é lindíssimo. E acompanha na perfeição esse lado utópico que tantas vezes caracteriza o amor. Uma guitarra e quatro vozes. E uma viagem imaginária que percorremos num só fôlego.

Para os braços da minha mãe é, talvez, a canção mais emotiva de todas, por ser uma realidade comum a muitos. Gravada num ambiente intimista, familiar, com o aconchego da lareira, pode muito bem simbolizar uma despedida ou o grito que liberta o sufoco de estar longe. Ninguém quer sair de "onde tem paz", deixar os seus para trás, mas a vida interceta o nosso caminho e, por vezes, leva-nos a fazer escolhas que nunca pensamos ser as nossas. Para um tema desta dimensão emocional o resultado só podia ser este, tal e qual como o apresentam. E é assim que encerram o segundo EP com chave de ouro!

Estas versões destacam-se pela criatividade, pela mistura de estilos, pela energia, pela verdade, pela roupagem visionária. Não consigo dizer se gostei mais deste EP ou do primeiro, mas isso só pode ser bom. E é! Só lamento não ter conseguido estar presente nos teatros para os escutar presencialmente e deixar-me cativar ainda mais. Mas é com um orgulho desmedido que sei que tiveram casa cheia em todos eles. Obrigada, não só por um dia terem decidido concorrer a um programa de televisão, ainda que em separado, mas também por continuarem a ser uma das razões pela qual serei uma eterna apaixonada pela música portuguesa. A nossa música. Obrigada por nunca perderem a vossa essência!






You Might Also Like

26 comentários

  1. Então fica atenta meu bem porque eu vou dando a conhecer tudinho :D

    Não conhecia e fiquei super fã não só das letras como também da melodia. Adoro!!!! É por isso que adoro andar nos blogs pela manhã. Encontram-se coisas que podem mesmo dar um novo encanto ao nosso dia :D

    NEW INSTAPLEASUR POST | January On insta
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas são fantásticos! Obrigada pela sugestão Andreia <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  3. Aí estão os Aurora, são magníficos gosto da sua musica.
    Um abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço muito da banda.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Bonito y musical post!!!
    Buen comienzo de semana!!! mi g+ para ti!!!:)))

    Besos, desde España, Marcela♥

    ResponderEliminar
  6. É uma delícia quando podemos ter em nossas coleções algo que curtimos muito.
    Obrigada pelo carinho com a Lojinha Poções de Arte .
    Abração e ótima semana.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não conheço a banda, mas as faixas são maravilhosas,sucesso para a banda,Andreia beijos.

    ResponderEliminar
  8. Não me lembro da Primavera nem Desamor, mas a primeira e a última, não precisam de apresentação.
    O Pedro Abrunhosa não tem grande voz (como ele próprio admite), mas faz músicas e poemas fora de série. E parece-me (parece-me, não sei se estou enganado) um ser humano fantástico. Às vezes isso vale mais (para mim), do que uma voz espetacular vinda de um caráter de caca. :)

    ResponderEliminar
  9. Amei a versão da música do Pedro Abrunhosa <3

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  10. r. A mala está dividida em dois :) mas tem um ponto negativo, não tem forro e por dentro a pele larga umas coisinhas laranja xD
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Olá Andreia, gostei da composição e da música dos Aurora.
    Parece que antes tínhamos mais acesso às músicas portuguesas, do que temos agora, agradeço pela qualidade do grupo que selecionastes.
    Tenha uma excelente semana, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar
  12. Andreia eles cantão de mais amei a postagem, tenha uma semana abençoada.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Novo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI

    ResponderEliminar
  13. Estranhei não ter havido referência a este EP #segundo.

    Confesso que acho que gosto ainda mais do que do #primeiro, que também já tinha adorado. As minhas preferidas são "Sete Mares" e "O Desamor".

    Tenho um pouco de pena que temas tão bem interpretados, quer vocalmente quer a nível instrumental, e ainda por cima acompanhados de vídeos tão bonitos, , bem pensados e estruturados (e claro protagonizados por 4 rapazes que são, diga-se a verdade, lindos), tenham apenas alguns milhares de visualizações, quando tanto lixo que por aí anda tenha milhões. Mas pronto, blogs como este podem ajudar a inverter a situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já queria ter feito esta publicação há mais tempo, mas por causa do mestrado acabei por ir adiando. Não foi esquecimento, mas preferi esperar mais um pouco, até porque eles merecem um texto que lhes faça justiça (tento, pelo menos).

      Apesar de não ter havido muito tempo de intervalo entre um e outro, nota-se a evolução e o arrojo nos vídeos, a atenção aos detalhes e, claro, a ligação entre as vozes que soa cada vez melhor! E isso é maravilhoso, porque passa o quanto eles estão empenhados em fazer deste sonho uma realidade e em construir um percurso de qualidade.

      Isso também me deixa triste, porque mereciam mais reconhecimento. Mas aos poucos vão consegui-lo! No que depender de mim, continuarei a partilhar o trabalho deles :)

      Muito obrigada pelo comentário, volta sempre que quiseres*

      Eliminar
  14. Adoro a música deles e fiquei-os a conhecer graças a ti :) Gracias hehe e um ótimo mês para ti :)

    ResponderEliminar
  15. Não conheço, talvez agora dê uma espreitadela!!

    beijo grande

    ResponderEliminar
  16. Já ouvi falar mas como não fazem muito o meu estilo não acompanhado, mas admiro a criatividade e os videos muito bons de qualidade :)
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  17. Que bons que são :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito deles e vou ouvir essas músicas com muito gosto! Só gostava de ver músicas somente deles mas, sei que essas coisas levam tempo :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  19. Acompanho os aurora desde que eles participaram no xfactor! Sou fã.
    Eram os meu candidatos a vencedores, achei que mereciam ganhar, pelo trabalho e pela qualidade enorme de material que todas as semanas apresentaram.
    Ouvi a primeira musica, do engate, da primeira semana até à exaustão. Acho que o meu youtube já abria automaticamente na pagina deles.
    Adorei o post! É bom saber que não sou a única que gosta dos Aurora!

    ResponderEliminar
  20. Ouvi todas e não me arrependi! Os Aurora são simplesmente fantásticos! Adoro-os!
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Já tinha ouvido uma ou outra música, mas não faz o meu estilo!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  22. Conheço praticamente todas estas músicas na sua forma original. Tenho que ouvir a versão dos Aurora :)

    ResponderEliminar