Dia da criança


«Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser», Louis Pasteur 


Ser criança é ser tanto em tão pouco tempo. É ver o mundo no pedaço mais pequeno de chão. É cair e levantar. É brincar até cansar. É sorrir até doer as bochechas. É rir. Rir muito. Fazer disparates. Fazer a maior quantidade de perguntas em segundos - e sobre as coisas mais impensáveis. É dar asas à imaginação e viver numa bolha de felicidade. 

Ser criança é ser livre. É correr, saltar, brincar. É ter um brilho no olhar tão intenso que nos aconchega. É ser doce. É sonhar infinitamente. É abraçar sem pedir. É beijar a qualquer hora. É perdoar. É viver o presente, sem preocupações futuras e desnecessárias. 

O importante é esfolar os joelhos. Chegar a casa com a roupa coberta de terra e de lama. É jogar futebol na rua. É brincar às bonecas. É fazer corridas de carros. É pintar os dedos, as paredes, os sofás e tudo o que mais houver. É pegar numa folha branca e dar-lhe mil significados. É criar amigos imaginários. É cuidar. Deles e de nós. É ter dentro de si força, genuinidade, amizade, amor, humildade, confiança suficientes para nunca parar. Para crescer e tornar-se num grande homem ou numa grande mulher.    

São elas que nos ensinam a amar sem receios e sem filtros. A ser destemidos. A ver em tudo uma oportunidade. A ser felizes da forma mais verdadeira possível. São elas que nos mostram o quanto é bom viver. O quanto não nos devemos levar tão a sério. Como é bom sermos nós, sem máscaras. E que devemos preservar sempre a criança que fomos - que ia para o jardim brincar com minhocas e bichos de conta e achava a maior graça do mundo; que acordava cedo só para ver os desenhos animados; que nunca queria ir cedo para a cama; que achava que leite com cereais era a melhor comida do mundo; que corria atrás das borboletas;

Uma criança é como um pequeno tesouro, que guardamos com cuidado. É um sonho que nunca para de sonhar. É a vida em movimento. E a energia que nunca se esgota. Precisamos de ter resistência para as sabermos acompanhar. Mas, sobretudo, precisamos de nos colocar ao lado delas, pensar como elas, porque para a criança é tudo claro. É preto no branco, ainda que o seu mundo seja pintado de todas as cores. E a inteligência que têm, digna de pequenos génios, é surpreendente. Deixa-nos de queixo caído. E com esperança de que os adultos não as estraguem e as deixem ser livres o suficiente para não ligarem o complicómetro.    

Ser criança é ter o mundo na mão. Abraça-lo. E partir. Porque nesse coração hospedeiro e aventureiro, que só elas carregam com tanto amor, existirá sempre a convicção de que há mais um recanto para descobrir.

Feliz dia da criança! 


Os meus pais ofereceram-me um saquinho de gomas. Mais alguém recebeu prenda hoje? Contem-me tudo!

Comentários

  1. Gostei imenso do texto! Ser criança é isso mesmo que mencionaste. Tirando a parte de pintar as paredes e os sofás está tudo bem hahahha.
    A frase citada é bem verdade.
    Feliz dia da criança!

    Womens's Stuff

    ResponderEliminar
  2. Ser criança é sermos tudo o que quisermos, porque vivemos numa doce ilusão.

    ResponderEliminar
  3. A fase mais bela da Vida onde são todos questionadores e filósofos in-potencial.
    Para se ter adultos equilibrados e sadios é necessários cuidarmos da infância dos nossos pequenos.
    Um show de texto!

    ResponderEliminar
  4. Ser criança é ver a vida de forma colorida e ter o mundo aos pés. Adorei as fotos, eras uma menina adorável e super fofinha. Feliz dia querida

    ResponderEliminar
  5. Que texto lindo!
    Apaixonei-me mesmo!
    Feliz dia da criança!

    ResponderEliminar
  6. E tu sabes ser criança e foste-o, tenho a certeza.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Deixas-me sempre sem palavras, és incrível! :)

    Faz isso, princesa! ;)

    ResponderEliminar
  8. Olha quem fala :D

    Fizeste muito bem :DD

    ResponderEliminar
  9. Bonito post!! Los niños son maravillosos :)

    Y bonita foto ;)

    Besos
    SHOPPING STYLE

    ResponderEliminar
  10. Amiga que belo texto amei tenha uma semana abençoada
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  11. Ser criança é ser tudo :) Eu recebi um gancho super lindo :)

    ResponderEliminar
  12. Por acaso não recebi, mas já devo ter ultrapassado a idade. xD Irei sempre ficar de cabeça erguida, por mais quedas que dê apenas usarei as palavras para aliviar a dor interior.

    ResponderEliminar
  13. Adoro a tua foto que querida ;)
    Opah adorava pintar as paredes :D adorei o texto.
    beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. ser criança é não ter preocupações. E querer ser algo diferente todos os dias. O que eu não dava para voltar a esses dias em que a minha única preocupação era se brincava com barbies ou com nenucos... xD

    ResponderEliminar
  15. Ser criança é mesmo isso, que foto castiça :)

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar

Enviar um comentário