Dia mundial da música

By Andreia Morais - outubro 01, 2014


«A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia», Ludwig Beethoven 


A música faz parte das nossas vidas, por muito que até possa não ser diretamente. Há quem não seja apaixonado por esta arte e tem tanto direito a isso como todas as outras pessoas têm a não viver sem ela. Se forem como eu não há um dia que não liguem o rádio, ou outro aparelho qualquer, nem que seja para escutar a mesma música vezes sem conta. Costuma-se dizer que «um dia sem música é um dia perdido» e se há frases com as quais concordo essa é, seguramente, uma delas. Falta sempre alguma coisa. Há um vazio que se instala quando não deixamos que uma melodia, uma letra, uma voz nos invadam a alma e nos inspirem. É como se a meio de uma construção percebêssemos que há menos uma peça para completar o puzzle. 

Todos nós temos aquela música intocável. Aquele artista que admiramos antes de qualquer outro. As razões podem ser as mais distintas, mas a verdade é que somos mais parecidos do que aquilo que damos conta, porque ainda que o nome do músico/música se altere partilhamos o mesmo amor. O mesmo respeito. A mesma consideração. Só muda o alvo da nossa atenção, até porque o propósito continuará a ser demonstrar todo o nosso orgulho, garantido que caminharemos lado a lado e acompanharemos a sua evolução, e a carreira que temos a certeza de ser feita com passos sólidos e certeiros. 

Não sou a exceção à regra, por isso também eu tenho um artista e uma música intocáveis. Por coincidência, a segunda pertence ao primeiro. É, muito provavelmente, o maior responsável por toda a minha admiração a esta arte e por ser tão ligada a música portuguesa. E também por isso fico sempre de pé atrás quando alguém tenta fazer alguma versão das suas músicas. Não é difícil adivinhar quem é, até porque já falei dele aqui. O Pai do Rock português com a sua «Nunca me esqueci de ti» enchem-me o coração por inteiro. Posso ouvi-lo dias a fio que nunca me canso, é impossível. E esta música, para mim, será sempre das mais bonitas. Rui Veloso, como já o escrevi uma vez, é a banda sonora da minha vida.

Por mais versões que existam desta música, por defeito meu, nenhuma estará à altura. Talvez seja injusto dizer isto assim, até porque há quem o tenha feito de uma forma muito bonita, mas a «Nunca me esqueci de ti» é tão acima de qualquer outra que me é difícil reconhecer que alguém é capaz de chegar a tamanha perfeição. Garanto que não é má vontade, não é mesmo, de todo, apenas a exigência aumenta quando se trata de alguém que admiramos muito. Mas há dois artistas que tenho a certeza que ia gostar de ouvir a interpretá-la, por saber que respeitam o original como ninguém, por partilharem um enorme sentido musical, por toda a verdade com que cantam e por serem, também eles, referências, ainda que os seus caminhos estejam no início. São eles o Diogo Piçarra e os Aurora. Talvez um dia tenha esse privilégio, ainda não perdi a esperança. 

O dia de hoje é feito para relembrar todos aqueles que crescemos a ouvir. Para dar a conhecer todos aqueles que chegam de novo, mas que já conquistaram um lugar de destaque. É para celebrar o talento e ficarmos ainda mais rendidos à qualidade que tem vindo a aumentar. No dia mundial da música não podia esquecer quem mais me toca. Os artistas que sei que ficarão para lá do tempo, por serem para sempre uma parte daquilo que sou. E os eternos responsáveis por todos os dias gostar ainda mais de música. É por isso que tenho um desafio para vocês. 

Conseguem fazer um top cinco dos músicos e/ou músicas que mais gostam? Só cinco! Acham que são capazes? Não precisam de justificar, apenas partilhar os nomes. Eu já fiz o meu e podem vê-lo mais a baixo, deixem o vosso nos comentários, vou adorar descobrir.


O meu top 5:
1. Rui Veloso, Nunca me Esqueci de Ti;
2. Diogo Piçarra, Volta;
3. Aurora, Levou-te de Mim;
4. Ana Moura, O que foi que aconteceu;
5. Pedro Abrunhosa, Eu não sei quem te perdeu 

  • Share:

You Might Also Like

21 comentários

  1. Quanto mais te leio mais gosto de te ler. Vou levar o desafio para o meu blog e tambem tenho la um a proposito do dia de hoje ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu gostava de conseguir mas só me vêm à cabeça bandas estrangeiras, fora a Ana Moura e os Xutos ;)

    ResponderEliminar
  3. Adoro essa música do Pedro Abrunhosa!! Não vivo sem música!

    ResponderEliminar
  4. Que graça de texto! Afinal, o que seríamos nós sem as canções pra adoçar nossos ouvidos!? LINDO!

    beijo querida :*

    ResponderEliminar
  5. Conheço algumas músicas que partilhaste :)
    Gostei imenso do texto :)

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro música, não imagino um mundo sem música!

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva

    Beijos*

    ResponderEliminar
  7. a "nunca me esqueci de ti" também está no meu top, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  8. Que linda postagem a musica é tudo de bom amei
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  9. Venho aqui ouvir música,
    uma melodia quero escutar
    trago uma mão cheia de ternura
    para em troca lhe dar...

    Desejo-lhe uma boa noite e bons sonhos. um abraço.
    Eduardo

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente não sou capaz de escolher só 5. Não sou mesmo xD Sou muito de fases, vou mudando de banda para banda regularmente. Mas a música faz sempre parte da minha vida. É capaz de mudar a mood de uma pessoa, o que é fantástico!

    ResponderEliminar
  11. Sem problemas, Andreia! ;)

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  12. Não passo um dia sem ouvir música ^^
    Gosto imenso de várias músicas, acho que não consigo fazer um top 5 xDD

    ResponderEliminar
  13. A música faz muito bem a gente, belíssimo post sobre a música,Andreia seguindo o seu blog convido vc para conhecer o meu se gostar faça parte dele também, Andreia tem um sorteio da Avora Cosméticos participa beijos.
    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2014/09/sorteio-da-linha-avora-vive-amino-shock.html

    ResponderEliminar
  14. ;)

    Não sabia que era dia mundial da música!

    Ótima quarta, Andreia!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  15. Temos mais uma coisa em comum: todos os dias tenho que ouvir música, nem que sejam só cinco minutos. Agora ganhei o hábito de ligar o rádio à noite quando me vou deitar e sabe super bem :)

    Confesso que tenho muita, muita dificuldade em fazer um top. Tenho gostos tão distintos que não sou capaz de escolher. Sinto como se estivesse a escolher o meu filho "preferido". Mas vou tentar...

    Metallica - Nothing Else Matters (Esta é a banda/música da minha vida)
    Carlos Paião - Cinderela
    Boss AC - A carta que nunca te escrevi
    Muse - Resistance
    Apocalyptica ft. Cristina Scabbia - S.O.S.

    (Como vês, no meu top estão estilos completamente distintos!) ;)

    ResponderEliminar
  16. Adoro a paixão que tens pela música...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  17. Amo, amo, amo música!
    E não consigo fazer uma lista porque a música, tal como o meu estado depende dos dias, hoje faria uma lista e amanhã já seria outra.

    ResponderEliminar
  18. Que giro o texto. Afinal que seria a vida se não houvesse música!
    Bom top o teu, não fazem muito o meu género musical.
    beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Adoro este teu Top 5 ;) E um texto apaixonante, não vivemos mesmo sem música não é ? :P

    ResponderEliminar