O que fala ao coração #11

By Andreia Morais - maio 26, 2014


«A minha ideia é que há música no ar, há música à nossa volta, o mundo está cheio de música e cada um tira para si simplesmente aquela de que precisa», Edward Elgar


Não passo um dia sem ouvir música. A escolha desta semana é uma descoberta recente. Bem recente. Mas que já me conquistou por completo. Na passada terça-feira, enquanto via o 5 para a meia noite, ouvi pela primeira vez um grupo que se apresenta pelo nome de «Pensão Flor». Cativou-me a originalidade. E deixei-me ficar em frente ao televisor, expectante, ansiosa por saber mais, desejosa que me arrebatassem. É sempre assim que espero sentir-me no final de uma atuação, sobretudo quando é a primeira. Gosto que me conquistem, quando menos estou à espera, com um talento de nos deixar de queixo caído e a querer ouvir mais. Não foi preciso chegar ao final da música «Na volta de um beijo» para perceber que estava rendida. Fiquei mal ouvi as primeiras palavras. Quando fechei os olhos para sentir a voz melodiosa e cheia de tanto brilho. Quando dei por mim a cantarolar a letra que ainda não conhecia, mas que já parecia saber de cor. Quando acabou e senti que queria voltar ao início só para escutar mais um pouco.

Confesso, o nome deixou-me logo curiosa. A perspetivar um projeto original e carregado de criatividade. Não me enganei. E a juntar a tudo isso temos o talento que é inegável. A harmonia na voz conjugada com o som inconfundível da guitarra portuguesa é de uma beleza ímpar, que nos faz sonhar e nos transporta para um mundo novo. À parte. Tão cheio de tanta coisa difícil de descrever, mas agradável de se sentir. Talvez seja pela diferença. E pelas diversas influências que se encontram no álbum «O caso da Pensão Flor». Uma música será sempre pouco para conhecermos o trabalho de um artista, por isso tinha que descobrir mais sobre este grupo tão inovador, mas que nos transmite um enorme sentido de união, como se estivessem a cantar e a tocar sozinhos, só para eles, mas sem se esquecerem de quem os ouve. 

Vamos entrar na pensão?

«Há um cheiro no ar. E ao longe um pregão a cruzar-se com o som de um navio que se despede da barra do porto. 
A tarde escurece e a viagem deve ser grande. Olho o mar. Um dia também eu hei-de partir. Sabe-se lá por quê, ou por quem. Sabe-se lá para onde. 
As horas passam. Perco-lhes a conta. E a noite fez-se fria. Mão no bolso, gola levantada, mais um cigarro, rua fora. A cidade não dorme e eu gosto de caminhar embalado por ela. Às vezes tenho vontade de ir embora. Buscar outros lugares, outros amores. Mas gosto de viver aqui. Talvez um dia assente e compre uma casa. Não sei. Nunca sei bem o que quero. 
Volto à Pensão. A porta continua perra. "Chegou correio para mim?". Subo as escadas, entro no quarto. Dispo o casaco e pego na guitarra. Oiço os teus passos no corredor. Diria que abrandaste. Gosto da tua incerteza» (Manuel Portugal).

«Façam favor, podem pousar as malas, vou só precisar de uma identificação. Não podemos facilitar, nunca facilitar. Como daquela vez... parecia tão mulher... e afinal... queiram desculpar, são histórias... são histórias...
O elevador nem sempre funciona, deve ser do frio, ou da idade, nem eu às vezes... funciono. As paredes deixam passar os gritos, mas não as vozes. As janelas não abrem desde o dia... desde um dia triste.
Sejam bem-vindos à Pensão Flor, meus senhores, onde é noite todas as noites.

A Pensão. Ninguém sabe onde fica. Talvez na baixa de uma cidade portuária num lugar imaginário que a música vai tornando real. São doze quartos, doze histórias, doze canções. No corredor há portas que se abrem para o Fado, a morna, o tango... E em cada quarto janelas viradas para a rua... Ao longe o mar... alma de um povo mestiço, castiço, numa noite de arraial. Guitarra portuguesa ou talvez não.
A luz negra de um palco e a magia de uma tela de cinema criam o espaço comum a 7 músicos que aqui partilham emoções, paixões, amores possíveis e impossíveis. Bem-vindos à... Pensão Flor»

Curiosos? Descubram ao pormenor quem são os Pensão Flor aqui. E não deixem de acompanhar o seu percurso aqui e aqui. A meu ver, é daqueles projetos que vale a pena conhecer e nunca mais perder de vista. Nem do coração.




O que vos parece? Alugamos um quarto na Pensão e ficamos por tempo indeterminado? 

  • Share:

You Might Also Like

15 comentários

  1. Ás vezes vejo este programa de televisão! Não conhecia este grupo. :)

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia... Boa partilha, mais uma vez :)

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia. Sabes, fico a conhecer muito mais coisas quando leio o teu blog. Sinto me mais informada.
    Obrigada pela possibilidade

    ResponderEliminar
  4. Por mim alugamos o quarto na pensão ahaha eu acho que já conhecia a música pelo menos não me foi estranha e gosto! Para quando a estadia?

    ResponderEliminar
  5. é mesmo, os nervos são o que estragam tudo.

    espero que adores, vou-me esforçar para ser uma boa história :$
    acho que me vai fazer bem, expairecer :)

    ResponderEliminar
  6. Amiga realmente musica maravilhosa vale apenas escultar.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, são muito bons! E em português... do melhor!

    ResponderEliminar
  8. Precisava que fosse uma pousada no meio do campo com um rio para ir dar uns mergulhos, era mesmo o que precisava agora

    ResponderEliminar
  9. Um projeto bem interessante.

    Obrigado por mo dares a conhecer.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Só conhecia uma música deles e sinceramente não sabia o nome da banda. Continua com este espacinho musical que partilhas boas dicas =).
    Não sei se conheces...e não é musica portuguesa...mas espreita Woodkid a "Iron" ou "I love you"...acho que vais gostar

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia o grupo nem o seu projecto :)

    r: mesmo muitas das vezes a distância dos eventos é que é mau.
    beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Hi dear,
    Amazing song :) really beautiful!
    I just found your blog and it's great, follow you right now, hope you can follow me back :)
    xx
    http://2minutosblog.blogspot.com

    ResponderEliminar